Perspectiva etnoentomológica tariana
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9360 |
Resumo: | Esta dissertação aborda saberes tradicionais dos Tariana sobre os insetos, principalmente os concernentes a significados ecológicos, culturais e míticos. Assim como acontece com outros povos do Alto Rio Negro, entre os Tariana os conhecimentos tradicionais também são transmitidos oralmente de geração a geração. Como a língua Tariana está ameaçada de desaparecer, existe o risco de seu acervo cultural também se perder. Esta compilação dos saberes etnoentomológicos dos Tariana vem suprir parte dessa demanda. Os Tariana classificam os insetos, e outros invertebrados, como omanakã – os pequenos animais. São descritas as relações dos insetos com as atividades cotidianas da etnia, se são úteis ou prejudiciais, sua utilização como alimento, os usos terapêuticos, como são abordados em aspectos sobrenaturais (no campo dos poderes mágicos e/ou maléficos), a quais demiurgos estão associados, os usos culturais (danças e rituais). A exposição desses saberes fortalece culturalmente a etnia Tariana, acrescentando mais informações ao extenso mosaico de conhecimentos já disponíveis sobre os povos rionegrinos. O trabalho aborda, ainda, os Tariana como grupo étnico, história de assimilação da língua e difusão dos conhecimentos dos povos do Alto Rio Negro; descreve-se a variedade dos conhecimentos ecológicos e comportamentais utilizados como parâmetros das categorias que formam a etnoclassificação; expõe-se de que forma esses animais são importantes na culinária, nos benzimentos de modo geral, como indicadores ecológicos (tempo e estações) e como os insetos estão representados nos mitos tarianos; relata-se como os insetos são abordados nas práticas de benzimentos, sobretudo os direcionados para prevenção e proteção; também são descritos mitos que incluem os insetos como norteadores de comportamentos do cotidiano dos Tariana. O texto enfatiza que o papel dos omanakã como agenciadores nos benzimento tem por base os saberes tradicionais, a etnotaxonomia e a ecologia dos insetos; essa aplicação não é apoiada somente na mitologia, mas também advém do saber taxonômico e dos aspectos comportamentais depreendidos dos conhecimentos ecológicos e toxicológicos. A pesquisa desenvolvida é de natureza eminentemente antropológica, mas visa unificar o diálogo entre Etnobiologia, Antropologia e culturas indígenas, conforme indicam os resultados obtidos. Além das características místicas, os Tariana também são grandes conhecedores empíricos da Biologia e Ecologia dos animais, cenário que fica evidente quando se constata que o uso de insetos nos benzimentos baseia-se em aspectos dos campos da Antropologia e da etnobiologia. Os fatores relacionados com a Biologia muitas vezes não são abrangidos em trabalhos antropológicos, cujas análises visam mais o abstrato e o simbólico. Dessa forma, o trabalho expõe como as questões místicas do conhecimento tariana estão intimamente ligadas com temas biológicos e ecológicos, ou seja, duas visões de mundo que se complementam. O texto ressalta, ainda, como os benzimentos e rituais de passagem, por exemplo, não podem ser dissociados da etnoclassificação, aspecto concreto da utilização das propriedades biológicas – como os saberes a respeito do agenciamento decorrente de venenos e da agressividade. Dessa forma, constata-se a importância de ter em conta os saberes tradicionais como fonte geradora de conhecimentos científicos, abrindo um diálogo livre e aberto entre o conhecimento empírico indígena e a qualificação acadêmica do biólogo e a formação humanista do antropólogo. |
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Perspectiva etnoentomológica tarianaTariana ethnoentomological perspectiveEtnobiologia - AmazonasÍndios TariánaCIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ETNOLOGIA INDIGENAEtnobiologiaAlto Rio NegroInsetosBenzimentosSemióticaEsta dissertação aborda saberes tradicionais dos Tariana sobre os insetos, principalmente os concernentes a significados ecológicos, culturais e míticos. Assim como acontece com outros povos do Alto Rio Negro, entre os Tariana os conhecimentos tradicionais também são transmitidos oralmente de geração a geração. Como a língua Tariana está ameaçada de desaparecer, existe o risco de seu acervo cultural também se perder. Esta compilação dos saberes etnoentomológicos dos Tariana vem suprir parte dessa demanda. Os Tariana classificam os insetos, e outros invertebrados, como omanakã – os pequenos animais. São descritas as relações dos insetos com as atividades cotidianas da etnia, se são úteis ou prejudiciais, sua utilização como alimento, os usos terapêuticos, como são abordados em aspectos sobrenaturais (no campo dos poderes mágicos e/ou maléficos), a quais demiurgos estão associados, os usos culturais (danças e rituais). A exposição desses saberes fortalece culturalmente a etnia Tariana, acrescentando mais informações ao extenso mosaico de conhecimentos já disponíveis sobre os povos rionegrinos. O trabalho aborda, ainda, os Tariana como grupo étnico, história de assimilação da língua e difusão dos conhecimentos dos povos do Alto Rio Negro; descreve-se a variedade dos conhecimentos ecológicos e comportamentais utilizados como parâmetros das categorias que formam a etnoclassificação; expõe-se de que forma esses animais são importantes na culinária, nos benzimentos de modo geral, como indicadores ecológicos (tempo e estações) e como os insetos estão representados nos mitos tarianos; relata-se como os insetos são abordados nas práticas de benzimentos, sobretudo os direcionados para prevenção e proteção; também são descritos mitos que incluem os insetos como norteadores de comportamentos do cotidiano dos Tariana. O texto enfatiza que o papel dos omanakã como agenciadores nos benzimento tem por base os saberes tradicionais, a etnotaxonomia e a ecologia dos insetos; essa aplicação não é apoiada somente na mitologia, mas também advém do saber taxonômico e dos aspectos comportamentais depreendidos dos conhecimentos ecológicos e toxicológicos. A pesquisa desenvolvida é de natureza eminentemente antropológica, mas visa unificar o diálogo entre Etnobiologia, Antropologia e culturas indígenas, conforme indicam os resultados obtidos. Além das características místicas, os Tariana também são grandes conhecedores empíricos da Biologia e Ecologia dos animais, cenário que fica evidente quando se constata que o uso de insetos nos benzimentos baseia-se em aspectos dos campos da Antropologia e da etnobiologia. Os fatores relacionados com a Biologia muitas vezes não são abrangidos em trabalhos antropológicos, cujas análises visam mais o abstrato e o simbólico. Dessa forma, o trabalho expõe como as questões místicas do conhecimento tariana estão intimamente ligadas com temas biológicos e ecológicos, ou seja, duas visões de mundo que se complementam. O texto ressalta, ainda, como os benzimentos e rituais de passagem, por exemplo, não podem ser dissociados da etnoclassificação, aspecto concreto da utilização das propriedades biológicas – como os saberes a respeito do agenciamento decorrente de venenos e da agressividade. Dessa forma, constata-se a importância de ter em conta os saberes tradicionais como fonte geradora de conhecimentos científicos, abrindo um diálogo livre e aberto entre o conhecimento empírico indígena e a qualificação acadêmica do biólogo e a formação humanista do antropólogo.This dissertation addresses traditional knowledge of the Tariana about insects, especially those concerning ecological, cultural and mythical meanings. As with other peoples of the Upper Rio Negro, among the Tariana traditional knowledge is also transmitted orally from generation to generation. As the Tariana language is threatened with disappearing, there is a risk that its cultural heritage will also be lost. This compilation of the ethnoentomological knowledge of the Tariana meets part of this demand. The Tariana classify insects and other invertebrates as omanakã – small animals. The relationships of insects with the daily activities of the ethnic group are described, whether they are useful or harmful, their use as food, therapeutic uses, as they are approached in supernatural aspects (in the field of magical and/or malefic powers), to which demiurges are associated, the cultural uses (dances and rituals). The exposure of this knowledge culturally strengthens the Tariana ethnicity, adding more information to the extensive mosaic of knowledge already available about the peoples of Rio Negro. The work also addresses the Tariana as an ethnic group, the history of language assimilation and the dissemination of knowledge of the peoples of the Upper Rio Negro; the variety of ecological and behavioral knowledge used as parameters of the categories that form the ethnoclassification is described; it exposes how these animals are important in cooking, in blessings in general, as ecological indicators (time and seasons) and how insects are represented in Tarian myths; it is reported how insects are addressed in blessing practices, especially those aimed at prevention and protection; myths are also described that include insects as guides to the Tariana's daily behavior. The text emphasizes that the role of the omanakã as agents in the blessings is based on traditional knowledge, ethnotaxonomy and the ecology of insects; this application is not only supported by mythology, but also comes from taxonomic knowledge and behavioral aspects derived from ecological and toxicological knowledge. The research developed is of an eminently anthropological nature, but aims to unify the dialogue between Ethnobiology, Anthropology and indigenous cultures, as indicated by the results obtained. In addition to the mystical characteristics, the Tariana are also great empirical experts in the Biology and Ecology of animals, a scenario that is evident when it is verified that the use of insects in blessings is based on aspects of the fields of Anthropology and Ethnobiology. Factors related to Biology are often not covered in anthropological works, whose analyzes focus more on the abstract and the symbolic. In this way, the work exposes how the mystical issues of Tarian knowledge are closely linked with biological and ecological themes, that is, two worldviews that complement each other. The text also highlights how blessings and rites of passage, for example, cannot be dissociated from ethnoclassification, a concrete aspect of the use of biological properties – such as knowledge about the agency resulting from poisons and aggression. In this way, the importance of taking into account traditional knowledge as a source of scientific knowledge is evident, opening a free and open dialogue between indigenous empirical knowledge and the academic qualification of the biologist and the humanist training of the anthropologist.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO procedimento é relativamente simples e intuitivo. Não encontrei dificuldades.Pesquisadores que analisam com olhos acadêmicos os saberes das populações tradicionais acabam gerando novos conhecimentos científicos; para tanto, devem estar atentos às descrições feitas pelos locais sobre aspectos físicos, comportamentais e ambientais dos diversos elementos da natureza – e prestar mais atenção, ainda, às narrativas que envolvem as esferas extranaturais. Dentro dessa ótica, devo destacar, como bióloga e como indígena, o quão importante é a capacidade de se reconhecer as pistas metafísicas que conduzirão a novas descobertas no mundo natural. Acredito ser fundamental complementar o aprendizado obtido no ambiente acadêmico com os saberes depreendidos daqueles que vivem imersos cotidianamente no ambiente que é estudado nos livros. O contato com tais saberes é essencial para que o biólogo possa captar a essência do mundo natural.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Antropologia SocialShepard Junior, Glenn Harveyhttp://lattes.cnpq.br/6374563794926122Shepard Junior, Glenn HarveyCosta Neto, Eraldo MedeirosBruno, Ana Carla dos SantosGouveia, Jonilda Hauwerhttp://lattes.cnpq.br/26209537123637842023-05-29T18:05:55Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOUVEIA, Jonilda Hauwer. Perspectiva etnoentomológica tariana. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9360porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-05-30T05:04:18Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-05-30T05:04:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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