Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6026 |
Resumo: | O Processo de Ensino e Aprendizagem da Física no Ensino Médio brasileiro tem sofrido mudanças radicais nos últimos anos, isso porque a crescente procura por um processo construtivista, em que haja uma interação significante entre professor, aluno e situação de aprendizado, tem superado o trabalho docente embasado em paradigmas tradicionais. Embora o método tradicional ainda predomine, o avanço para a melhora do sistema de ensino e aprendizagem caminha sob novas metodologias e inovações pedagógicas. O tradicionalismo no sistema educativo ainda impõe o despreparo docente diante de mudanças significativas na forma de ensinar e avaliar a aprendizagem dos alunos a partir do significado real dos conceitos científicos a serem construídos. É nesse contexto, na busca de uma forma eficaz de construção dos conhecimentos científicos, que este trabalho vem apresentar uma abordagem fundamentada nas Questões Sociocientíficas (QSCs), através de uma sequência de atividades envolvendo filmes didáticos, debates, experimentos e exercícios problematizados com o objetivo de ampliar os campos conceituais dos estudantes, de forma significativa, sobre os conceitos gerais da Física do Ensino Médio e de corroborar na formação cidadã dos discentes, praticando o acréscimo de valores sociocientificos. A pesquisa qualitativa contou com as técnicas de coletas áudio-visual, escrita e a observação sistemática, revelando a importância das QSCs no aprendizado da Física do Ensino Médio, no tocante alguns aspectos conceituais e simbólicos. Para auxiliar na justificativa do uso destas abordagens de melhoria do ensino e potencialização do aprendizado sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e outros construtivistas, vêm demonstrar como tais abordagens podem contribuir para o desenvolvimento de um processo ativo para a formação de conceitos científicos nos alunos do Ensino Médio. |
id |
UFAM_09a7e211c34b0a7ea532c437acc75f14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6026 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino MédioQuestões SociocientíficasEnsino e Aprendizagem - FísicaCIENCIAS EXATAS E DA TERRAO Processo de Ensino e Aprendizagem da Física no Ensino Médio brasileiro tem sofrido mudanças radicais nos últimos anos, isso porque a crescente procura por um processo construtivista, em que haja uma interação significante entre professor, aluno e situação de aprendizado, tem superado o trabalho docente embasado em paradigmas tradicionais. Embora o método tradicional ainda predomine, o avanço para a melhora do sistema de ensino e aprendizagem caminha sob novas metodologias e inovações pedagógicas. O tradicionalismo no sistema educativo ainda impõe o despreparo docente diante de mudanças significativas na forma de ensinar e avaliar a aprendizagem dos alunos a partir do significado real dos conceitos científicos a serem construídos. É nesse contexto, na busca de uma forma eficaz de construção dos conhecimentos científicos, que este trabalho vem apresentar uma abordagem fundamentada nas Questões Sociocientíficas (QSCs), através de uma sequência de atividades envolvendo filmes didáticos, debates, experimentos e exercícios problematizados com o objetivo de ampliar os campos conceituais dos estudantes, de forma significativa, sobre os conceitos gerais da Física do Ensino Médio e de corroborar na formação cidadã dos discentes, praticando o acréscimo de valores sociocientificos. A pesquisa qualitativa contou com as técnicas de coletas áudio-visual, escrita e a observação sistemática, revelando a importância das QSCs no aprendizado da Física do Ensino Médio, no tocante alguns aspectos conceituais e simbólicos. Para auxiliar na justificativa do uso destas abordagens de melhoria do ensino e potencialização do aprendizado sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e outros construtivistas, vêm demonstrar como tais abordagens podem contribuir para o desenvolvimento de um processo ativo para a formação de conceitos científicos nos alunos do Ensino Médio.The Physic’s Teaching and Learning process in Brazilian High School has suffered radical changes in the last years, for the reason that the search for a constructivist process, which has a significant interaction among teacher, student and learning situation, has surpassed the teaching work based on traditional paradigms. Although traditional method still predominates, the advancement to improve the teaching and learning system walks under news methodologies and pedagogical innovations. The traditionalism in the educational system still imposes teacher unpreparedness in the face of significant changes on how to teach and evaluate students' learning from the real meaning of scientific concepts to be constructed. It is in this context, on the search for an effective way of constructing scientific knowledge, that this work presents an approach based on Socio-Scientific Questions (SSQs) through a series of activities involving didactic films, debates, experiments and problematized exercises with the objective of broadening the students 'conceptual fields, in a significant way, on the general concepts of High School Physics and corroborating in the citizens' formation of the students, practicing the increase of sociocientificos values. The qualitative research counted on the techniques of audio-visual, writing and systematic observation, revealing the importance of QSCs in the learning of High School Physics, regarding some conceptual and symbolic aspects. To assist in justifying the use of these approaches to improve teaching and learning potential in the light of Vergnaud's Conceptual Field Theory and other constructivists, they demonstrate how such approaches can contribute to the development of an active process for the formation of scientific concepts in high school students.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaNicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Silva, Alberdan Eupídio Magalhães dasem lattes 21/11/172017-11-21T15:34:09Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Alberdan Eupídio Magalhães da. Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-02-09T18:21:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-02-09T18:21:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio |
title |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio |
spellingShingle |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio Silva, Alberdan Eupídio Magalhães da Questões Sociocientíficas Ensino e Aprendizagem - Física CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio |
title_full |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio |
title_fullStr |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio |
title_sort |
Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio |
author |
Silva, Alberdan Eupídio Magalhães da |
author_facet |
Silva, Alberdan Eupídio Magalhães da sem lattes 21/11/17 |
author_role |
author |
author2 |
sem lattes 21/11/17 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nicot, Yuri Expósito http://lattes.cnpq.br/8007807447496552 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alberdan Eupídio Magalhães da sem lattes 21/11/17 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões Sociocientíficas Ensino e Aprendizagem - Física CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
Questões Sociocientíficas Ensino e Aprendizagem - Física CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O Processo de Ensino e Aprendizagem da Física no Ensino Médio brasileiro tem sofrido mudanças radicais nos últimos anos, isso porque a crescente procura por um processo construtivista, em que haja uma interação significante entre professor, aluno e situação de aprendizado, tem superado o trabalho docente embasado em paradigmas tradicionais. Embora o método tradicional ainda predomine, o avanço para a melhora do sistema de ensino e aprendizagem caminha sob novas metodologias e inovações pedagógicas. O tradicionalismo no sistema educativo ainda impõe o despreparo docente diante de mudanças significativas na forma de ensinar e avaliar a aprendizagem dos alunos a partir do significado real dos conceitos científicos a serem construídos. É nesse contexto, na busca de uma forma eficaz de construção dos conhecimentos científicos, que este trabalho vem apresentar uma abordagem fundamentada nas Questões Sociocientíficas (QSCs), através de uma sequência de atividades envolvendo filmes didáticos, debates, experimentos e exercícios problematizados com o objetivo de ampliar os campos conceituais dos estudantes, de forma significativa, sobre os conceitos gerais da Física do Ensino Médio e de corroborar na formação cidadã dos discentes, praticando o acréscimo de valores sociocientificos. A pesquisa qualitativa contou com as técnicas de coletas áudio-visual, escrita e a observação sistemática, revelando a importância das QSCs no aprendizado da Física do Ensino Médio, no tocante alguns aspectos conceituais e simbólicos. Para auxiliar na justificativa do uso destas abordagens de melhoria do ensino e potencialização do aprendizado sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e outros construtivistas, vêm demonstrar como tais abordagens podem contribuir para o desenvolvimento de um processo ativo para a formação de conceitos científicos nos alunos do Ensino Médio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-21T15:34:09Z 2017-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Alberdan Eupídio Magalhães da. Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6026 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alberdan Eupídio Magalhães da. Implementação das Questões Sociocientíficas (QSCs) no processo de ensino e aprendizagem da física no Ensino Médio. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1800234111007195136 |