O PNAIC e a formação continuada de professoras alfabetizadoras: uma realidade no município de Humaitá - Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinente, Neila Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3578013683951320
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7729
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no contexto da formação continuada de professoras alfabetizadoras, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas. Neste trabalho buscamos investigar o seguinte problema científico: De que forma o PNAIC poderá contribuir para a formação continuada de professoras alfabetizadoras diante do contexto da performatividade docente? Este problema alerta para a complexidade da profissão docente em que o professor é cobrado, vigiado e, na maioria das vezes, não tem tempo suficiente para se dedicar às reais necessidades de aprendizagem dos estudantes. O objetivo desta investigação foi compreender os contextos de produção das políticas formativas desenvolvidas pelo PNAIC, para professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Humaitá/Amazonas, no período de 2018 a 2019. O que significou a opção pelo referencial teórico e metodológico assentado no ciclo de políticas, construído por meio de pesquisa documental e de campo, com a utilização da observação participativa e a entrevista semiestruturada realizada com dez (10) participantes. A partir da análise dos achados, com base no ciclo de políticas, podemos concluir que o processo formativo via PNAIC se desenvolveu perante muitos entraves e dificuldades, havendo contratempos que foram desde a falta de locais disponíveis até a falta de tempo e material em quantidade adequada para realizar as atividades propostas; além da evasão/ausência de profissionais da educação no curso, em particular, os que eram concursados e atuavam na zona urbana. Neste processo, identificamos que as professoras alfabetizadoras vivenciaram muitos desafios e limitações relacionados ao trabalho com jogos e sequências didáticas devido à falta de recursos e materiais didáticos, que são escassos nas escolas/comunidades e não são disponibilizados em quantidade necessária pela Secretaria Municipal de Educação, assim como, a falta de apoio institucional às professoras. Dessa forma, foi possível verificar que as professoras alfabetizadoras articularam os diferentes conhecimentos e saberes desenvolvidos na formação, em cada espaço e contextos escolares, uma vez que nem sempre é possível contemplar todos os conteúdos e jogos produzidos no PNAIC em contexto escolar, pois há cobranças em relação aos conteúdos escolares, às provas, a prazos e outras demandas, o que acaba sobrecarregando as professoras com o excesso de burocratização e várias atividades que impactam sua vida por meio da performatividade. Palavras-chave: PNAIC. Políticas de Formação. Formação continuada de Professoras. Ciclo de Políticas.
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Este problema alerta para a complexidade da profissão docente em que o professor é cobrado, vigiado e, na maioria das vezes, não tem tempo suficiente para se dedicar às reais necessidades de aprendizagem dos estudantes. O objetivo desta investigação foi compreender os contextos de produção das políticas formativas desenvolvidas pelo PNAIC, para professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Humaitá/Amazonas, no período de 2018 a 2019. O que significou a opção pelo referencial teórico e metodológico assentado no ciclo de políticas, construído por meio de pesquisa documental e de campo, com a utilização da observação participativa e a entrevista semiestruturada realizada com dez (10) participantes. A partir da análise dos achados, com base no ciclo de políticas, podemos concluir que o processo formativo via PNAIC se desenvolveu perante muitos entraves e dificuldades, havendo contratempos que foram desde a falta de locais disponíveis até a falta de tempo e material em quantidade adequada para realizar as atividades propostas; além da evasão/ausência de profissionais da educação no curso, em particular, os que eram concursados e atuavam na zona urbana. Neste processo, identificamos que as professoras alfabetizadoras vivenciaram muitos desafios e limitações relacionados ao trabalho com jogos e sequências didáticas devido à falta de recursos e materiais didáticos, que são escassos nas escolas/comunidades e não são disponibilizados em quantidade necessária pela Secretaria Municipal de Educação, assim como, a falta de apoio institucional às professoras. Dessa forma, foi possível verificar que as professoras alfabetizadoras articularam os diferentes conhecimentos e saberes desenvolvidos na formação, em cada espaço e contextos escolares, uma vez que nem sempre é possível contemplar todos os conteúdos e jogos produzidos no PNAIC em contexto escolar, pois há cobranças em relação aos conteúdos escolares, às provas, a prazos e outras demandas, o que acaba sobrecarregando as professoras com o excesso de burocratização e várias atividades que impactam sua vida por meio da performatividade. Palavras-chave: PNAIC. Políticas de Formação. Formação continuada de Professoras. Ciclo de Políticas.This research had the objective of studying the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) in the context of the continuing education of literacy teachers, developed in the Post-Graduation Program in Science and Humanities Teaching of the Institute of Education, Agriculture and Environment, from the Federal University of Amazonas. In this work, we sought to investigate the following scientific problem: How can PNAIC contribute to the continuing education of literacy teachers in the context of teachers’ performance? This problem advises of the complexity of the teaching profession in which the teacher is charged, supervised and, in most cases, does not have enough time to dedicate him/herself to the real learning needs of the students. The objective of this investigation was to understand the production contexts of the training policies developed by PNAIC, for literacy teachers in the municipal education system of Humaitá / Amazonas, in the period from 2018 to 2019, which meant the option for the theoretical and methodological framework based on the cycle of policies built through documentary and field research, with the use of participatory observation and semi-structured interviews with ten participants. From the analysis of the findings, based on the policy cycle, we can conclude that the training process through PNAIC has developed many obstacles and difficulties, with setbacks ranging from the lack of available places to the lack of time and material in adequate quantity to carry out the proposed activities; in addition to the evasion / absence of education professionals in the course, in particular, those who were open to tender and worked in the urban area. In this process, we identified that literacy teachers experienced many challenges and limitations related to working with games and didactic sequences due to the lack of resources and teaching materials, which are scarce in schools / communities and are not available in the necessary quantity by the Municipal Department of Education, as well as the lack of institutional support for teachers. Thus, it was possible to verify that the literacy teachers articulated the different knowledge and knowledge developed in the training, in each space and school contexts, since it is not always possible to contemplate all the contents and games produced in the PNAIC in the school context, as there are charges in relation to school content, tests, deadlines and other demands, which ends up overloading teachers with excessive bureaucratization and various activities that impact their lives through performance. Keywords: PNAIC. Teacher Formation Policies. Continuing Education. Policy cycles.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAMNão obtive dificuldades em usar a plataforma.Trabalho de cunho científico em que visa colaborar com elementos pertinentes e necessários para a reflexão das políticas de formação continuada desenvolvidas em diferentes contextos, em particular, no amazônico.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesBatista, Eliane Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482Silva, Vera Lúcia Reis dahttp://lattes.cnpq.br/5466609811849753Ferst, Enia Mariahttp://lattes.cnpq.br/9440327013420265Vinente, Neila Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/35780136839513202020-03-16T23:04:47Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVINENTE, Neila Gonçalves. O PNAIC e a formação continuada de professoras alfabetizadoras: uma realidade no município de Humaitá - Amazonas. 2019.128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-03-29T15:43:18Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-03-29T15:43:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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