Formação continuada de professores alfabetizadores: análise da contribuição do PNAIC no Município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Alexsandra Aparecida Silva do Prado de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15545
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação continuada de professores alfabetizadores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. O PNAIC, como política pública de educação, apresenta-se como resposta a uma demanda da sociedade com o fito de garantir a alfabetização de crianças até o final do terceiro ano do ensino fundamental, especialmente no tocante a alunos oriundos das classes populares. Neste trabalho, jogamos o foco na contribuição do PNAIC para a formação continuada de professores, anunciada como eixo central do Programa, tomando como referência empírica a experiência de sua implementação em escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa parte dos seguintes objetivos específicos: a) analisar os aspectos que compõem o PNAIC como política educacional e seus desdobramentos; b) investigar as ações, metodologias, materiais e conteúdos presentes na formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC; c) examinar a efetividade da formação continuada para professores que atuam no ciclo de alfabetização; d) desvelar as possíveis aplicações, pelo professor alfabetizador, do conteúdo abordado na formação continuada promovida pelo PNAIC em seu fazer docente. A presente dissertação articula-se a uma discussão teórica sobre formação e prática docente, que coloca em evidência categorias como dialogicidade, reflexividade, identidade profissional, socialização profissional, engajamento profissional e colaboração profissional. Como referenciais teóricos principais, destacamos as contribuições de António Nóvoa e Bernadete Gatti para a compreensão do processo de construção, a partir da década de 1990, de um novo perfil profissional do professor; Stephen Ball e Jefferson Mainardes para a interlocução sobre os processos de formulação de políticas em contextos complexos e multidimensionais; Eneida Oto Shiroma para a reflexão acerca das formas de participação dos sujeitos e instituições no campo das políticas públicas, marcadas por disputas, contradições e ambivalências; Magda Becker Soares para a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento. A partir desse quadro conceitual, a metodologia empregada situa-se no âmbito da abordagem qualitativa, por meio da triangulação de dados provenientes da análise documental, da análise de planilhas de desempenho escolar e de entrevistas semiestruturadas feitas com onze professoras alfabetizadoras, que participaram do PNAIC nos anos de 2013, 2014 e 2015. As principais conclusões apontam que o Programa se realizou como um espaço dialógico, posto que buscou fortalecer o protagonismo docente a partir de trocas de experiências e saberes, proporcionando reflexão e teorização sobre a prática docente. Entretanto, também foram evidenciados pelas entrevistadas entraves na implementação do PNAIC, causados principalmente por falhas na gestão local do Programa e, sobretudo, por falta de recursos e infraestrutura nas escolas
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Neste trabalho, jogamos o foco na contribuição do PNAIC para a formação continuada de professores, anunciada como eixo central do Programa, tomando como referência empírica a experiência de sua implementação em escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa parte dos seguintes objetivos específicos: a) analisar os aspectos que compõem o PNAIC como política educacional e seus desdobramentos; b) investigar as ações, metodologias, materiais e conteúdos presentes na formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC; c) examinar a efetividade da formação continuada para professores que atuam no ciclo de alfabetização; d) desvelar as possíveis aplicações, pelo professor alfabetizador, do conteúdo abordado na formação continuada promovida pelo PNAIC em seu fazer docente. A presente dissertação articula-se a uma discussão teórica sobre formação e prática docente, que coloca em evidência categorias como dialogicidade, reflexividade, identidade profissional, socialização profissional, engajamento profissional e colaboração profissional. Como referenciais teóricos principais, destacamos as contribuições de António Nóvoa e Bernadete Gatti para a compreensão do processo de construção, a partir da década de 1990, de um novo perfil profissional do professor; Stephen Ball e Jefferson Mainardes para a interlocução sobre os processos de formulação de políticas em contextos complexos e multidimensionais; Eneida Oto Shiroma para a reflexão acerca das formas de participação dos sujeitos e instituições no campo das políticas públicas, marcadas por disputas, contradições e ambivalências; Magda Becker Soares para a compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento. A partir desse quadro conceitual, a metodologia empregada situa-se no âmbito da abordagem qualitativa, por meio da triangulação de dados provenientes da análise documental, da análise de planilhas de desempenho escolar e de entrevistas semiestruturadas feitas com onze professoras alfabetizadoras, que participaram do PNAIC nos anos de 2013, 2014 e 2015. As principais conclusões apontam que o Programa se realizou como um espaço dialógico, posto que buscou fortalecer o protagonismo docente a partir de trocas de experiências e saberes, proporcionando reflexão e teorização sobre a prática docente. Entretanto, também foram evidenciados pelas entrevistadas entraves na implementação do PNAIC, causados principalmente por falhas na gestão local do Programa e, sobretudo, por falta de recursos e infraestrutura nas escolasThis study aims to promote reflection and debate about public policies for continuing education of literacy teachers, focusing on the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). A formal commitment made between MEC, public universities, state and municipal education departments. This educational policy is presented as a response to a demand from society in order to guarantee the literacy of children until the end of the 3rd year of elementary school, mainly from the popular classes. In this work, we highlight the focus on PNAIC contributions to the continuing education of teachers “the central axis of the program” working in public schools in the city of Rio de Janeiro. With the following objectives: 1) Analyze the aspects that make up the PNAIC as an educational policy and its consequences; 2) Investigate the actions, methodologies, materials and content present in the continuing education of literacy teachers within the scope of PNAIC; 3) Examine the effectiveness of continuing education for teachers working in the literacy cycle; 4) Investigate the possible applications, by the literacy teacher, of the content learned in continuing education in his teaching practice. The research is linked to a discussion that seeks to take teaching practice as a starting point, investigated in a dialogical perspective. We consider the hypothesis that such discussions need to be present in the teacher training processes, including some principles that guide this training, which focus on the practice of reflexivity, the constitution of professional identity, socialization, engagement and collaboration since these can focus on teaching practice. Based on this bet, the methodology used is guided by a qualitative approach, and will consist of a triangulation of data from: 1- Document analysis, 2- Analysis of school performance spreadsheets, 3- Semi-structured interviews that analyze the speeches of eleven literacy teachers from the program who lived this experience in the years 2013, 2014 and 2015. As theoretical references we highlight among others the contributions of Nóvoa (1991; 1999); Gatti (1997; 2010), to understand the construction process, from the 1990s onwards, a new professional profile of the teacher. Stephen Ball (2001) and Jefferson Mainardes (2006) for understanding the policymaking processes in complex and multidimensional contexts. The studies of Eneida Oto Shiroma (2007) for the understanding of the forms of participation of subjects and institutions in the field of public policies, marked by disputes, contradictions and ambivalences. The contributions of Magda Becker Soares (1998; 2006; 2018) to the understanding of the concepts of literacy and literacy, as well as the practices and methods linked to certain conceptual frameworks. The analyzes identified the program as a dialogical space that sought to strengthen the teaching role based on exchanges of experience and knowledge, providing reflection and theorizing about the practice. However, some obstacles caused by failures in management and, especially in the lack of resources and infrastructure in schools, were also pointed out by the interviewees, deserving attention for the success of this and other educational policies204 f.Carneiro, WaldeckSantos, PabloConstant, ElainePatti, DanielaAguiar, Alexsandra Aparecida Silva do Prado de2020-10-28T14:12:12Z2020-10-28T14:12:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGUIAR, Alexsandra Aparecida Silva do Prado de. Formação continuada de professores alfabetizadores: análise da contribuição do PNAIC no Município do Rio de Janeiro. 2020. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15545http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T01:02:27Zoai:app.uff.br:1/15545Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T01:02:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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