Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408 |
Resumo: | Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de habilidades investigativas, mediante a construção de conceitos relacionados ao conteúdo Propriedades Coligativas, por estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A presente pesquisa foi pautada na teoria de aprendizagem de David Ausubel, a Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, buscou-se, inicialmente, identificar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, e após isso, foi elaborada uma sequência didática com as atividades investigativas que seriam realizadas. Além do questionário, outros instrumentos de coleta de dados foram utilizados, como as fichas de atividade, mapas conceituais e observação, que foi realizada por meio audiovisual e diário de campo. Coletaram-se os dados em uma Escola Estadual da cidade Manaus-AM, com vinte estudantes, em um curso de quarenta horas. De um modo geral, os alunos apresentaram algumas dificuldades em relação aos conhecimentos prévios sobre o assunto. Durante a execução das atividades, os alunos mostraram entusiasmo em participar e uma evolução na autonomia de acordo com o aumento dos níveis de investigação que cada atividade requeria. Os mapas conceituais indicaram que os alunos conseguiram realizar relações entre os conceitos, porém, em sua maioria, não conseguiram utilizar palavras de ligação, o que dificultou a análise dessas relações. Dentre as habilidades investigativas desenvolvidas pelos alunos, podemos destacar manipulação de materiais, observação, formulação de hipóteses, organização e análise dos dados, conclusão. |
id |
UFAM_100a7853d3ad9f494c103ace67e283a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6408 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamenteAprendizagem significativaExperimentação investigativaPropriedades coligativasMeaningful learningInvestigative experimentalColligative propertiesCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAOs experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de habilidades investigativas, mediante a construção de conceitos relacionados ao conteúdo Propriedades Coligativas, por estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A presente pesquisa foi pautada na teoria de aprendizagem de David Ausubel, a Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, buscou-se, inicialmente, identificar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, e após isso, foi elaborada uma sequência didática com as atividades investigativas que seriam realizadas. Além do questionário, outros instrumentos de coleta de dados foram utilizados, como as fichas de atividade, mapas conceituais e observação, que foi realizada por meio audiovisual e diário de campo. Coletaram-se os dados em uma Escola Estadual da cidade Manaus-AM, com vinte estudantes, em um curso de quarenta horas. De um modo geral, os alunos apresentaram algumas dificuldades em relação aos conhecimentos prévios sobre o assunto. Durante a execução das atividades, os alunos mostraram entusiasmo em participar e uma evolução na autonomia de acordo com o aumento dos níveis de investigação que cada atividade requeria. Os mapas conceituais indicaram que os alunos conseguiram realizar relações entre os conceitos, porém, em sua maioria, não conseguiram utilizar palavras de ligação, o que dificultou a análise dessas relações. Dentre as habilidades investigativas desenvolvidas pelos alunos, podemos destacar manipulação de materiais, observação, formulação de hipóteses, organização e análise dos dados, conclusão.Investigative experiments are activities that require the student to participate more actively, and with this, help in the development of important skills in the learning process. Colligative Properties, is presented in the literature as one of the most difficult to understand chemical contents, besides, there is a certain absence of works that approach experiments oriented to it. Therefore, the present study had the objective of analyze the contributions of experimental investigative activities in the development of investigative capacities, through the construction of concepts related to the content Colligative Properties, of the second year of High School. This research was based on the learning theory of David Ausubel, the Theory of Meaningful Learning. Thus, it was initially sought to identify the students' previous knowledge through a questionnaire, and after that, a didactic sequence was elaborated with the investigative activities that would be carried out. In addition to the questionnaire, other instruments of data collection were used, such as activity sheets, concept maps and observation, which were carried out through audiovisual and field diaries. Data was collected at a Public School in the city of Manaus-AM, with twenty students, in a forty-hour course. In general, the students presented some difficulties in relation to previous knowledge about the subject. During the execution of the activities, the students showed enthusiasm in participating and an evolution in autonomy according to the increase of the levels of investigation that each activity required. Conceptual maps indicated that students were able to establish relationships between concepts, but most of them could not use linkage words, which made it difficult to analyze these relationships. Among the investigative skills developed by the students, we can highlight material manipulation, observation, hypothesis formulation, organization and data analysis, conclusion.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Antunes, Ettore ParedesAzevedo, Rosa Oliveira MarinsMenezes, Jean Michel dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/88140439366311162018-05-25T14:22:29Z2018-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Jean Michel dos Santos. Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-05-26T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-05-26T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente |
title |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente |
spellingShingle |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente Menezes, Jean Michel dos Santos Aprendizagem significativa Experimentação investigativa Propriedades coligativas Meaningful learning Investigative experimental Colligative properties CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
title_short |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente |
title_full |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente |
title_fullStr |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente |
title_full_unstemmed |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente |
title_sort |
Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente |
author |
Menezes, Jean Michel dos Santos |
author_facet |
Menezes, Jean Michel dos Santos http://lattes.cnpq.br/8814043936631116 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8814043936631116 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farias, Sidilene Aquino de http://lattes.cnpq.br/6974383103784984 Antunes, Ettore Paredes Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Jean Michel dos Santos http://lattes.cnpq.br/8814043936631116 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Experimentação investigativa Propriedades coligativas Meaningful learning Investigative experimental Colligative properties CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
topic |
Aprendizagem significativa Experimentação investigativa Propriedades coligativas Meaningful learning Investigative experimental Colligative properties CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
description |
Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de habilidades investigativas, mediante a construção de conceitos relacionados ao conteúdo Propriedades Coligativas, por estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A presente pesquisa foi pautada na teoria de aprendizagem de David Ausubel, a Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, buscou-se, inicialmente, identificar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, e após isso, foi elaborada uma sequência didática com as atividades investigativas que seriam realizadas. Além do questionário, outros instrumentos de coleta de dados foram utilizados, como as fichas de atividade, mapas conceituais e observação, que foi realizada por meio audiovisual e diário de campo. Coletaram-se os dados em uma Escola Estadual da cidade Manaus-AM, com vinte estudantes, em um curso de quarenta horas. De um modo geral, os alunos apresentaram algumas dificuldades em relação aos conhecimentos prévios sobre o assunto. Durante a execução das atividades, os alunos mostraram entusiasmo em participar e uma evolução na autonomia de acordo com o aumento dos níveis de investigação que cada atividade requeria. Os mapas conceituais indicaram que os alunos conseguiram realizar relações entre os conceitos, porém, em sua maioria, não conseguiram utilizar palavras de ligação, o que dificultou a análise dessas relações. Dentre as habilidades investigativas desenvolvidas pelos alunos, podemos destacar manipulação de materiais, observação, formulação de hipóteses, organização e análise dos dados, conclusão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-25T14:22:29Z 2018-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENEZES, Jean Michel dos Santos. Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408 |
identifier_str_mv |
MENEZES, Jean Michel dos Santos. Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732027085225984 |