Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Jean Michel dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8814043936631116
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408
Resumo: Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de habilidades investigativas, mediante a construção de conceitos relacionados ao conteúdo Propriedades Coligativas, por estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A presente pesquisa foi pautada na teoria de aprendizagem de David Ausubel, a Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, buscou-se, inicialmente, identificar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, e após isso, foi elaborada uma sequência didática com as atividades investigativas que seriam realizadas. Além do questionário, outros instrumentos de coleta de dados foram utilizados, como as fichas de atividade, mapas conceituais e observação, que foi realizada por meio audiovisual e diário de campo. Coletaram-se os dados em uma Escola Estadual da cidade Manaus-AM, com vinte estudantes, em um curso de quarenta horas. De um modo geral, os alunos apresentaram algumas dificuldades em relação aos conhecimentos prévios sobre o assunto. Durante a execução das atividades, os alunos mostraram entusiasmo em participar e uma evolução na autonomia de acordo com o aumento dos níveis de investigação que cada atividade requeria. Os mapas conceituais indicaram que os alunos conseguiram realizar relações entre os conceitos, porém, em sua maioria, não conseguiram utilizar palavras de ligação, o que dificultou a análise dessas relações. Dentre as habilidades investigativas desenvolvidas pelos alunos, podemos destacar manipulação de materiais, observação, formulação de hipóteses, organização e análise dos dados, conclusão.
id UFAM_100a7853d3ad9f494c103ace67e283a6
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6408
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamenteAprendizagem significativaExperimentação investigativaPropriedades coligativasMeaningful learningInvestigative experimentalColligative propertiesCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAOs experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de habilidades investigativas, mediante a construção de conceitos relacionados ao conteúdo Propriedades Coligativas, por estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A presente pesquisa foi pautada na teoria de aprendizagem de David Ausubel, a Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, buscou-se, inicialmente, identificar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, e após isso, foi elaborada uma sequência didática com as atividades investigativas que seriam realizadas. Além do questionário, outros instrumentos de coleta de dados foram utilizados, como as fichas de atividade, mapas conceituais e observação, que foi realizada por meio audiovisual e diário de campo. Coletaram-se os dados em uma Escola Estadual da cidade Manaus-AM, com vinte estudantes, em um curso de quarenta horas. De um modo geral, os alunos apresentaram algumas dificuldades em relação aos conhecimentos prévios sobre o assunto. Durante a execução das atividades, os alunos mostraram entusiasmo em participar e uma evolução na autonomia de acordo com o aumento dos níveis de investigação que cada atividade requeria. Os mapas conceituais indicaram que os alunos conseguiram realizar relações entre os conceitos, porém, em sua maioria, não conseguiram utilizar palavras de ligação, o que dificultou a análise dessas relações. Dentre as habilidades investigativas desenvolvidas pelos alunos, podemos destacar manipulação de materiais, observação, formulação de hipóteses, organização e análise dos dados, conclusão.Investigative experiments are activities that require the student to participate more actively, and with this, help in the development of important skills in the learning process. Colligative Properties, is presented in the literature as one of the most difficult to understand chemical contents, besides, there is a certain absence of works that approach experiments oriented to it. Therefore, the present study had the objective of analyze the contributions of experimental investigative activities in the development of investigative capacities, through the construction of concepts related to the content Colligative Properties, of the second year of High School. This research was based on the learning theory of David Ausubel, the Theory of Meaningful Learning. Thus, it was initially sought to identify the students' previous knowledge through a questionnaire, and after that, a didactic sequence was elaborated with the investigative activities that would be carried out. In addition to the questionnaire, other instruments of data collection were used, such as activity sheets, concept maps and observation, which were carried out through audiovisual and field diaries. Data was collected at a Public School in the city of Manaus-AM, with twenty students, in a forty-hour course. In general, the students presented some difficulties in relation to previous knowledge about the subject. During the execution of the activities, the students showed enthusiasm in participating and an evolution in autonomy according to the increase of the levels of investigation that each activity required. Conceptual maps indicated that students were able to establish relationships between concepts, but most of them could not use linkage words, which made it difficult to analyze these relationships. Among the investigative skills developed by the students, we can highlight material manipulation, observation, hypothesis formulation, organization and data analysis, conclusion.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Antunes, Ettore ParedesAzevedo, Rosa Oliveira MarinsMenezes, Jean Michel dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/88140439366311162018-05-25T14:22:29Z2018-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Jean Michel dos Santos. Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-05-26T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-05-26T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
title Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
spellingShingle Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
Menezes, Jean Michel dos Santos
Aprendizagem significativa
Experimentação investigativa
Propriedades coligativas
Meaningful learning
Investigative experimental
Colligative properties
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
title_short Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
title_full Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
title_fullStr Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
title_full_unstemmed Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
title_sort Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente
author Menezes, Jean Michel dos Santos
author_facet Menezes, Jean Michel dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8814043936631116
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8814043936631116
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Sidilene Aquino de
http://lattes.cnpq.br/6974383103784984
Antunes, Ettore Paredes
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Jean Michel dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8814043936631116
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Experimentação investigativa
Propriedades coligativas
Meaningful learning
Investigative experimental
Colligative properties
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
topic Aprendizagem significativa
Experimentação investigativa
Propriedades coligativas
Meaningful learning
Investigative experimental
Colligative properties
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description Os experimentos investigativos são atividades que exigem do aluno uma participação mais ativa, e com isso, auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes no processo de aprendizagem. Propriedades Coligativas, se apresenta, na literatura, como um dos conteúdos químicos mais difíceis de entender, além disso, existe uma certa ausência de trabalhos que abordem experimentos voltados ao mesmo. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de habilidades investigativas, mediante a construção de conceitos relacionados ao conteúdo Propriedades Coligativas, por estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A presente pesquisa foi pautada na teoria de aprendizagem de David Ausubel, a Teoria da Aprendizagem Significativa. Assim, buscou-se, inicialmente, identificar os conhecimentos prévios dos alunos por meio de um questionário, e após isso, foi elaborada uma sequência didática com as atividades investigativas que seriam realizadas. Além do questionário, outros instrumentos de coleta de dados foram utilizados, como as fichas de atividade, mapas conceituais e observação, que foi realizada por meio audiovisual e diário de campo. Coletaram-se os dados em uma Escola Estadual da cidade Manaus-AM, com vinte estudantes, em um curso de quarenta horas. De um modo geral, os alunos apresentaram algumas dificuldades em relação aos conhecimentos prévios sobre o assunto. Durante a execução das atividades, os alunos mostraram entusiasmo em participar e uma evolução na autonomia de acordo com o aumento dos níveis de investigação que cada atividade requeria. Os mapas conceituais indicaram que os alunos conseguiram realizar relações entre os conceitos, porém, em sua maioria, não conseguiram utilizar palavras de ligação, o que dificultou a análise dessas relações. Dentre as habilidades investigativas desenvolvidas pelos alunos, podemos destacar manipulação de materiais, observação, formulação de hipóteses, organização e análise dos dados, conclusão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-25T14:22:29Z
2018-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Jean Michel dos Santos. Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408
identifier_str_mv MENEZES, Jean Michel dos Santos. Atividades experimentais investigativas no ensino de propriedades coligativas: possibilidades para aprender significativamente. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732027085225984