O ensino de Geografia e a categoria região: a Amazônia através da percepção de alunos de Ensino Médio de escolas estaduais na cidade de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jevaldo da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1396123334755482
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6208
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi compreender a percepção dos estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino sobre a Amazônia. Buscamos analisar essa questão à luz da Geografia Humanista com base na perspectiva fenomenológica, discussão mais atual e apropriada do conceito de região que, ao longo da evolução do pensamento geográfico veio assumindo diferentes acepções que possibilitaram a permanência desta categoria que é uma das mais importantes da Geografia e que, na presente pesquisa foi tratada como espaço vivido. A nossa pesquisa foi realizada junto aos alunos de quatro escolas estaduais do Centro de Manaus, onde utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa participante com a aplicação de questionários e elaboração de mapas mentais. As entrevistas também foram elaboradas junto aos Professores, bem como a análise de uma coleção do livro didático para verificarmos como o conceito de região é abordado nestes. Os resultados mostraram que a ausência no Geografia Regional no currículo escolar impossibilita que os alunos tenham uma visão holística sobre a Amazônia, o que dá espaço para a incorporação da visão formulada pelos meios de comunicação de massa e pela experiência cotidiana. Esta última, entende que a Amazônia se resume ao Estado do Amazonas ou à cidade de Manaus. A abordagem sobre a região Amazônica na maioria dos livros didáticos é exígua, carregada de estereótipos ou pautada apenas nos elementos naturais. Identificamos ainda que o conceito de região não é devidamente apropriado pelos professores em função de certo distanciamento entre a Geografia acadêmica e a Geografia escolar. Que trabalhemos nas escolas na construção de uma Geografia escolar cada vez mais concatenada com a realidade amazônica a partir dos seus espaços vividos, de modo a possibilitar compreensões melhores e, sobretudo para a valorização da cultura local como elemento importante no entendimento da complexidade socioambiental da Amazônia.
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A nossa pesquisa foi realizada junto aos alunos de quatro escolas estaduais do Centro de Manaus, onde utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa participante com a aplicação de questionários e elaboração de mapas mentais. As entrevistas também foram elaboradas junto aos Professores, bem como a análise de uma coleção do livro didático para verificarmos como o conceito de região é abordado nestes. Os resultados mostraram que a ausência no Geografia Regional no currículo escolar impossibilita que os alunos tenham uma visão holística sobre a Amazônia, o que dá espaço para a incorporação da visão formulada pelos meios de comunicação de massa e pela experiência cotidiana. Esta última, entende que a Amazônia se resume ao Estado do Amazonas ou à cidade de Manaus. A abordagem sobre a região Amazônica na maioria dos livros didáticos é exígua, carregada de estereótipos ou pautada apenas nos elementos naturais. Identificamos ainda que o conceito de região não é devidamente apropriado pelos professores em função de certo distanciamento entre a Geografia acadêmica e a Geografia escolar. Que trabalhemos nas escolas na construção de uma Geografia escolar cada vez mais concatenada com a realidade amazônica a partir dos seus espaços vividos, de modo a possibilitar compreensões melhores e, sobretudo para a valorização da cultura local como elemento importante no entendimento da complexidade socioambiental da Amazônia.El objetivo de la presente investigación fue comprender la percepción de los estudiantes de la Enseñanza Media de la Red Estadual de Enseñanza sobre la Amazonia. Buscamos analizar esta cuestión a la luz de la Geografía Humanista con base en la perspectiva fenomenológica, discusión más actual y apropiada del concepto de región que, a lo largo de la evolución del pensamiento geográfico ha venido asumiendo diferentes acepciones que posibilitar la permanencia de esta categoría que es una de las más importantes Geografía y que, en la presente investigación fue tratada como espacio vivido. Nuestra investigación fue realizada junto a los alumnos de cuatro escuelas estatales del Centro de Manaus, donde utilizamos como metodología la investigación cualitativa participante con la aplicación de cuestionarios y elaboración de mapas mentales. Las entrevistas también fueron elaboradas junto a los profesores, así como el análisis de una colección del libro didáctico para verificar cómo se aborda el concepto de región en estos. Los resultados mostraron que la ausencia en la Geografía Regional en el currículo escolar imposibilita que los alumnos tengan una visión holística sobre la Amazonia, lo que da espacio para la incorporación de la visión formulada por los medios de comunicación de masas y por la experiencia cotidiana. Esta última, entiende que la Amazonia se resume al Estado del Amazonas oa la ciudad de Manaus. El enfoque sobre la región amazónica en la mayoría de los libros de texto es exigua, cargada de estereotipos o pautada sólo en los elementos naturales. También identificamos que el concepto de región no es debidamente apropiado por los profesores en función de cierto distanciamiento entre la Geografía académica y la Geografía escolar. Que las escuelas trabajen en la construcción de una Geografía escolar cada vez más concatenada con la realidad amazónica a partir de sus espacios vividos, de modo a posibilitar comprensiones mejores y, sobre todo para la valorización de la cultura local como elemento importante en el entendimiento de la complejidad socioambiental de la Amazonia .CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaNogueira, Amélia Regina Batistahttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755Masulo, Manuel de JesusCosta, Benhur Pinos daSilva, Jevaldo dahttp://lattes.cnpq.br/13961233347554822018-03-05T15:45:14Z2017-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Jevaldo da. O ensino de Geografia e a categoria região: a Amazônia através da percepção de alunos de Ensino Médio de escolas estaduais na cidade de Manaus. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6208porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-03-06T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-03-06T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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