O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marino, Leonardo Freire
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Júnior, Hilton Marcos Costa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809
Resumo: Ao longo dos últimos anos, presenciamos o crescimento de estudos e publicações que apontam a importância do raciocínio geográfico. Parte desses trabalhos, descrevem a necessidade do estabelecimento de práticas de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, que envolvam o desenvolvimento do raciocínio geográfico como uma condição da disciplina escolar Geografia. Apoiados nestes estudos, com destaque para as formulações de Duarte (2016), Gomes (2017), Roque Ascenção & Valadão (2014) e Straforini (2017), e procurando contribuir para o debate, propomos este trabalho. Nosso objetivo reside em apresentar de que forma o currículo praticado nas turmas do 1º ano do ensino médio, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), no biênio 2021-2022, foi organizado com o objetivo de desenvolver o raciocínio geográfico juntos aos estudantes. Entretanto, apesar de envolver discussões atinentes a uma prática pedagógica, não buscamos a construção de um relato de experiência ou de um guia metodológico, mas a exposição de uma análise teórica e prática a respeito de como um tema curricularmente estabelecido - o processo de industrialização – pode ser utilizado para fomentar junto aos estudantes a percepção da Geografia como uma forma de pensar.
id CP2-1_47cc5be051cf362931be2efdf0225374
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3809
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJMetodologia de EnsinoRaciocínio GeográficoCurrículoEducação Geográfica.Ensino de GeografiaAo longo dos últimos anos, presenciamos o crescimento de estudos e publicações que apontam a importância do raciocínio geográfico. Parte desses trabalhos, descrevem a necessidade do estabelecimento de práticas de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, que envolvam o desenvolvimento do raciocínio geográfico como uma condição da disciplina escolar Geografia. Apoiados nestes estudos, com destaque para as formulações de Duarte (2016), Gomes (2017), Roque Ascenção & Valadão (2014) e Straforini (2017), e procurando contribuir para o debate, propomos este trabalho. Nosso objetivo reside em apresentar de que forma o currículo praticado nas turmas do 1º ano do ensino médio, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), no biênio 2021-2022, foi organizado com o objetivo de desenvolver o raciocínio geográfico juntos aos estudantes. Entretanto, apesar de envolver discussões atinentes a uma prática pedagógica, não buscamos a construção de um relato de experiência ou de um guia metodológico, mas a exposição de uma análise teórica e prática a respeito de como um tema curricularmente estabelecido - o processo de industrialização – pode ser utilizado para fomentar junto aos estudantes a percepção da Geografia como uma forma de pensar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 109-1202358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809/2504Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarino, Leonardo FreireJúnior, Hilton Marcos Costa Silva2023-12-31T21:15:51Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3809Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:51Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
title O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
spellingShingle O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
Marino, Leonardo Freire
Metodologia de Ensino
Raciocínio Geográfico
Currículo
Educação Geográfica.
Ensino de Geografia
title_short O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
title_full O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
title_fullStr O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
title_full_unstemmed O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
title_sort O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
author Marino, Leonardo Freire
author_facet Marino, Leonardo Freire
Júnior, Hilton Marcos Costa Silva
author_role author
author2 Júnior, Hilton Marcos Costa Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marino, Leonardo Freire
Júnior, Hilton Marcos Costa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de Ensino
Raciocínio Geográfico
Currículo
Educação Geográfica.
Ensino de Geografia
topic Metodologia de Ensino
Raciocínio Geográfico
Currículo
Educação Geográfica.
Ensino de Geografia
description Ao longo dos últimos anos, presenciamos o crescimento de estudos e publicações que apontam a importância do raciocínio geográfico. Parte desses trabalhos, descrevem a necessidade do estabelecimento de práticas de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, que envolvam o desenvolvimento do raciocínio geográfico como uma condição da disciplina escolar Geografia. Apoiados nestes estudos, com destaque para as formulações de Duarte (2016), Gomes (2017), Roque Ascenção & Valadão (2014) e Straforini (2017), e procurando contribuir para o debate, propomos este trabalho. Nosso objetivo reside em apresentar de que forma o currículo praticado nas turmas do 1º ano do ensino médio, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), no biênio 2021-2022, foi organizado com o objetivo de desenvolver o raciocínio geográfico juntos aos estudantes. Entretanto, apesar de envolver discussões atinentes a uma prática pedagógica, não buscamos a construção de um relato de experiência ou de um guia metodológico, mas a exposição de uma análise teórica e prática a respeito de como um tema curricularmente estabelecido - o processo de industrialização – pode ser utilizado para fomentar junto aos estudantes a percepção da Geografia como uma forma de pensar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809/2504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 109-120
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177546158080