O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos, presenciamos o crescimento de estudos e publicações que apontam a importância do raciocínio geográfico. Parte desses trabalhos, descrevem a necessidade do estabelecimento de práticas de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, que envolvam o desenvolvimento do raciocínio geográfico como uma condição da disciplina escolar Geografia. Apoiados nestes estudos, com destaque para as formulações de Duarte (2016), Gomes (2017), Roque Ascenção & Valadão (2014) e Straforini (2017), e procurando contribuir para o debate, propomos este trabalho. Nosso objetivo reside em apresentar de que forma o currículo praticado nas turmas do 1º ano do ensino médio, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), no biênio 2021-2022, foi organizado com o objetivo de desenvolver o raciocínio geográfico juntos aos estudantes. Entretanto, apesar de envolver discussões atinentes a uma prática pedagógica, não buscamos a construção de um relato de experiência ou de um guia metodológico, mas a exposição de uma análise teórica e prática a respeito de como um tema curricularmente estabelecido - o processo de industrialização – pode ser utilizado para fomentar junto aos estudantes a percepção da Geografia como uma forma de pensar. |
id |
CP2-1_47cc5be051cf362931be2efdf0225374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3809 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJMetodologia de EnsinoRaciocínio GeográficoCurrículoEducação Geográfica.Ensino de GeografiaAo longo dos últimos anos, presenciamos o crescimento de estudos e publicações que apontam a importância do raciocínio geográfico. Parte desses trabalhos, descrevem a necessidade do estabelecimento de práticas de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, que envolvam o desenvolvimento do raciocínio geográfico como uma condição da disciplina escolar Geografia. Apoiados nestes estudos, com destaque para as formulações de Duarte (2016), Gomes (2017), Roque Ascenção & Valadão (2014) e Straforini (2017), e procurando contribuir para o debate, propomos este trabalho. Nosso objetivo reside em apresentar de que forma o currículo praticado nas turmas do 1º ano do ensino médio, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), no biênio 2021-2022, foi organizado com o objetivo de desenvolver o raciocínio geográfico juntos aos estudantes. Entretanto, apesar de envolver discussões atinentes a uma prática pedagógica, não buscamos a construção de um relato de experiência ou de um guia metodológico, mas a exposição de uma análise teórica e prática a respeito de como um tema curricularmente estabelecido - o processo de industrialização – pode ser utilizado para fomentar junto aos estudantes a percepção da Geografia como uma forma de pensar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 109-1202358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809/2504Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarino, Leonardo FreireJúnior, Hilton Marcos Costa Silva2023-12-31T21:15:51Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3809Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:51Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ |
title |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ |
spellingShingle |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ Marino, Leonardo Freire Metodologia de Ensino Raciocínio Geográfico Currículo Educação Geográfica. Ensino de Geografia |
title_short |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ |
title_full |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ |
title_fullStr |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ |
title_full_unstemmed |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ |
title_sort |
O processo de industrialização: a construção de um debate geográfico no 1º ano do Ensino Médio do CAp-UERJ |
author |
Marino, Leonardo Freire |
author_facet |
Marino, Leonardo Freire Júnior, Hilton Marcos Costa Silva |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Hilton Marcos Costa Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marino, Leonardo Freire Júnior, Hilton Marcos Costa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de Ensino Raciocínio Geográfico Currículo Educação Geográfica. Ensino de Geografia |
topic |
Metodologia de Ensino Raciocínio Geográfico Currículo Educação Geográfica. Ensino de Geografia |
description |
Ao longo dos últimos anos, presenciamos o crescimento de estudos e publicações que apontam a importância do raciocínio geográfico. Parte desses trabalhos, descrevem a necessidade do estabelecimento de práticas de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, que envolvam o desenvolvimento do raciocínio geográfico como uma condição da disciplina escolar Geografia. Apoiados nestes estudos, com destaque para as formulações de Duarte (2016), Gomes (2017), Roque Ascenção & Valadão (2014) e Straforini (2017), e procurando contribuir para o debate, propomos este trabalho. Nosso objetivo reside em apresentar de que forma o currículo praticado nas turmas do 1º ano do ensino médio, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), no biênio 2021-2022, foi organizado com o objetivo de desenvolver o raciocínio geográfico juntos aos estudantes. Entretanto, apesar de envolver discussões atinentes a uma prática pedagógica, não buscamos a construção de um relato de experiência ou de um guia metodológico, mas a exposição de uma análise teórica e prática a respeito de como um tema curricularmente estabelecido - o processo de industrialização – pode ser utilizado para fomentar junto aos estudantes a percepção da Geografia como uma forma de pensar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3809/2504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 109-120 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177546158080 |