Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitor, Cláudio Barros
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1737407468919075
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790
Resumo: Faço aqui uma abordagem pouco trabalhada na maior parte dos livros da educação básica, lugares geométricos com uma perspectiva de construção tradicional (régua e compasso) e geometria dinâmica (software de matemática). No primeiro capítulo estudaremos os lugares geométricos elementares com as devidas propostas de construção com régua e compasso. No segundo e terceiro capítulos nos deparamos com uma abordagem histórica do estudo das cônicas bem como suas construções, com o intuito de mostrar que essa abordagem não deve ser feita apenas no encerramento do ensino médio. Para o quarto capítulo reservei um aprofundamento para as equações das cônicas após rotação e finalizando este trabalho, algumas atividades no Geogebra com a possibilidade de visualização na internet.
id UFAM_144d860dbf0267055b9c72b159b54c78
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4790
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicasEnsino de cônicasGeometria dinâmicaEnsino aprendizagem - MatemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAFaço aqui uma abordagem pouco trabalhada na maior parte dos livros da educação básica, lugares geométricos com uma perspectiva de construção tradicional (régua e compasso) e geometria dinâmica (software de matemática). No primeiro capítulo estudaremos os lugares geométricos elementares com as devidas propostas de construção com régua e compasso. No segundo e terceiro capítulos nos deparamos com uma abordagem histórica do estudo das cônicas bem como suas construções, com o intuito de mostrar que essa abordagem não deve ser feita apenas no encerramento do ensino médio. Para o quarto capítulo reservei um aprofundamento para as equações das cônicas após rotação e finalizando este trabalho, algumas atividades no Geogebra com a possibilidade de visualização na internet.I here a little- crafted approach in most of basic education books, loci with a traditional construction perspective ( ruler and compass ) and dynamic geometry ( mathematical software). In the first chapter we will study the elementary loci with appropriate construction proposals with ruler and compass . The second and third chapters are faced with a historical approach bevel of the study and its buildings , in order to show that this approach should not only be done in high school closure. For the fourth chapter booked for a deepening of conic equation after rotation and fi nalizando this work , some activities in Geogebra with the possibility of viewing the Internet.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Giraldo, Victor Augustohttp://lattes.cnpq.br/8266357230021399Salvatierra Junior, Máriohttp://lattes.cnpq.br/7254679644374259Vitor, Cláudio Barroshttp://lattes.cnpq.br/17374074689190752016-01-20T18:29:18Z2013-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVITOR, Cláudio Barros. Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:08:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4790Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:08:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
title Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
spellingShingle Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
Vitor, Cláudio Barros
Ensino de cônicas
Geometria dinâmica
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
title_full Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
title_fullStr Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
title_full_unstemmed Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
title_sort Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
author Vitor, Cláudio Barros
author_facet Vitor, Cláudio Barros
http://lattes.cnpq.br/1737407468919075
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1737407468919075
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Disney Douglas de Lima
http://lattes.cnpq.br/0809035825922353
Giraldo, Victor Augusto
http://lattes.cnpq.br/8266357230021399
Salvatierra Junior, Mário
http://lattes.cnpq.br/7254679644374259
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitor, Cláudio Barros
http://lattes.cnpq.br/1737407468919075
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de cônicas
Geometria dinâmica
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Ensino de cônicas
Geometria dinâmica
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Faço aqui uma abordagem pouco trabalhada na maior parte dos livros da educação básica, lugares geométricos com uma perspectiva de construção tradicional (régua e compasso) e geometria dinâmica (software de matemática). No primeiro capítulo estudaremos os lugares geométricos elementares com as devidas propostas de construção com régua e compasso. No segundo e terceiro capítulos nos deparamos com uma abordagem histórica do estudo das cônicas bem como suas construções, com o intuito de mostrar que essa abordagem não deve ser feita apenas no encerramento do ensino médio. Para o quarto capítulo reservei um aprofundamento para as equações das cônicas após rotação e finalizando este trabalho, algumas atividades no Geogebra com a possibilidade de visualização na internet.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
2016-01-20T18:29:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VITOR, Cláudio Barros. Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790
identifier_str_mv VITOR, Cláudio Barros. Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234103470030848