A pol?tica de acompanhamento de egresso no IFRR-Campus Novo Para?so: fundamentos, configura??es e perspectivas dos sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ada Raquel da Fonseca
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1393699953999734, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2210-5239
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10263
Resumo: Compreender os fundamentos e configura??es da Pol?tica de Acompanhamento de Egresso ? PAE - do IFRR-Campus Novo Para?so e sua conjectura na rela??o com o sujeito-juvenil, ? o que se prop?e a tese. A pesquisa se organizou em torno da seguinte quest?o central: Em que medida a Pol?tica de Acompanhamento de Egressos, desenvolvida no IFRR ? Campus Novo Para?so, tem contribu?do para a qualidade socialmente referenciada dos processos formativos dos jovens sujeitos do ensino t?cnico integrado ao ensino m?dio no contexto da Amaz?nia Roraimense? ? uma quest?o que parte de um enfrentamento te?rico amplo, que remete ? atualiza??o do debate sobre o papel formativo da escola junto ?s juventudes, e se complementa com a interroga??o de uma pol?tica institucional emp?rica e espec?fica, na qual se buscou identificar desafios e possibilidades. Utilizou-se de uma abordagem metodol?gica qualitativa, desenvolvida em tr?s etapas, a saber: 1) Pesquisa bibliogr?fica, contemplando o levantamento da produ??o acad?mica. 2) Pesquisa documental, abarcando o estudo de documentos institucionais: Regimento Geral (2014), Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI 2019-2023, Resolu??o 608/2021 - CONSUP/IFRR, de 26 de outubro de 2021, que disp?e sobre a Pol?tica de Acompanhamento dos Egresso (PAE) do Instituto Federal de Roraima bem como contemplando um estudo da legisla??o nacional referente ao tema. 3) Pesquisa de Campo com aplica??o de entrevista semiestruturada a egressos do IFRR - Campus Novo Para?so. A an?lise dos dados seguiu a t?cnica da an?lise qualitativa de conte?do. Os resultados apontaram que a PAE, caso realizada numa perspectiva cr?tica da realidade, poderia dar suporte ao (re)conhecimento das juventudes, o que, num primeiro momento, compreenderia oferecer um processo de ensino e aprendizagem mais pr?ximos das necessidades e potencialidades desses sujeitos, e num aspecto mais amplo, produziria suportes para que os jovens com matr?culas ativas ou egressos da institui??o alcan?assem seus projetos de vida e trajet?rias mais retil?neas. Isto, por?m, denota requerer o enfrentamento das bases neoliberais que fundamentam a pol?tica.
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Campus Novo Para?so, tem contribu?do para a qualidade socialmente referenciada dos processos formativos dos jovens sujeitos do ensino t?cnico integrado ao ensino m?dio no contexto da Amaz?nia Roraimense? ? uma quest?o que parte de um enfrentamento te?rico amplo, que remete ? atualiza??o do debate sobre o papel formativo da escola junto ?s juventudes, e se complementa com a interroga??o de uma pol?tica institucional emp?rica e espec?fica, na qual se buscou identificar desafios e possibilidades. Utilizou-se de uma abordagem metodol?gica qualitativa, desenvolvida em tr?s etapas, a saber: 1) Pesquisa bibliogr?fica, contemplando o levantamento da produ??o acad?mica. 2) Pesquisa documental, abarcando o estudo de documentos institucionais: Regimento Geral (2014), Plano de Desenvolvimento Institucional ? 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Isto, por?m, denota requerer o enfrentamento das bases neoliberais que fundamentam a pol?tica.The thesis aims to understand the objectives, conceptions and configurations of the IFRR-Campus Novo Para?so Graduate Monitoring Policy and its conjecture in the relationship with the juvenile subject. The research was organized around the following central question: To what extent has the Graduate Monitoring Policy, developed at IFRR ? Campus Novo Para?so, contributed to the socially referenced quality of the training processes of young subjects of technical education integrated into secondary education in the context of the Roraima Amazon? The issue starts from a theoretical and broad confrontation, which refers to the updating of the debate on the formative role of schools among young people and is complemented by the interrogation of an empirical and specific institutional policy, in which they seek to identify challenges and possibilities. It was used a qualitative methodological approach, developed in three stages, namely: 1) Bibliographical research, including a survey of academic production. 2) Documentary research, covering the study of institutional documents: General Regulations (2014), Institutional Development Plan ? IDP 2019-2023, Resolution 608/2021 - CONSUP/IFRR, of October 26, 2021, which provides for the Graduate Monitoring Policy (GMP) of the Federal Institute of Roraima. 3) Field research using semi-structured interviews with graduates of IFRR - Campus Novo Para?so. Data analysis followed the qualitative content analysis technique. The results indicate that, if the GMP is carried out from a critical perspective of reality, it can support the (re)knowledge of young people, which, initially, would include offering a teaching and learning process closer to their needs and potential, and in a broad aspect, allow these young people to have straighter trajectories, in terms of the scope of education and their life projects.CAPES - Coordena??o de Aperfei?oamento Pessoal e N?vel SuperiorFAPEAM - Funda??o de Amparo ? Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Educa??oBrasilUFAMPrograma de P?s-gradua??o em Educa??oFalc?o, N?dia Macielhttp://lattes.cnpq.br/5182856984673000Lopes, Camila Ferreira da SilvaGarcia, Fabiane MaiaAmaral , Cledir de Ara?joVasconcelos, Ada Raquel da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/1393699953999734ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2210-52392024-08-12T12:46:32Z2024-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Ada Raquel da Fonseca. A pol?tica de acompanhamento de egresso no IFRR-Campus Novo Para?so: fundamentos, configura??es e perspectivas dos sujeitos. 2024. 170 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10263porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-08-13T05:16:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/10263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-08-13T05:16:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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