Propostas de experimentos de química com uma abordagem investigativa e problematizadora para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21496 |
Resumo: | As práticas experimentais devem suscitar o interesse dos alunos nas atividades em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades que os capacitem a compreender os fenômenos cotidianos. Os experimentos devem ser planejados, a fim de promover motivação e envolvimento dos alunos, para que culminem em evoluções nos termos conceituais desenvolvidos. Nesse sentido, a realização de experimentos utilizando a metodologia investigativa e problematizadora tem sido indicada mais indicada. O presente trabalho teve, inicialmente, três objetivos principais: (a) averiguar o que havia disponível em relação a experimentos na internet (banco de experimentos do MEC), (b) entender como o professor da educação básica aplicava experimentos em sala de aula e, por fim, (c) propor e aplicar aulas experimentais investigativas e problematizadoras para o ensino de química na educação básica. O levantamento realizado na página do MEC demonstrou que existiam poucos instrucionais descritos para serem aplicados de maneira investigativa e problematizadora. O questionário aplicado aos professores da educação básica, revelou que, embora a maioria considerasse a aplicação de práticas experimentais investigativas e problematizadora como mais relevantes para o aprendizado dos alunos, poucos aplicavam essas metodologias em suas aulas. Em função dos dados gerados pelo levantamento do site do MEC e disponibilidade de aplicação na escola parceira, adaptou-se um experimento sobre misturas/substâncias puras e separação de misturas para por em prática em três turmas no primeiro ano do ensino médio. Porém, a realização dos experimentos com os alunos não ocorreu, pois as escolas foram fechadas, através do decreto de isolamento social devido à pandemia do corona vírus. Como substituição a essa etapa do trabalho, apresenta-se o instrucional para sua realização com alunos e incorporou-se um levantamento e análise dos trabalhos sobre experimentos de separação de misturas para o ensino médio, que mostrou que estas não estão sendo aplicadas por metodologias investigativas e/ou problematizadoras na educação |
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Propostas de experimentos de química com uma abordagem investigativa e problematizadora para o ensino médioExperimentação investigativa e problematizadoraEducação básicaEnsino de químicaEnsino de químicaEducação básicaExperiênciaDesenvolvimento cognitivoMetodologia da problematizaçãoInvestigative and problematizing experimentationBasic educationChemistry teachingAs práticas experimentais devem suscitar o interesse dos alunos nas atividades em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades que os capacitem a compreender os fenômenos cotidianos. Os experimentos devem ser planejados, a fim de promover motivação e envolvimento dos alunos, para que culminem em evoluções nos termos conceituais desenvolvidos. Nesse sentido, a realização de experimentos utilizando a metodologia investigativa e problematizadora tem sido indicada mais indicada. O presente trabalho teve, inicialmente, três objetivos principais: (a) averiguar o que havia disponível em relação a experimentos na internet (banco de experimentos do MEC), (b) entender como o professor da educação básica aplicava experimentos em sala de aula e, por fim, (c) propor e aplicar aulas experimentais investigativas e problematizadoras para o ensino de química na educação básica. O levantamento realizado na página do MEC demonstrou que existiam poucos instrucionais descritos para serem aplicados de maneira investigativa e problematizadora. O questionário aplicado aos professores da educação básica, revelou que, embora a maioria considerasse a aplicação de práticas experimentais investigativas e problematizadora como mais relevantes para o aprendizado dos alunos, poucos aplicavam essas metodologias em suas aulas. Em função dos dados gerados pelo levantamento do site do MEC e disponibilidade de aplicação na escola parceira, adaptou-se um experimento sobre misturas/substâncias puras e separação de misturas para por em prática em três turmas no primeiro ano do ensino médio. Porém, a realização dos experimentos com os alunos não ocorreu, pois as escolas foram fechadas, através do decreto de isolamento social devido à pandemia do corona vírus. Como substituição a essa etapa do trabalho, apresenta-se o instrucional para sua realização com alunos e incorporou-se um levantamento e análise dos trabalhos sobre experimentos de separação de misturas para o ensino médio, que mostrou que estas não estão sendo aplicadas por metodologias investigativas e/ou problematizadoras na educaçãoThe experimental practices must stimulate the interest of the students in the classroom activities and the skills development that enable them to understand the events happened day by day. The experiments should be planned, due to encourage and make students to be envolved to it, so they can reach an evolution in terms of the development of ideas during the experimental procedures. Therefore, the methology propose to develop these skills are investigative and problematizing. This work has, inicially, three main lines: line (a) check the availables experiments in survey of the MEC website. Line (b) to understand how basic education teachers applies the experiments in the classroom. And finally, line (c) offer and make experimentals procedures to improve the learnig. The academic searching done in MEC main website showed few instructions to be devolop in a way of investigative and problematizing to be applied. The quiz applied to basic education teachers, reveals that the most of them considered a important subject and practice but doesn’t use it in those classes. Due to the data generated by the survey of the MEC website and availability of application at the partner school, was made a choice to adapt an experiment on mixtures / pure substances and separation of mixtures to apply practice in three classes of the ninth grade. However, after the adaptations and tests of the experiments, the schools were closed, because of social isolation decree for a corona virus pandemic, preventing the application and evaluation of these experiments with the students. So, as a substitute for this stage of the work, was introduced the instructional for application with the students and also was made a survey and analysis of the works on mix separation experiments for high school, which showed that these are not being applied by investigative and / or problematizing methodologies in educationSá, Sonia Regina Alves Nogueira deMelendez, Luana BacellarCosta, Cauê Torres de Oliveira GuedesRangel, Amanda Christina Nascimento2021-03-29T18:41:38Z2021-03-29T18:41:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRANGEL, Amanda Christina Nascimento. Propostas e aplicação de experimentos de química com uma abordagem investigativa e problematizadora para o ensino médio. 2020. 67f. 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