Fatores motivacionais à prática das aulas de educação física dos estudantes do ensino médio, das escolas públicas estaduais da cidade de Humaitá/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Lúcia Leal da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8208976306473397, https://orcid.org/0000-0002-3582-7863
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6867
Resumo: A motivação é um fenômeno psicológico que afeta o comportamento em todas as esferas da ação humana. O domínio sobre suas características pode ser um forte elemento de apoio ao processo de ensino-estudo-aprendizagem no campo da educação escolar. Este trabalho de pesquisa em Ensino de Ciências e Humanidades, realizado no âmbito do PPGECH/UFAM, teve como objetivo analisar os fatores motivacionais à prática das aulas de Educação Física demonstrada pelos estudantes do Ensino Médio na cidade de Humaitá-AM. Tratou-se de uma pesquisa transversal, de natureza mista (qualitativa e quantitativa), com objetivos descritivos e como fonte de dados classificada como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para atender aos objetivos propostos, recorreremos a uma amostra não probabilística por conveniência, composta por estudantes do Ensino Médio das escolas públicas da cidade de Humaitá, Amazonas e professores de Educação Física atuantes no Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram o questionário de motivação intrínseca e extrínseca em aulas de Educação Física, validado nacionalmente, proposto por Kobal (1996), a entrevista semiestruturada com os professores de Educação Física e a observação não participante. Após a aprovação do projeto pelo comitê de ética, os dados foram coletados, tratados com apoio de programa estatístico e analisados com fundamentos na análise de conteúdos de Bardin (2011), o que permitiu verificar diferentes categorias em percepções positivas e negativas dos estudantes, em relação às aulas de Educação Física, nas escolas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes estão na faixa de idade; tem nota média boa e pouca reprovação em sua trajetória estudantil. A questão referente infraestrutura, evidenciou-se a precariedade e escassez de materiais específicos, mas consideram a Educação Física importante e veem na sua prática um aspecto positivo no que tange o desenvolvimento escolar, porém há situações contraditórias que desmotivam sua prática. Evidenciou-se estudantes do sexo feminino, da terceira série e estudantes da Escola 2 (E2) mais motivados intrinsecamente para as aulas de Educação Física do que extrinsecamente. Quanto aos professores, evidenciou-se que a maioria tem formação recente e desenvolvem sua docência em escolas públicas; possuem vínculo efetivo e temporário, tem poucos anos de carreira e são contratados com 40h. No aspecto referente a infraestrutura, a maioria relata que o espaço é adequado mais em parte, e muitas vezes por falta de materiais adequados acabam por reduzir a qualidade das aulas de Educação Física. Os conteúdos trabalhados evidenciaram-se prioridade no esporte e suas dificuldades são a falta de tempo para desenvolver o treinamento das modalidades esportivas para os jogos escolares. Evidenciou-se, professores motivados intrinsecamente, satisfeitos e que gostam da profissão, mas há aqueles que se sentem desmotivados com a desvalorização da disciplina no contexto escolar, contudo enfatizam que ela tem sua devida importância para os alunos. Portanto, fica evidente neste estudo que a Educação Física tem papel importante na formação integral dos alunos, mas cabe ao professor a tarefa de conduzir em suas aulas de Educação Física, momentos apropriados e privilegiados para que os estudantes participem e interajam na busca de uma aprendizagem significativa. Para obtenção de êxito, nesse sentido, a motivação, é um fator primordial para o sucesso de seus objetivos na sua prática pedagógica.
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Tratou-se de uma pesquisa transversal, de natureza mista (qualitativa e quantitativa), com objetivos descritivos e como fonte de dados classificada como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para atender aos objetivos propostos, recorreremos a uma amostra não probabilística por conveniência, composta por estudantes do Ensino Médio das escolas públicas da cidade de Humaitá, Amazonas e professores de Educação Física atuantes no Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram o questionário de motivação intrínseca e extrínseca em aulas de Educação Física, validado nacionalmente, proposto por Kobal (1996), a entrevista semiestruturada com os professores de Educação Física e a observação não participante. Após a aprovação do projeto pelo comitê de ética, os dados foram coletados, tratados com apoio de programa estatístico e analisados com fundamentos na análise de conteúdos de Bardin (2011), o que permitiu verificar diferentes categorias em percepções positivas e negativas dos estudantes, em relação às aulas de Educação Física, nas escolas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes estão na faixa de idade; tem nota média boa e pouca reprovação em sua trajetória estudantil. A questão referente infraestrutura, evidenciou-se a precariedade e escassez de materiais específicos, mas consideram a Educação Física importante e veem na sua prática um aspecto positivo no que tange o desenvolvimento escolar, porém há situações contraditórias que desmotivam sua prática. Evidenciou-se estudantes do sexo feminino, da terceira série e estudantes da Escola 2 (E2) mais motivados intrinsecamente para as aulas de Educação Física do que extrinsecamente. Quanto aos professores, evidenciou-se que a maioria tem formação recente e desenvolvem sua docência em escolas públicas; possuem vínculo efetivo e temporário, tem poucos anos de carreira e são contratados com 40h. No aspecto referente a infraestrutura, a maioria relata que o espaço é adequado mais em parte, e muitas vezes por falta de materiais adequados acabam por reduzir a qualidade das aulas de Educação Física. Os conteúdos trabalhados evidenciaram-se prioridade no esporte e suas dificuldades são a falta de tempo para desenvolver o treinamento das modalidades esportivas para os jogos escolares. Evidenciou-se, professores motivados intrinsecamente, satisfeitos e que gostam da profissão, mas há aqueles que se sentem desmotivados com a desvalorização da disciplina no contexto escolar, contudo enfatizam que ela tem sua devida importância para os alunos. Portanto, fica evidente neste estudo que a Educação Física tem papel importante na formação integral dos alunos, mas cabe ao professor a tarefa de conduzir em suas aulas de Educação Física, momentos apropriados e privilegiados para que os estudantes participem e interajam na busca de uma aprendizagem significativa. Para obtenção de êxito, nesse sentido, a motivação, é um fator primordial para o sucesso de seus objetivos na sua prática pedagógica.Motivation is a psychological phenomenon that affects behavior in all spheres of human action. The domain about its characteristics can be a strong element of support to the process of teaching-study-learning in the field of school education. This research work in the Teaching of Sciences and Humanities, carried out within the scope of PPGECH / UFAM, had as objective to analyze the motivational factors to the practice of Physical Education classes demonstrated by the high school students in the city of Humaitá-AM. It was a cross-sectional study, of mixed nature (qualitative and quantitative), with descriptive objectives and as data source classified as bibliographic research and field research. To meet the proposed objectives, we will use a non-probabilistic sample for convenience, composed of high school students from public schools in the city of Humaitá, Amazonas and Physical Education teachers working in High School. The instruments used were the intrinsic and extrinsic motivation questionnaire in nationally validated Physical Education classes proposed by Kobal (1996), the semi-structured interview with the Physical Education teachers and the non-participant observation. After the approval of the project by the ethics committee, the data were collected, treated with support of a statistical program and analyzed with basis in the content analysis of Bardin (2011), which allowed to verify different categories in positive and negative perceptions of the students, in Physical Education classes in schools. The results showed that the majority of the students are in the age range; has a good average grade and little disapproval in his student trajectory. The issue of infrastructure has shown the precariousness and scarcity of specific materials, but they consider Physical Education important and see in their practice a positive aspect regarding school development, but there are contradictory situations that discourage their practice. Female students, third grade students and school 2 (E2) students were more intrinsically motivated for Physical Education classes than extrinsically. As for the teachers, it was evidenced that the majority have recent formation and develop their teaching in public schools; have effective and temporary ties, have a few years of career and are hired with 40h. In terms of infrastructure, most report that space is more adequate, and often because of lack of adequate materials, they reduce the quality of Physical Education classes. The content worked showed priority in the sport and its difficulties are the lack of time to develop the training of sports modalities for school games. It has been shown that teachers are motivated intrinsically, satisfied and enjoy the profession, but there are those who feel unmotivated by the devaluation of the discipline in the school context, but emphasize that it has its importance for the students. Therefore, it is evident in this study that Physical Education has an important role in the integral formation of students, but it is the teacher's task to conduct in their Physical Education classes, appropriate and privileged moments for students to participate and interact in the pursuit of learning significant. To achieve success, in this sense, motivation, is a prime factor for the success of their goals in their pedagogical practice.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesMascarenhas, Suely Aparecida do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753Leal, Fabiana Soares Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7990271056067788Borges, Célio Joséhttp://lattes.cnpq.br/8265409596842772Silva, Adriana Lúcia Leal dahttp://lattes.cnpq.br/8208976306473397https://orcid.org/0000-0002-3582-78632019-01-17T13:38:45Z2018-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Adriana Lúcia Leal da. Fatores motivacionais à prática das aulas de educação física dos estudantes do ensino médio, das escolas públicas estaduais da cidade de Humaitá-AM. 2018.174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Humaitá, Amazonas, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-06T14:05:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6867Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-06T14:05:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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