Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Renata Arbo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87665
Resumo: Esse estudo trata de uma pesquisa de caráter descritivo, com o objetivo de identificar e compreender o que leva os estudantes do Ensino Médio a motivarem-se ou não pelas aulas de Educação Física. Busco investigar as causas que impedem a maior participação deles nas aulas de Educação Física, nesta etapa de ensino. A partir de breve experiência na área, foi possível observar o baixo interesse de muitos jovens em se envolver nas aulas de educação física no contexto escolar. Diante de tantas transformações nos aspectos biopsicossociais que ocorrem nessa importante fase da vida, é fundamental que o professor, ciente das necessidades e características dos adolescentes, favoreça e os incentive a participação nas aulas propostas na Educação Física. O trabalho de natureza descritiva se utilizou de observações de aulas deste componente curricular e grupos de discussão com estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, de duas escolas da rede estadual do município de Guaíba/RS. Nestes grupos de discussão, os alunos apresentaram diversos motivos para a falta de motivação para a prática da Educação Física: preguiça, desinteresse, horário da aula. Os motivos que levam à participação foram diferentes nas duas escolas, principalmente no que se refere ao professor como agente de motivação. Em uma escola a motivação intrínseca (benefícios da prática) e na outra a motivação extrínseca (recompensa) prevaleceram. O conhecimento dos motivos que levam a participação ou a não participação dos estudantes nas aulas de Educação Física é de suma importância para os professores da disciplina, pois possibilita levar em consideração essas informações para delinear os conteúdos, as estratégias e os objetivos das aulas, visando maior adesão e aproveitamento dos alunos.
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