Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87665 |
Resumo: | Esse estudo trata de uma pesquisa de caráter descritivo, com o objetivo de identificar e compreender o que leva os estudantes do Ensino Médio a motivarem-se ou não pelas aulas de Educação Física. Busco investigar as causas que impedem a maior participação deles nas aulas de Educação Física, nesta etapa de ensino. A partir de breve experiência na área, foi possível observar o baixo interesse de muitos jovens em se envolver nas aulas de educação física no contexto escolar. Diante de tantas transformações nos aspectos biopsicossociais que ocorrem nessa importante fase da vida, é fundamental que o professor, ciente das necessidades e características dos adolescentes, favoreça e os incentive a participação nas aulas propostas na Educação Física. O trabalho de natureza descritiva se utilizou de observações de aulas deste componente curricular e grupos de discussão com estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, de duas escolas da rede estadual do município de Guaíba/RS. Nestes grupos de discussão, os alunos apresentaram diversos motivos para a falta de motivação para a prática da Educação Física: preguiça, desinteresse, horário da aula. Os motivos que levam à participação foram diferentes nas duas escolas, principalmente no que se refere ao professor como agente de motivação. Em uma escola a motivação intrínseca (benefícios da prática) e na outra a motivação extrínseca (recompensa) prevaleceram. O conhecimento dos motivos que levam a participação ou a não participação dos estudantes nas aulas de Educação Física é de suma importância para os professores da disciplina, pois possibilita levar em consideração essas informações para delinear os conteúdos, as estratégias e os objetivos das aulas, visando maior adesão e aproveitamento dos alunos. |
id |
UFRGS-2_3c65d24c95e88b586c45f72643851b9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87665 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meneses, Renata ArboWittizorecki, Elisandro Schultz2014-02-25T01:53:04Z2013http://hdl.handle.net/10183/87665000911755Esse estudo trata de uma pesquisa de caráter descritivo, com o objetivo de identificar e compreender o que leva os estudantes do Ensino Médio a motivarem-se ou não pelas aulas de Educação Física. Busco investigar as causas que impedem a maior participação deles nas aulas de Educação Física, nesta etapa de ensino. A partir de breve experiência na área, foi possível observar o baixo interesse de muitos jovens em se envolver nas aulas de educação física no contexto escolar. Diante de tantas transformações nos aspectos biopsicossociais que ocorrem nessa importante fase da vida, é fundamental que o professor, ciente das necessidades e características dos adolescentes, favoreça e os incentive a participação nas aulas propostas na Educação Física. O trabalho de natureza descritiva se utilizou de observações de aulas deste componente curricular e grupos de discussão com estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, de duas escolas da rede estadual do município de Guaíba/RS. Nestes grupos de discussão, os alunos apresentaram diversos motivos para a falta de motivação para a prática da Educação Física: preguiça, desinteresse, horário da aula. Os motivos que levam à participação foram diferentes nas duas escolas, principalmente no que se refere ao professor como agente de motivação. Em uma escola a motivação intrínseca (benefícios da prática) e na outra a motivação extrínseca (recompensa) prevaleceram. O conhecimento dos motivos que levam a participação ou a não participação dos estudantes nas aulas de Educação Física é de suma importância para os professores da disciplina, pois possibilita levar em consideração essas informações para delinear os conteúdos, as estratégias e os objetivos das aulas, visando maior adesão e aproveitamento dos alunos.This study is a descriptive research which aim is to identify and comprehend what factors lead high school students to motivate themselves or not by Physical Education classes. I intend to figure out the causes that prevent them of greater participation in Physical Education classes at secondary school. Based on my brief experience in this field, it was possible to observe the low interest of many teenagers to engage in the classes in the school context. Since numerous biopsycosocial changes happen at this important period of life, it is essential that the teacher is aware of the needs and characteristics of adolescents, besides promoting and encouraging class participation proposed in Physical Education. This study has utilized class observations and discussion groups evolving students enrolled in two Public State high schools in the city of Guaíba, Rio Grande do Sul, southern Brazil. In these groups, students presented several reasons for the lack of motivation to practice Physical Education, for example laziness, disinterest and the class time. The reasons for participation were different in the two schools, especially related to the teacher as an agent of motivation. In one school, intrinsic motivation (benefits of the practice) and in other extrinsic motivation (reward) prevailed. The knowledge of why participation or non-participation of students in Physical Education classes is extremely important to this course teachers, as it allows to take into account this information to outline contents, strategies and objectives of lessons, aiming greater involvement and student achievement.application/pdfporMotivaçãoAtividade físicaEducação física escolarHigh schoolPhysical educationMotivationStudentsFatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911755.pdf000911755.pdfTexto completoapplication/pdf497594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87665/1/000911755.pdff5a7357bfcf93026b4449d234d75b21fMD51TEXT000911755.pdf.txt000911755.pdf.txtExtracted Texttext/plain110790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87665/2/000911755.pdf.txt8b13cd5731c955ec59f72bd4aa647439MD52THUMBNAIL000911755.pdf.jpg000911755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87665/3/000911755.pdf.jpg4c5881a2b47a44129235060f177e4589MD5310183/876652022-06-17 04:46:36.457883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87665Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:46:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio |
title |
Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio |
spellingShingle |
Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio Meneses, Renata Arbo Motivação Atividade física Educação física escolar High school Physical education Motivation Students |
title_short |
Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio |
title_full |
Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio |
title_fullStr |
Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio |
title_sort |
Fatores motivacionais para a prática de educação física escolar de estudantes de ensino médio |
author |
Meneses, Renata Arbo |
author_facet |
Meneses, Renata Arbo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Renata Arbo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
contributor_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Atividade física Educação física escolar |
topic |
Motivação Atividade física Educação física escolar High school Physical education Motivation Students |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
High school Physical education Motivation Students |
description |
Esse estudo trata de uma pesquisa de caráter descritivo, com o objetivo de identificar e compreender o que leva os estudantes do Ensino Médio a motivarem-se ou não pelas aulas de Educação Física. Busco investigar as causas que impedem a maior participação deles nas aulas de Educação Física, nesta etapa de ensino. A partir de breve experiência na área, foi possível observar o baixo interesse de muitos jovens em se envolver nas aulas de educação física no contexto escolar. Diante de tantas transformações nos aspectos biopsicossociais que ocorrem nessa importante fase da vida, é fundamental que o professor, ciente das necessidades e características dos adolescentes, favoreça e os incentive a participação nas aulas propostas na Educação Física. O trabalho de natureza descritiva se utilizou de observações de aulas deste componente curricular e grupos de discussão com estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, de duas escolas da rede estadual do município de Guaíba/RS. Nestes grupos de discussão, os alunos apresentaram diversos motivos para a falta de motivação para a prática da Educação Física: preguiça, desinteresse, horário da aula. Os motivos que levam à participação foram diferentes nas duas escolas, principalmente no que se refere ao professor como agente de motivação. Em uma escola a motivação intrínseca (benefícios da prática) e na outra a motivação extrínseca (recompensa) prevaleceram. O conhecimento dos motivos que levam a participação ou a não participação dos estudantes nas aulas de Educação Física é de suma importância para os professores da disciplina, pois possibilita levar em consideração essas informações para delinear os conteúdos, as estratégias e os objetivos das aulas, visando maior adesão e aproveitamento dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-25T01:53:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87665 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911755 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87665 |
identifier_str_mv |
000911755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87665/1/000911755.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87665/2/000911755.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87665/3/000911755.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5a7357bfcf93026b4449d234d75b21f 8b13cd5731c955ec59f72bd4aa647439 4c5881a2b47a44129235060f177e4589 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447120993320960 |