Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5555 |
Resumo: | O atual cenário mundial tem levado os gestores a repensarem a maneira como os processos da organização são trabalhados. Desta forma, integrar os processos de negócios com o uso de tecnologias disponíveis, pode ser um grande aliado na promoção de maior flexibilidade e rapidez na execução de suas operações, pois com a concorrência cada vez mais acirrada, fica difícil garantir menor tempo na produção ou solução de determinado produto ou serviço sem uma proposta de melhoria desses processos e sem o uso de ferramentas adequadas que deem condições de promover essas melhorias. O objetivo desta pesquisa é propor melhorias nos processos de negócios da Coordenação de Infraestrutura de Redes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas, nas dimensões qualidade, segurança e disponibilidade. Para atingir esses objetivos, foram realizadas reuniões e entrevistas, observação de campo, análise de documentação existente, coletas de evidências. Aplicado o método brainstorming para chegar aos cinco processos críticos, e a metodologia de análise hierárquica de processos (AHP) para a escolha dos dois processos mais críticos. Realizada uma análise mais refinada para entender os pontos mais críticos desses processos, tais como: gargalos, retrabalhos, redundâncias, atrasos e esperas, bem como identificar se havia necessidade de aumentar os recursos, e por último, foi construído o novo fluxo dos processos: Indisponibilidade de rede e serviços, e o de Indisponibilidade do sistema SIE, utilizando a ferramenta Bizagi com proporções à interligação do novo esquema a uma ferramenta de monitoramento. Concluiu-se que a pesquisa conseguiu atingir o seu objetivo principal, tendo em vista que foram apresentadas as propostas de melhorias através da BPM, os processos da Coordenação de Infraestrutura foram consequentemente analisados, mapeados, redesenhados e sugerida a sua melhoria. |
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Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do AmazonasProcessos de negóciosTecnologia da InformaçãoServiço PúblicoModelagem de ProcessosMapeamento de processosBusiness processesInformation TechnologyPublic serviceENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOO atual cenário mundial tem levado os gestores a repensarem a maneira como os processos da organização são trabalhados. Desta forma, integrar os processos de negócios com o uso de tecnologias disponíveis, pode ser um grande aliado na promoção de maior flexibilidade e rapidez na execução de suas operações, pois com a concorrência cada vez mais acirrada, fica difícil garantir menor tempo na produção ou solução de determinado produto ou serviço sem uma proposta de melhoria desses processos e sem o uso de ferramentas adequadas que deem condições de promover essas melhorias. O objetivo desta pesquisa é propor melhorias nos processos de negócios da Coordenação de Infraestrutura de Redes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas, nas dimensões qualidade, segurança e disponibilidade. Para atingir esses objetivos, foram realizadas reuniões e entrevistas, observação de campo, análise de documentação existente, coletas de evidências. Aplicado o método brainstorming para chegar aos cinco processos críticos, e a metodologia de análise hierárquica de processos (AHP) para a escolha dos dois processos mais críticos. Realizada uma análise mais refinada para entender os pontos mais críticos desses processos, tais como: gargalos, retrabalhos, redundâncias, atrasos e esperas, bem como identificar se havia necessidade de aumentar os recursos, e por último, foi construído o novo fluxo dos processos: Indisponibilidade de rede e serviços, e o de Indisponibilidade do sistema SIE, utilizando a ferramenta Bizagi com proporções à interligação do novo esquema a uma ferramenta de monitoramento. Concluiu-se que a pesquisa conseguiu atingir o seu objetivo principal, tendo em vista que foram apresentadas as propostas de melhorias através da BPM, os processos da Coordenação de Infraestrutura foram consequentemente analisados, mapeados, redesenhados e sugerida a sua melhoria.The current organizational context has led managers, both public and private, to rethink business processes. Integrate business processes with the use of available technologies can contribute to greater flexibility and speed in the execution of their operations. With the increasing demands it is difficult to ensure less time in producing a product or delivering a service without a proposal to improve these processes and without the use of proper tools that give conditions to promote such improvements. The objective of this research is to propose improvements in the coordination of Infrastructure Networks of Information Technology and Communication Center business processes (CTIC) of the Federal University of Amazonas, in dimensions quality, safety and availability. To achieve these objectives were carried out as well as meetings and interviews, field observation and document analysis. Brainstorming method to get the five critical processes, and methodology of hierarchical analysis process (AHP) to the choice of the two most critical process was applied. Performed a more refined analysis to understand the most critical points of these processes, such as bottlenecks, rework, redundancies, delays and waits, and identify whether there was a need to increase resources, and finally, the new flow of processes was built to the two processes, namely: network outage and services, and the availability of the SIE system. Using the Bizagi software it was proposed an interconnection of the new scheme with a monitoring tool. Finally, we presented the proposals for improvements through BPM and the processes of Infrastructure Coordination were therefore analyzed, mapped, redesigned and suggested improvement.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoMelo, Daniel Reis Armond dehttp://lattes.cnpq.br/0038720677709107Souza, Maria das Graças da Silvahttp://lattes.cnpq.br/35909348036908702017-03-07T10:52:00Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Maria das Graças da Silva. Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5555porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-03-08T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-03-08T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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