Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria das Graças da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3590934803690870
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5555
Resumo: O atual cenário mundial tem levado os gestores a repensarem a maneira como os processos da organização são trabalhados. Desta forma, integrar os processos de negócios com o uso de tecnologias disponíveis, pode ser um grande aliado na promoção de maior flexibilidade e rapidez na execução de suas operações, pois com a concorrência cada vez mais acirrada, fica difícil garantir menor tempo na produção ou solução de determinado produto ou serviço sem uma proposta de melhoria desses processos e sem o uso de ferramentas adequadas que deem condições de promover essas melhorias. O objetivo desta pesquisa é propor melhorias nos processos de negócios da Coordenação de Infraestrutura de Redes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas, nas dimensões qualidade, segurança e disponibilidade. Para atingir esses objetivos, foram realizadas reuniões e entrevistas, observação de campo, análise de documentação existente, coletas de evidências. Aplicado o método brainstorming para chegar aos cinco processos críticos, e a metodologia de análise hierárquica de processos (AHP) para a escolha dos dois processos mais críticos. Realizada uma análise mais refinada para entender os pontos mais críticos desses processos, tais como: gargalos, retrabalhos, redundâncias, atrasos e esperas, bem como identificar se havia necessidade de aumentar os recursos, e por último, foi construído o novo fluxo dos processos: Indisponibilidade de rede e serviços, e o de Indisponibilidade do sistema SIE, utilizando a ferramenta Bizagi com proporções à interligação do novo esquema a uma ferramenta de monitoramento. Concluiu-se que a pesquisa conseguiu atingir o seu objetivo principal, tendo em vista que foram apresentadas as propostas de melhorias através da BPM, os processos da Coordenação de Infraestrutura foram consequentemente analisados, mapeados, redesenhados e sugerida a sua melhoria.
id UFAM_1c18ab523cb0fffbc78e97271c7372d5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5555
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do AmazonasProcessos de negóciosTecnologia da InformaçãoServiço PúblicoModelagem de ProcessosMapeamento de processosBusiness processesInformation TechnologyPublic serviceENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOO atual cenário mundial tem levado os gestores a repensarem a maneira como os processos da organização são trabalhados. Desta forma, integrar os processos de negócios com o uso de tecnologias disponíveis, pode ser um grande aliado na promoção de maior flexibilidade e rapidez na execução de suas operações, pois com a concorrência cada vez mais acirrada, fica difícil garantir menor tempo na produção ou solução de determinado produto ou serviço sem uma proposta de melhoria desses processos e sem o uso de ferramentas adequadas que deem condições de promover essas melhorias. O objetivo desta pesquisa é propor melhorias nos processos de negócios da Coordenação de Infraestrutura de Redes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas, nas dimensões qualidade, segurança e disponibilidade. Para atingir esses objetivos, foram realizadas reuniões e entrevistas, observação de campo, análise de documentação existente, coletas de evidências. Aplicado o método brainstorming para chegar aos cinco processos críticos, e a metodologia de análise hierárquica de processos (AHP) para a escolha dos dois processos mais críticos. Realizada uma análise mais refinada para entender os pontos mais críticos desses processos, tais como: gargalos, retrabalhos, redundâncias, atrasos e esperas, bem como identificar se havia necessidade de aumentar os recursos, e por último, foi construído o novo fluxo dos processos: Indisponibilidade de rede e serviços, e o de Indisponibilidade do sistema SIE, utilizando a ferramenta Bizagi com proporções à interligação do novo esquema a uma ferramenta de monitoramento. Concluiu-se que a pesquisa conseguiu atingir o seu objetivo principal, tendo em vista que foram apresentadas as propostas de melhorias através da BPM, os processos da Coordenação de Infraestrutura foram consequentemente analisados, mapeados, redesenhados e sugerida a sua melhoria.The current organizational context has led managers, both public and private, to rethink business processes. Integrate business processes with the use of available technologies can contribute to greater flexibility and speed in the execution of their operations. With the increasing demands it is difficult to ensure less time in producing a product or delivering a service without a proposal to improve these processes and without the use of proper tools that give conditions to promote such improvements. The objective of this research is to propose improvements in the coordination of Infrastructure Networks of Information Technology and Communication Center business processes (CTIC) of the Federal University of Amazonas, in dimensions quality, safety and availability. To achieve these objectives were carried out as well as meetings and interviews, field observation and document analysis. Brainstorming method to get the five critical processes, and methodology of hierarchical analysis process (AHP) to the choice of the two most critical process was applied. Performed a more refined analysis to understand the most critical points of these processes, such as bottlenecks, rework, redundancies, delays and waits, and identify whether there was a need to increase resources, and finally, the new flow of processes was built to the two processes, namely: network outage and services, and the availability of the SIE system. Using the Bizagi software it was proposed an interconnection of the new scheme with a monitoring tool. Finally, we presented the proposals for improvements through BPM and the processes of Infrastructure Coordination were therefore analyzed, mapped, redesigned and suggested improvement.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoMelo, Daniel Reis Armond dehttp://lattes.cnpq.br/0038720677709107Souza, Maria das Graças da Silvahttp://lattes.cnpq.br/35909348036908702017-03-07T10:52:00Z2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Maria das Graças da Silva. Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5555porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-03-08T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-03-08T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
title Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
spellingShingle Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
Souza, Maria das Graças da Silva
Processos de negócios
Tecnologia da Informação
Serviço Público
Modelagem de Processos
Mapeamento de processos
Business processes
Information Technology
Public service
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
title_full Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
title_fullStr Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
title_full_unstemmed Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
title_sort Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas
author Souza, Maria das Graças da Silva
author_facet Souza, Maria das Graças da Silva
http://lattes.cnpq.br/3590934803690870
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3590934803690870
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Daniel Reis Armond de
http://lattes.cnpq.br/0038720677709107
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria das Graças da Silva
http://lattes.cnpq.br/3590934803690870
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de negócios
Tecnologia da Informação
Serviço Público
Modelagem de Processos
Mapeamento de processos
Business processes
Information Technology
Public service
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Processos de negócios
Tecnologia da Informação
Serviço Público
Modelagem de Processos
Mapeamento de processos
Business processes
Information Technology
Public service
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description O atual cenário mundial tem levado os gestores a repensarem a maneira como os processos da organização são trabalhados. Desta forma, integrar os processos de negócios com o uso de tecnologias disponíveis, pode ser um grande aliado na promoção de maior flexibilidade e rapidez na execução de suas operações, pois com a concorrência cada vez mais acirrada, fica difícil garantir menor tempo na produção ou solução de determinado produto ou serviço sem uma proposta de melhoria desses processos e sem o uso de ferramentas adequadas que deem condições de promover essas melhorias. O objetivo desta pesquisa é propor melhorias nos processos de negócios da Coordenação de Infraestrutura de Redes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas, nas dimensões qualidade, segurança e disponibilidade. Para atingir esses objetivos, foram realizadas reuniões e entrevistas, observação de campo, análise de documentação existente, coletas de evidências. Aplicado o método brainstorming para chegar aos cinco processos críticos, e a metodologia de análise hierárquica de processos (AHP) para a escolha dos dois processos mais críticos. Realizada uma análise mais refinada para entender os pontos mais críticos desses processos, tais como: gargalos, retrabalhos, redundâncias, atrasos e esperas, bem como identificar se havia necessidade de aumentar os recursos, e por último, foi construído o novo fluxo dos processos: Indisponibilidade de rede e serviços, e o de Indisponibilidade do sistema SIE, utilizando a ferramenta Bizagi com proporções à interligação do novo esquema a uma ferramenta de monitoramento. Concluiu-se que a pesquisa conseguiu atingir o seu objetivo principal, tendo em vista que foram apresentadas as propostas de melhorias através da BPM, os processos da Coordenação de Infraestrutura foram consequentemente analisados, mapeados, redesenhados e sugerida a sua melhoria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
2017-03-07T10:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria das Graças da Silva. Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5555
identifier_str_mv SOUZA, Maria das Graças da Silva. Melhoria nos processos de negócios do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Amazonas. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732020324007936