A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4064370979318410
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282
Resumo: Esta disserta??o registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a forma??o docente, com uma delimita??o de tema sobre a forma??o continuada de professores de Qu?mica. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a forma??o continuada ? impactante para a pr?tica docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na import?ncia em refletir sobre a forma??o de professores de Qu?mica e sua continuidade, pois s?o esses os agentes, em ?ltima inst?ncia, respons?veis por ensinar esse conhecimento, cujo ? imprescind?vel para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a forma??o continuada, ofertada pelo Estado ou n?o, impacta a doc?ncia em qu?mica, a partir da opini?o dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execu??o houve a aplica??o de uma rubrica sobre as impress?es dos professores de Qu?mica quanto ao impacto da forma??o continuada em sua pr?tica docente, uma rubrica para avalia??o de planos de aula do terceiro semestre das turmas ?s quais os part?cipes lecionam e um roteiro estruturado de entrevista. O estudo ocorreu em Santar?m, PA, com 6 professores de Qu?mica da rede p?blica de Ensino M?dio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a forma??o continuada ? muito impactante para a doc?ncia de Qu?mica, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos para os alunos, conforme indicado pelos pr?prios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas.
id UFAM_201748fbd8a51dc150c92d32e2c1c55e
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/10282
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?...CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICAProfessorQu?micaForma??o continuadaEnsino m?dioEsta disserta??o registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a forma??o docente, com uma delimita??o de tema sobre a forma??o continuada de professores de Qu?mica. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a forma??o continuada ? impactante para a pr?tica docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na import?ncia em refletir sobre a forma??o de professores de Qu?mica e sua continuidade, pois s?o esses os agentes, em ?ltima inst?ncia, respons?veis por ensinar esse conhecimento, cujo ? imprescind?vel para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a forma??o continuada, ofertada pelo Estado ou n?o, impacta a doc?ncia em qu?mica, a partir da opini?o dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execu??o houve a aplica??o de uma rubrica sobre as impress?es dos professores de Qu?mica quanto ao impacto da forma??o continuada em sua pr?tica docente, uma rubrica para avalia??o de planos de aula do terceiro semestre das turmas ?s quais os part?cipes lecionam e um roteiro estruturado de entrevista. O estudo ocorreu em Santar?m, PA, com 6 professores de Qu?mica da rede p?blica de Ensino M?dio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a forma??o continuada ? muito impactante para a doc?ncia de Qu?mica, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos para os alunos, conforme indicado pelos pr?prios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas.This dissertation records the findings of a field study carried out in 2023, whose theme was teacher training, with a delimitation of the theme on the continued training of Chemistry teachers. The problem question that guided the study was: does continuing education have an impact on teaching practice? The justification for carrying out suchan initiative lies in the importance of reflecting on the training of Chemistry teachers and its continuity, as these are the agents, ultimately, esponsible for teaching this knowledge, which is essential for the entire society. The general objective of the research was to describe how continuing education, whether offered by the State or not, impacts chemistry teaching, based on the opinion of the subject's teachers. The research typified as descriptive and transversal, had a quantitative-qualitative approach and for its execution there was the application of a rubric on the impressions of Chemistry teachers regarding the impact of continued training on their teaching practice, a rubric for evaluating plans of third semester class of the classes in which the participants teach and a structured interview guide. The study took place in Santar?m, PA, with 6 Chemistry teachers from the public high school network, in the second semester of 2023. The results showed that continued training is very impactful for Chemistry teaching, as it provides educational knowledge that brings positive results for students, as indicated by the teachers themselves. However, some of the teachers noticed that some of their needs and expectations were not met.FAPEAM - Funda??o de Amparo ? Pesquisa do Estado do AmazonasSim, uma vez que o conhecimento a qual o docente busca atrav?s da forma??o continuada, tende a melhorar cada vez mais o processo ensino aprendizagem.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ci?ncias ExatasBrasilUFAMPrograma de P?s-gradua??o em Qu?micaSouza, Renato Henriques dehttps://lattes.cnpq.br/1108446279263711Antunes , Ettore ParedesSantos , Lilian Cristiane Almeida dosLima, Daniel da Silvahttp://lattes.cnpq.br/40643709793184102024-08-15T18:55:32Z2024-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Daniel da Silva. A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?. 2024. 112 f. Disserta??o (Mestrado em Qu?mica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-08-16T05:05:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/10282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-08-16T05:05:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
title A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
spellingShingle A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
Lima, Daniel da Silva
.
.
.
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
Professor
Qu?mica
Forma??o continuada
Ensino m?dio
title_short A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
title_full A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
title_fullStr A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
title_full_unstemmed A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
title_sort A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
author Lima, Daniel da Silva
author_facet Lima, Daniel da Silva
http://lattes.cnpq.br/4064370979318410
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4064370979318410
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renato Henriques de
https://lattes.cnpq.br/1108446279263711
Antunes , Ettore Paredes
Santos , Lilian Cristiane Almeida dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniel da Silva
http://lattes.cnpq.br/4064370979318410
dc.subject.por.fl_str_mv .
.
.
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
Professor
Qu?mica
Forma??o continuada
Ensino m?dio
topic .
.
.
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
Professor
Qu?mica
Forma??o continuada
Ensino m?dio
description Esta disserta??o registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a forma??o docente, com uma delimita??o de tema sobre a forma??o continuada de professores de Qu?mica. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a forma??o continuada ? impactante para a pr?tica docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na import?ncia em refletir sobre a forma??o de professores de Qu?mica e sua continuidade, pois s?o esses os agentes, em ?ltima inst?ncia, respons?veis por ensinar esse conhecimento, cujo ? imprescind?vel para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a forma??o continuada, ofertada pelo Estado ou n?o, impacta a doc?ncia em qu?mica, a partir da opini?o dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execu??o houve a aplica??o de uma rubrica sobre as impress?es dos professores de Qu?mica quanto ao impacto da forma??o continuada em sua pr?tica docente, uma rubrica para avalia??o de planos de aula do terceiro semestre das turmas ?s quais os part?cipes lecionam e um roteiro estruturado de entrevista. O estudo ocorreu em Santar?m, PA, com 6 professores de Qu?mica da rede p?blica de Ensino M?dio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a forma??o continuada ? muito impactante para a doc?ncia de Qu?mica, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos para os alunos, conforme indicado pelos pr?prios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-15T18:55:32Z
2024-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Daniel da Silva. A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?. 2024. 112 f. Disserta??o (Mestrado em Qu?mica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282
identifier_str_mv LIMA, Daniel da Silva. A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?. 2024. 112 f. Disserta??o (Mestrado em Qu?mica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ci?ncias Exatas
Brasil
UFAM
Programa de P?s-gradua??o em Qu?mica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ci?ncias Exatas
Brasil
UFAM
Programa de P?s-gradua??o em Qu?mica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731995937275904