A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282 |
Resumo: | Esta disserta??o registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a forma??o docente, com uma delimita??o de tema sobre a forma??o continuada de professores de Qu?mica. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a forma??o continuada ? impactante para a pr?tica docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na import?ncia em refletir sobre a forma??o de professores de Qu?mica e sua continuidade, pois s?o esses os agentes, em ?ltima inst?ncia, respons?veis por ensinar esse conhecimento, cujo ? imprescind?vel para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a forma??o continuada, ofertada pelo Estado ou n?o, impacta a doc?ncia em qu?mica, a partir da opini?o dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execu??o houve a aplica??o de uma rubrica sobre as impress?es dos professores de Qu?mica quanto ao impacto da forma??o continuada em sua pr?tica docente, uma rubrica para avalia??o de planos de aula do terceiro semestre das turmas ?s quais os part?cipes lecionam e um roteiro estruturado de entrevista. O estudo ocorreu em Santar?m, PA, com 6 professores de Qu?mica da rede p?blica de Ensino M?dio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a forma??o continuada ? muito impactante para a doc?ncia de Qu?mica, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos para os alunos, conforme indicado pelos pr?prios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas. |
id |
UFAM_201748fbd8a51dc150c92d32e2c1c55e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/10282 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?...CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICAProfessorQu?micaForma??o continuadaEnsino m?dioEsta disserta??o registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a forma??o docente, com uma delimita??o de tema sobre a forma??o continuada de professores de Qu?mica. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a forma??o continuada ? impactante para a pr?tica docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na import?ncia em refletir sobre a forma??o de professores de Qu?mica e sua continuidade, pois s?o esses os agentes, em ?ltima inst?ncia, respons?veis por ensinar esse conhecimento, cujo ? imprescind?vel para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a forma??o continuada, ofertada pelo Estado ou n?o, impacta a doc?ncia em qu?mica, a partir da opini?o dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execu??o houve a aplica??o de uma rubrica sobre as impress?es dos professores de Qu?mica quanto ao impacto da forma??o continuada em sua pr?tica docente, uma rubrica para avalia??o de planos de aula do terceiro semestre das turmas ?s quais os part?cipes lecionam e um roteiro estruturado de entrevista. O estudo ocorreu em Santar?m, PA, com 6 professores de Qu?mica da rede p?blica de Ensino M?dio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a forma??o continuada ? muito impactante para a doc?ncia de Qu?mica, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos para os alunos, conforme indicado pelos pr?prios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas.This dissertation records the findings of a field study carried out in 2023, whose theme was teacher training, with a delimitation of the theme on the continued training of Chemistry teachers. The problem question that guided the study was: does continuing education have an impact on teaching practice? The justification for carrying out suchan initiative lies in the importance of reflecting on the training of Chemistry teachers and its continuity, as these are the agents, ultimately, esponsible for teaching this knowledge, which is essential for the entire society. The general objective of the research was to describe how continuing education, whether offered by the State or not, impacts chemistry teaching, based on the opinion of the subject's teachers. The research typified as descriptive and transversal, had a quantitative-qualitative approach and for its execution there was the application of a rubric on the impressions of Chemistry teachers regarding the impact of continued training on their teaching practice, a rubric for evaluating plans of third semester class of the classes in which the participants teach and a structured interview guide. The study took place in Santar?m, PA, with 6 Chemistry teachers from the public high school network, in the second semester of 2023. The results showed that continued training is very impactful for Chemistry teaching, as it provides educational knowledge that brings positive results for students, as indicated by the teachers themselves. However, some of the teachers noticed that some of their needs and expectations were not met.FAPEAM - Funda??o de Amparo ? Pesquisa do Estado do AmazonasSim, uma vez que o conhecimento a qual o docente busca atrav?s da forma??o continuada, tende a melhorar cada vez mais o processo ensino aprendizagem.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ci?ncias ExatasBrasilUFAMPrograma de P?s-gradua??o em Qu?micaSouza, Renato Henriques dehttps://lattes.cnpq.br/1108446279263711Antunes , Ettore ParedesSantos , Lilian Cristiane Almeida dosLima, Daniel da Silvahttp://lattes.cnpq.br/40643709793184102024-08-15T18:55:32Z2024-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Daniel da Silva. A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?. 2024. 112 f. Disserta??o (Mestrado em Qu?mica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-08-16T05:05:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/10282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-08-16T05:05:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par? |
title |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par? |
spellingShingle |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par? Lima, Daniel da Silva . . . CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Professor Qu?mica Forma??o continuada Ensino m?dio |
title_short |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par? |
title_full |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par? |
title_fullStr |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par? |
title_full_unstemmed |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par? |
title_sort |
A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par? |
author |
Lima, Daniel da Silva |
author_facet |
Lima, Daniel da Silva http://lattes.cnpq.br/4064370979318410 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4064370979318410 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Renato Henriques de https://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Antunes , Ettore Paredes Santos , Lilian Cristiane Almeida dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniel da Silva http://lattes.cnpq.br/4064370979318410 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. . . CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Professor Qu?mica Forma??o continuada Ensino m?dio |
topic |
. . . CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Professor Qu?mica Forma??o continuada Ensino m?dio |
description |
Esta disserta??o registra os achados de um estudo de campo realizado em 2023, cujo tema foi a forma??o docente, com uma delimita??o de tema sobre a forma??o continuada de professores de Qu?mica. A pergunta-problema que dirigiu o estudo foi: a forma??o continuada ? impactante para a pr?tica docente? A justificativa em realizar tal iniciativa reside na import?ncia em refletir sobre a forma??o de professores de Qu?mica e sua continuidade, pois s?o esses os agentes, em ?ltima inst?ncia, respons?veis por ensinar esse conhecimento, cujo ? imprescind?vel para toda a sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi descrever como a forma??o continuada, ofertada pelo Estado ou n?o, impacta a doc?ncia em qu?mica, a partir da opini?o dos professores da disciplina. A pesquisa tipificada como descritiva e transversal, contou com uma abordagem quanti-qualitativa e para sua execu??o houve a aplica??o de uma rubrica sobre as impress?es dos professores de Qu?mica quanto ao impacto da forma??o continuada em sua pr?tica docente, uma rubrica para avalia??o de planos de aula do terceiro semestre das turmas ?s quais os part?cipes lecionam e um roteiro estruturado de entrevista. O estudo ocorreu em Santar?m, PA, com 6 professores de Qu?mica da rede p?blica de Ensino M?dio, no segundo semestre de 2023. Os resultados mostraram que a forma??o continuada ? muito impactante para a doc?ncia de Qu?mica, por oportunizar saberes educacionais que trazem resultados positivos para os alunos, conforme indicado pelos pr?prios professores. Contudo, em uma parcela dos professores foi notada a carecia de terem algumas de suas necessidades e expectativas atendidas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-15T18:55:32Z 2024-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Daniel da Silva. A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?. 2024. 112 f. Disserta??o (Mestrado em Qu?mica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282 |
identifier_str_mv |
LIMA, Daniel da Silva. A forma??o continuada e a doc?ncia em qu?mica no ensino m?dio da rede estadual do munic?pio de Santar?m - Par?. 2024. 112 f. Disserta??o (Mestrado em Qu?mica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ci?ncias Exatas Brasil UFAM Programa de P?s-gradua??o em Qu?mica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ci?ncias Exatas Brasil UFAM Programa de P?s-gradua??o em Qu?mica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809731995937275904 |