Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2691 |
Resumo: | A presente pesquisa teve sua origem entrela?ada ? hist?ria de vida do autor da pesquisa, o qual teve o interesse despertado pelo tema a partir das aulas e discuss?es desenvolvidas durante a disciplina de Pr?tica Profissional III, no Curso de Licenciatura em Qu?mica do IFPB ? Campus Sousa. Inquieto, passou a refletir mais sobre o tema e guiou-se pelo seguinte problema de pesquisa: qual a import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de Qu?mica para estudantes do Ensino M?dio? Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como principal objetivo compreender a import?ncia do ensino de Qu?mica no modelo CTS no ensino m?dio. Especificamente, objetivou-se fomentar as discuss?es sobre os contributos da abordagem CTS para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio; refletir sobre as rela??es entre ci?ncia, tecnologia, sociedade e suas implica??es para o ensino de Qu?mica; e apresentar o enfoque CTS como uma proposta que rompe com velhos paradigmas que entendem a Qu?mica como neutra e linear. No que tange ao processo metodol?gico, optou-se pela revis?o bibliogr?fica, de car?ter qualitativo e descritivo, a partir de leituras pertinentes ? tem?tica em quest?o. Como resultado obtido, pontua-se que as discuss?es a partir do enfoque CTS se constituem como motivadoras por favorecerem a contextualiza??o dos conte?dos, oportunizando o ensino de Qu?mica de forma mais atraente e curiosa. Al?m disso, favorece ?s percep??es da disciplina Qu?mica ser vista como conte?do pol?tico e social, capaz de promover transforma??o social atrav?s do ensino. |
id |
IFPB_0d31145e83cb2843df280a2b00d825ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2691 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
DANTAS, Dami?o da Silva2023-01-06T10:22:58Z2023-01-06T10:22:58Z2021-05-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2691A presente pesquisa teve sua origem entrela?ada ? hist?ria de vida do autor da pesquisa, o qual teve o interesse despertado pelo tema a partir das aulas e discuss?es desenvolvidas durante a disciplina de Pr?tica Profissional III, no Curso de Licenciatura em Qu?mica do IFPB ? Campus Sousa. Inquieto, passou a refletir mais sobre o tema e guiou-se pelo seguinte problema de pesquisa: qual a import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de Qu?mica para estudantes do Ensino M?dio? Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como principal objetivo compreender a import?ncia do ensino de Qu?mica no modelo CTS no ensino m?dio. Especificamente, objetivou-se fomentar as discuss?es sobre os contributos da abordagem CTS para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio; refletir sobre as rela??es entre ci?ncia, tecnologia, sociedade e suas implica??es para o ensino de Qu?mica; e apresentar o enfoque CTS como uma proposta que rompe com velhos paradigmas que entendem a Qu?mica como neutra e linear. No que tange ao processo metodol?gico, optou-se pela revis?o bibliogr?fica, de car?ter qualitativo e descritivo, a partir de leituras pertinentes ? tem?tica em quest?o. Como resultado obtido, pontua-se que as discuss?es a partir do enfoque CTS se constituem como motivadoras por favorecerem a contextualiza??o dos conte?dos, oportunizando o ensino de Qu?mica de forma mais atraente e curiosa. Al?m disso, favorece ?s percep??es da disciplina Qu?mica ser vista como conte?do pol?tico e social, capaz de promover transforma??o social atrav?s do ensino.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T10:22:58Z No. of bitstreams: 2 Dami?o Dantas - Termo de Autoriza??o.pdf: 387162 bytes, checksum: ce3f1e3a4e04af0b81a3995ad674df42 (MD5) Dami?o Dantas - TCC.pdf: 622646 bytes, checksum: 1369eb521d3e2cdf6e238bc87ae2f180 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T10:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dami?o Dantas - Termo de Autoriza??o.pdf: 387162 bytes, checksum: ce3f1e3a4e04af0b81a3995ad674df42 (MD5) Dami?o Dantas - TCC.pdf: 622646 bytes, checksum: 1369eb521d3e2cdf6e238bc87ae2f180 (MD5) Previous issue date: 2021-05-12CTSEnsino de qu?micaEnsino m?dioImport?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?ficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALDami?o Dantas - TCC.pdfDami?o Dantas - TCC.pdfapplication/pdf622646http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2691/2/Dami%C3%A3o+Dantas+-+TCC.pdf1369eb521d3e2cdf6e238bc87ae2f180MD52Dami?o Dantas - Termo de Autoriza??o.pdfDami?o Dantas - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf387162http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2691/1/Dami%C3%A3o+Dantas+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdfce3f1e3a4e04af0b81a3995ad674df42MD51177683/26912023-01-09 10:25:22.494oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-09T13:25:22Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica |
title |
Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica |
spellingShingle |
Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica DANTAS, Dami?o da Silva CTS Ensino de qu?mica Ensino m?dio |
title_short |
Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica |
title_full |
Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica |
title_fullStr |
Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica |
title_full_unstemmed |
Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica |
title_sort |
Import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de qu?mica: uma revis?o bibliogr?fica |
author |
DANTAS, Dami?o da Silva |
author_facet |
DANTAS, Dami?o da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, Dami?o da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS Ensino de qu?mica Ensino m?dio |
topic |
CTS Ensino de qu?mica Ensino m?dio |
description |
A presente pesquisa teve sua origem entrela?ada ? hist?ria de vida do autor da pesquisa, o qual teve o interesse despertado pelo tema a partir das aulas e discuss?es desenvolvidas durante a disciplina de Pr?tica Profissional III, no Curso de Licenciatura em Qu?mica do IFPB ? Campus Sousa. Inquieto, passou a refletir mais sobre o tema e guiou-se pelo seguinte problema de pesquisa: qual a import?ncia do enfoque Ci?ncia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino de Qu?mica para estudantes do Ensino M?dio? Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como principal objetivo compreender a import?ncia do ensino de Qu?mica no modelo CTS no ensino m?dio. Especificamente, objetivou-se fomentar as discuss?es sobre os contributos da abordagem CTS para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio; refletir sobre as rela??es entre ci?ncia, tecnologia, sociedade e suas implica??es para o ensino de Qu?mica; e apresentar o enfoque CTS como uma proposta que rompe com velhos paradigmas que entendem a Qu?mica como neutra e linear. No que tange ao processo metodol?gico, optou-se pela revis?o bibliogr?fica, de car?ter qualitativo e descritivo, a partir de leituras pertinentes ? tem?tica em quest?o. Como resultado obtido, pontua-se que as discuss?es a partir do enfoque CTS se constituem como motivadoras por favorecerem a contextualiza??o dos conte?dos, oportunizando o ensino de Qu?mica de forma mais atraente e curiosa. Al?m disso, favorece ?s percep??es da disciplina Qu?mica ser vista como conte?do pol?tico e social, capaz de promover transforma??o social atrav?s do ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T10:22:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-06T10:22:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2691 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2691/2/Dami%C3%A3o+Dantas+-+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2691/1/Dami%C3%A3o+Dantas+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1369eb521d3e2cdf6e238bc87ae2f180 ce3f1e3a4e04af0b81a3995ad674df42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447024218112 |