Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Tamirys Adriane Mendes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2037839997190467
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7579
Resumo: Este Projeto tem como objetivo geral “Analisar de que maneira uma metodologia que utiliza como estratégia a interdisciplinaridade poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no Corpo Humano; parte do seguinte problema científico “De que maneira uma Metodologia, com estratégia interdisciplinar de Física e Biologia, poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no corpo humano?”; que nos remeteu as seguintes questões norteadoras: 1) Que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade para o estudo da energia no corpo humano?; 2) Que proposta metodológica interdisciplinar poderia ser desenhada para o estudo da Energia no Corpo Humano?; 3) Quais estratégias interdisciplinares estão sendo utilizadas pelos professores de Física e biologia em sala de aula?; 4) De que Maneira a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo interdisciplinar da Energia no corpo humano?; e que para tal temos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade voltada para o estudo da Energia no Corpo Humano; 2) Desenhar uma proposta metodológica que utilize a interdisciplinaridade para o estudo da Energia no Corpo Humano;3) Fazer o levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; 4) Analisar como a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo da Energia no Corpo Humano; que será realizado em quatro momentos: No primeiro momento, foi feita uma sondagem inicial, através de uma pesquisa bibliográfica; no segundo momento, fez-se o desenho de uma metodologia que utilizou como estratégia de ensino a interdisciplinaridade de Física e Biologia para o estudo da Energia no Corpo Humano. no terceiro momento, fez-se levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; e no quarto momento, fez-se a implementação da proposta metodológica desenhada para analisar a sua efetividade ao estudo da Energia no Corpo Humano; para a coleta de dados utilizou-se: no terceiro momento, uma entrevista inicial de perguntas abertas com os professores e no quarto momento um uma entrevista final com os professores e um questionário estruturado inicial e final com os alunos antes e após a implementação. Para verificar a aprendizagem, fez-se em cada uma das três atividades uma avaliação inicial e final; e o tratamento dos dados foi através de: 1) Análise de Conteúdo e Categorização para as entrevistas de perguntas abertas; 2) Análise Estatística, com utilização da escala Likert para os questionários estruturados e uso do programa Excel para a construção dos gráficos e interpretação das respostas dos alunos nos questionários; 3) Quadro de associação de ideias, para as análises cruzadas, 4) Tamanho de Efeito da teoria de Cohen (d) para medir o grau de significância. Traz como contribuição Científica o desenho de uma proposta interdisciplinar para utilização em sala de aula. A justificativa dessa pesquisa é pelo interesse da melhoria da qualidade do ensino; pela contribuição com uma estratégia de aplicação interdisciplinar ao estudo da energia no corpo humano; e proporcionar discussões para novas pesquisas e propostas didático-pedagógicas. Desta forma defendemos que “Uma estratégia interdisciplinar de Física e biologia pode contribuir significativamente para o estudo da energia no corpo humano”, e os resultados que esperamos alcançar é que a metodologia desenhada contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Física e biologia.
id UFAM_26eba17120519ee4f7110630c9799494
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7579
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humanoAn interdisciplinary approach to Physics and Biology as a strategy for the study of energy in the human bodyEnsino - MetodologiaBiologia - EnsinoFísica - EnsinoCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAInterdisciplinaridadeEnsino-aprendizagemBiologia e FísicaMetodologia de EnsinoEste Projeto tem como objetivo geral “Analisar de que maneira uma metodologia que utiliza como estratégia a interdisciplinaridade poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no Corpo Humano; parte do seguinte problema científico “De que maneira uma Metodologia, com estratégia interdisciplinar de Física e Biologia, poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no corpo humano?”; que nos remeteu as seguintes questões norteadoras: 1) Que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade para o estudo da energia no corpo humano?; 2) Que proposta metodológica interdisciplinar poderia ser desenhada para o estudo da Energia no Corpo Humano?; 3) Quais estratégias interdisciplinares estão sendo utilizadas pelos professores de Física e biologia em sala de aula?; 4) De que Maneira a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo interdisciplinar da Energia no corpo humano?; e que para tal temos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade voltada para o estudo da Energia no Corpo Humano; 2) Desenhar uma proposta metodológica que utilize a interdisciplinaridade para o estudo da Energia no Corpo Humano;3) Fazer o levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; 4) Analisar como a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo da Energia no Corpo Humano; que será realizado em quatro momentos: No primeiro momento, foi feita uma sondagem inicial, através de uma pesquisa bibliográfica; no segundo momento, fez-se o desenho de uma metodologia que utilizou como estratégia de ensino a interdisciplinaridade de Física e Biologia para o estudo da Energia no Corpo Humano. no terceiro momento, fez-se levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; e no quarto momento, fez-se a implementação da proposta metodológica desenhada para analisar a sua efetividade ao estudo da Energia no Corpo Humano; para a coleta de dados utilizou-se: no terceiro momento, uma entrevista inicial de perguntas abertas com os professores e no quarto momento um uma entrevista final com os professores e um questionário estruturado inicial e final com os alunos antes e após a implementação. Para verificar a aprendizagem, fez-se em cada uma das três atividades uma avaliação inicial e final; e o tratamento dos dados foi através de: 1) Análise de Conteúdo e Categorização para as entrevistas de perguntas abertas; 2) Análise Estatística, com utilização da escala Likert para os questionários estruturados e uso do programa Excel para a construção dos gráficos e interpretação das respostas dos alunos nos questionários; 3) Quadro de associação de ideias, para as análises cruzadas, 4) Tamanho de Efeito da teoria de Cohen (d) para medir o grau de significância. Traz como contribuição Científica o desenho de uma proposta interdisciplinar para utilização em sala de aula. A justificativa dessa pesquisa é pelo interesse da melhoria da qualidade do ensino; pela contribuição com uma estratégia de aplicação interdisciplinar ao estudo da energia no corpo humano; e proporcionar discussões para novas pesquisas e propostas didático-pedagógicas. Desta forma defendemos que “Uma estratégia interdisciplinar de Física e biologia pode contribuir significativamente para o estudo da energia no corpo humano”, e os resultados que esperamos alcançar é que a metodologia desenhada contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Física e biologia.This project has as its general objective "To analyze how a methodology that uses interdisciplinarity as a strategy could contribute to the improvement of the study of Energy in the Human Body; part of the following scientific problem "How could a Methodology, with interdisciplinary strategy of Physics and Biology, contribute to the improvement of the study of Energy in the human body?"; who referred us to the following guiding questions: 1) What research uses interdisciplinarity to study energy in the human body?; 2) What interdisciplinary methodological proposal could be designed for the study of Energy in the Human Body?; 3) What interdisciplinary strategies are being used by physics and biology teachers in the classroom?; 4) How could the proposal drawn contribute to the interdisciplinary study of Energy in the human body?; and that to do so we have the following specific objectives: 1) Identify that research uses interdisciplinarity aimed at the study of Energy in the Human Body; 2) To design a methodological proposal that uses interdisciplinarity for the study of Energy in the Human Body;3) To survey the use or not of interdisciplinarity as a didactic strategy by physics and biology teachers; 4) Analyze how the proposal drawn could contribute to the study of Energy in the Human Body; which will be carried out in four moments: At first, an initial survey was conducted through a bibliographic research; at the second moment, a methodology was designed that used as a teaching strategy the interdisciplinarity of Physics and Biology for the study of Energy in the Human Body. in the third moment, we surveyed the use of interdisciplinarity or not as a didactic strategy by physics and biology teachers; and in the fourth moment, the methodological proposal designed to analyze its effectiveness to the study of Energy in the Human Body was implemented; for data collection, an initial interview of open questions with teachers was used and in the fourth moment a final interview with teachers and an initial and final structured questionnaire with students before and after Implementation. To verify learning, an initial and final evaluation was performed in each of the three activities; and the processing of the data was through: 1) Content Analysis and Categorization for open question interviews; 2) Statistical Analysis, using the Likert scale for structured questionnaires and use of the Excel program for the construction of graphs and interpretation of students' responses in questionnaires; 3) Frame of association of ideas, for cross-analysis, 4) Effect Size of Cohen theory (d) to measure the degree of significance. It brings as scientific contribution the design of an interdisciplinary proposal for use in the classroom. The justification of this research is in the interest of improving the quality of teaching; contribution with an interdisciplinary application strategy to the study of energy in the human body; and provide discussions for new research and didactic-pedagogical proposals. Thus we argue that "An interdisciplinary strategy of Physics and biology can contribute significantly to the study of energy in the human body", and the results that we hope to achieve is that the methodology designed contributes to the process of teaching-learning of Physics and biology.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaGil, Antonio Xavierhttp://lattes.cnpq.br/5057484902608817Souza, Renato Henrique dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Gonçalves, Carolina Brandãohttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351Maciel, Tamirys Adriane Mendeshttp://lattes.cnpq.br/20378399971904672019-12-26T20:03:19Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, Tamirys Adriane Mendes. Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-27T05:03:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7579Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-27T05:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
An interdisciplinary approach to Physics and Biology as a strategy for the study of energy in the human body
title Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
spellingShingle Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
Maciel, Tamirys Adriane Mendes
Ensino - Metodologia
Biologia - Ensino
Física - Ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Ensino-aprendizagem
Biologia e Física
Metodologia de Ensino
title_short Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
title_full Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
title_fullStr Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
title_full_unstemmed Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
title_sort Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano
author Maciel, Tamirys Adriane Mendes
author_facet Maciel, Tamirys Adriane Mendes
http://lattes.cnpq.br/2037839997190467
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2037839997190467
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Antonio Xavier
http://lattes.cnpq.br/5057484902608817
Souza, Renato Henrique de
http://lattes.cnpq.br/1108446279263711
Gonçalves, Carolina Brandão
http://lattes.cnpq.br/8487067754847351
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Tamirys Adriane Mendes
http://lattes.cnpq.br/2037839997190467
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Metodologia
Biologia - Ensino
Física - Ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Ensino-aprendizagem
Biologia e Física
Metodologia de Ensino
topic Ensino - Metodologia
Biologia - Ensino
Física - Ensino
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Interdisciplinaridade
Ensino-aprendizagem
Biologia e Física
Metodologia de Ensino
description Este Projeto tem como objetivo geral “Analisar de que maneira uma metodologia que utiliza como estratégia a interdisciplinaridade poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no Corpo Humano; parte do seguinte problema científico “De que maneira uma Metodologia, com estratégia interdisciplinar de Física e Biologia, poderia contribuir para a melhoria do estudo da Energia no corpo humano?”; que nos remeteu as seguintes questões norteadoras: 1) Que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade para o estudo da energia no corpo humano?; 2) Que proposta metodológica interdisciplinar poderia ser desenhada para o estudo da Energia no Corpo Humano?; 3) Quais estratégias interdisciplinares estão sendo utilizadas pelos professores de Física e biologia em sala de aula?; 4) De que Maneira a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo interdisciplinar da Energia no corpo humano?; e que para tal temos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar que pesquisas utilizam a interdisciplinaridade voltada para o estudo da Energia no Corpo Humano; 2) Desenhar uma proposta metodológica que utilize a interdisciplinaridade para o estudo da Energia no Corpo Humano;3) Fazer o levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; 4) Analisar como a proposta desenhada poderia contribuir para o estudo da Energia no Corpo Humano; que será realizado em quatro momentos: No primeiro momento, foi feita uma sondagem inicial, através de uma pesquisa bibliográfica; no segundo momento, fez-se o desenho de uma metodologia que utilizou como estratégia de ensino a interdisciplinaridade de Física e Biologia para o estudo da Energia no Corpo Humano. no terceiro momento, fez-se levantamento do uso ou não da interdisciplinaridade como estratégia didática pelos professores de Física e Biologia; e no quarto momento, fez-se a implementação da proposta metodológica desenhada para analisar a sua efetividade ao estudo da Energia no Corpo Humano; para a coleta de dados utilizou-se: no terceiro momento, uma entrevista inicial de perguntas abertas com os professores e no quarto momento um uma entrevista final com os professores e um questionário estruturado inicial e final com os alunos antes e após a implementação. Para verificar a aprendizagem, fez-se em cada uma das três atividades uma avaliação inicial e final; e o tratamento dos dados foi através de: 1) Análise de Conteúdo e Categorização para as entrevistas de perguntas abertas; 2) Análise Estatística, com utilização da escala Likert para os questionários estruturados e uso do programa Excel para a construção dos gráficos e interpretação das respostas dos alunos nos questionários; 3) Quadro de associação de ideias, para as análises cruzadas, 4) Tamanho de Efeito da teoria de Cohen (d) para medir o grau de significância. Traz como contribuição Científica o desenho de uma proposta interdisciplinar para utilização em sala de aula. A justificativa dessa pesquisa é pelo interesse da melhoria da qualidade do ensino; pela contribuição com uma estratégia de aplicação interdisciplinar ao estudo da energia no corpo humano; e proporcionar discussões para novas pesquisas e propostas didático-pedagógicas. Desta forma defendemos que “Uma estratégia interdisciplinar de Física e biologia pode contribuir significativamente para o estudo da energia no corpo humano”, e os resultados que esperamos alcançar é que a metodologia desenhada contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Física e biologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26T20:03:19Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, Tamirys Adriane Mendes. Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7579
identifier_str_mv MACIEL, Tamirys Adriane Mendes. Uma abordagem interdisciplinar de Física e Biologia como estratégia para o estudo de energia no corpo humano. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732038068011008