Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Marcos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113
Resumo: Tendo em vista o consenso atual no mundo acadêmico que as metodologias tradicionais de ensino não promovem a aprendizagem significativa e que tais metodologias podem justificar o baixo rendimento dos estudantes do ensino médio. O problema motivador do presente estudo foi que o baixo rendimento dos estudantes no ensino médio pode estar relacionado à limitação das metodologias tradicionais de ensino. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo contribuir para a discussão mediante mapeamento bibliográfico as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem de biologia. Para o detalhamento do desenvolvimento metodológico da pesquisa, a revisão sistemática da literatura utilizada é do tipo qualitativa, buscando-se uma elaboração singular dos significados e das particularidades situacionais expostos pela observação da investigação, em lugar da elaboração meramente quantitativa de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes.
id UNIVASF-2_b2d2bb44e1dbac853073aca256f3c563
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1113
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologiaBibliographic survey on methodologies acivas and their contributions in biology teachingMetodologias ativasEnsino de biologiaTendo em vista o consenso atual no mundo acadêmico que as metodologias tradicionais de ensino não promovem a aprendizagem significativa e que tais metodologias podem justificar o baixo rendimento dos estudantes do ensino médio. O problema motivador do presente estudo foi que o baixo rendimento dos estudantes no ensino médio pode estar relacionado à limitação das metodologias tradicionais de ensino. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo contribuir para a discussão mediante mapeamento bibliográfico as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem de biologia. Para o detalhamento do desenvolvimento metodológico da pesquisa, a revisão sistemática da literatura utilizada é do tipo qualitativa, buscando-se uma elaboração singular dos significados e das particularidades situacionais expostos pela observação da investigação, em lugar da elaboração meramente quantitativa de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes.BrasilUNIVASFMartins, Eriksonhttp://lattes.cnpq.br/9218832533350792Santos, João Marcos2024-01-16T20:28:34Z2024-01-16T20:28:34Z2024-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113porreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-18T17:59:17Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1113Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:17Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
Bibliographic survey on methodologies acivas and their contributions in biology teaching
title Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
spellingShingle Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
Santos, João Marcos
Metodologias ativas
Ensino de biologia
title_short Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
title_full Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
title_fullStr Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
title_full_unstemmed Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
title_sort Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
author Santos, João Marcos
author_facet Santos, João Marcos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Erikson
http://lattes.cnpq.br/9218832533350792
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Ensino de biologia
topic Metodologias ativas
Ensino de biologia
description Tendo em vista o consenso atual no mundo acadêmico que as metodologias tradicionais de ensino não promovem a aprendizagem significativa e que tais metodologias podem justificar o baixo rendimento dos estudantes do ensino médio. O problema motivador do presente estudo foi que o baixo rendimento dos estudantes no ensino médio pode estar relacionado à limitação das metodologias tradicionais de ensino. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo contribuir para a discussão mediante mapeamento bibliográfico as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem de biologia. Para o detalhamento do desenvolvimento metodológico da pesquisa, a revisão sistemática da literatura utilizada é do tipo qualitativa, buscando-se uma elaboração singular dos significados e das particularidades situacionais expostos pela observação da investigação, em lugar da elaboração meramente quantitativa de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-16T20:28:34Z
2024-01-16T20:28:34Z
2024-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392447897862144