Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113 |
Resumo: | Tendo em vista o consenso atual no mundo acadêmico que as metodologias tradicionais de ensino não promovem a aprendizagem significativa e que tais metodologias podem justificar o baixo rendimento dos estudantes do ensino médio. O problema motivador do presente estudo foi que o baixo rendimento dos estudantes no ensino médio pode estar relacionado à limitação das metodologias tradicionais de ensino. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo contribuir para a discussão mediante mapeamento bibliográfico as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem de biologia. Para o detalhamento do desenvolvimento metodológico da pesquisa, a revisão sistemática da literatura utilizada é do tipo qualitativa, buscando-se uma elaboração singular dos significados e das particularidades situacionais expostos pela observação da investigação, em lugar da elaboração meramente quantitativa de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes. |
id |
UNIVASF-2_b2d2bb44e1dbac853073aca256f3c563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1113 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologiaBibliographic survey on methodologies acivas and their contributions in biology teachingMetodologias ativasEnsino de biologiaTendo em vista o consenso atual no mundo acadêmico que as metodologias tradicionais de ensino não promovem a aprendizagem significativa e que tais metodologias podem justificar o baixo rendimento dos estudantes do ensino médio. O problema motivador do presente estudo foi que o baixo rendimento dos estudantes no ensino médio pode estar relacionado à limitação das metodologias tradicionais de ensino. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo contribuir para a discussão mediante mapeamento bibliográfico as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem de biologia. Para o detalhamento do desenvolvimento metodológico da pesquisa, a revisão sistemática da literatura utilizada é do tipo qualitativa, buscando-se uma elaboração singular dos significados e das particularidades situacionais expostos pela observação da investigação, em lugar da elaboração meramente quantitativa de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes.BrasilUNIVASFMartins, Eriksonhttp://lattes.cnpq.br/9218832533350792Santos, João Marcos2024-01-16T20:28:34Z2024-01-16T20:28:34Z2024-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113porreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-18T17:59:17Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1113Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:17Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia Bibliographic survey on methodologies acivas and their contributions in biology teaching |
title |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia |
spellingShingle |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia Santos, João Marcos Metodologias ativas Ensino de biologia |
title_short |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia |
title_full |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia |
title_fullStr |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia |
title_sort |
Levantamento bibliográfico sobre as metodologias ativas e suas contribuições no ensino de biologia |
author |
Santos, João Marcos |
author_facet |
Santos, João Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Erikson http://lattes.cnpq.br/9218832533350792 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, João Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Ensino de biologia |
topic |
Metodologias ativas Ensino de biologia |
description |
Tendo em vista o consenso atual no mundo acadêmico que as metodologias tradicionais de ensino não promovem a aprendizagem significativa e que tais metodologias podem justificar o baixo rendimento dos estudantes do ensino médio. O problema motivador do presente estudo foi que o baixo rendimento dos estudantes no ensino médio pode estar relacionado à limitação das metodologias tradicionais de ensino. Diante do exposto o presente estudo tem como objetivo contribuir para a discussão mediante mapeamento bibliográfico as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem de biologia. Para o detalhamento do desenvolvimento metodológico da pesquisa, a revisão sistemática da literatura utilizada é do tipo qualitativa, buscando-se uma elaboração singular dos significados e das particularidades situacionais expostos pela observação da investigação, em lugar da elaboração meramente quantitativa de características e comportamentos. Para o estudo da revisão sistemática da literatura foram encontrados 13.382 trabalhos, sendo estes entre teses, dissertações e artigos. Para a delimitação dos trabalhos, utilizou-se as aspas, encontrando 4.088. Posteriormente, com a leitura dos títulos e fazendo uma correlação com os descritores, foram selecionados 100 trabalhos, e no final, com a leitura dos resumos e textos, passando para a última etapa, denominado portfólio, foram selecionados 07 trabalhos. Conclui-se que as dissertações, teses e artigos selecionados, evidenciam a diversidade de propostas de metodologias ativas utilizadas no ensino de biologia, as quais permitem melhorias no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma significativa no processo de formação dos estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-16T20:28:34Z 2024-01-16T20:28:34Z 2024-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392447897862144 |