O Programa Universidade para Todos (Prouni) no contexto das políticas públicas de acesso ao ensino superior na cidade de Manaus-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Elourdiê Macena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6085868490964195, https://orcid.org/0000-0002-1344-7042
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9048
Resumo: Esta tese analisa o Programa Universidade para Todos (Prouni), que se insere na temática das políticas de expansão e acesso ao Ensino Superior. Tem como locus a Universidade Nilton Lins, instituição privada de Ensino Superior sem fins lucrativos, localizada na zona centro-sul da cidade. O objetivo geral consiste em verificar como se materializou o Programa Universidade para Todos na cidade de Manaus, tendo como escopo as políticas de expansão e acesso ao Ensino Superior na relação entre o público e o privado. O período da pesquisa foi compreendido entre 2010 e 2017, contextualizado em meio ao histórico de expansão das instituições privadas de Ensino Superior na cidade de Manaus/AM, a partir da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Tem como referência teórica o materialismo dialético, a partir da análise estrutural, e a dinâmica do capital onde se dão as condições históricas concretas para a expansão do ensino superior e a criação do Programa. A pesquisa foi ancorada nas seguintes etapas metodológicas: revisão de literatura; pesquisa bibliográfica, documental e estatística; levantamento de dados disponibilizados em sinopses e censos da Educação Superior divulgados em websites oficiais. Os dados revelaram que no período compreendido da pesquisa, 65% das instituições de Ensino Superior da cidade de Manaus estiveram cadastradas no Programa Universidade para Todos; que 38.334 bolsas de estudos foram ocupadas, sendo dessas 19.899 bolsas integrais e 18.435 bolsas parciais, o que correspondeu ao atendimento de 11,35% dos egressos do Ensino Médio da rede pública do Estado do Amazonas. Revelou também que os cursos de Bacharelado foram os prevalentes na ocupação dessas bolsas de estudos, com destaque para os cursos de bacharelado em Administração, Direito e Enfermagem. Os resultados confirmam que, além das bolsas de estudos terem sido ocupadas em cursos sem vagas ociosas, entre os ocupantes prevaleceram os cursos do período noturno. Os dados descortinados confirmam a tese que o Prouni, na cidade de Manaus, se materializou como uma política pública social de relevância para os jovens de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino da cidade de Manaus.
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spelling O Programa Universidade para Todos (Prouni) no contexto das políticas públicas de acesso ao ensino superior na cidade de Manaus-AMThe University for All (Prouni) program in the context of public policies for access to higher education in the city of Manaus-AMProuni (Programa) - AvaliaçãoBolsas de estudo - Política governamentalEnsino superior - Manaus (AM)CIENCIAS HUMANASProuniExpansão do ensino superiorPolíticas públicasEsta tese analisa o Programa Universidade para Todos (Prouni), que se insere na temática das políticas de expansão e acesso ao Ensino Superior. Tem como locus a Universidade Nilton Lins, instituição privada de Ensino Superior sem fins lucrativos, localizada na zona centro-sul da cidade. O objetivo geral consiste em verificar como se materializou o Programa Universidade para Todos na cidade de Manaus, tendo como escopo as políticas de expansão e acesso ao Ensino Superior na relação entre o público e o privado. O período da pesquisa foi compreendido entre 2010 e 2017, contextualizado em meio ao histórico de expansão das instituições privadas de Ensino Superior na cidade de Manaus/AM, a partir da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Tem como referência teórica o materialismo dialético, a partir da análise estrutural, e a dinâmica do capital onde se dão as condições históricas concretas para a expansão do ensino superior e a criação do Programa. A pesquisa foi ancorada nas seguintes etapas metodológicas: revisão de literatura; pesquisa bibliográfica, documental e estatística; levantamento de dados disponibilizados em sinopses e censos da Educação Superior divulgados em websites oficiais. Os dados revelaram que no período compreendido da pesquisa, 65% das instituições de Ensino Superior da cidade de Manaus estiveram cadastradas no Programa Universidade para Todos; que 38.334 bolsas de estudos foram ocupadas, sendo dessas 19.899 bolsas integrais e 18.435 bolsas parciais, o que correspondeu ao atendimento de 11,35% dos egressos do Ensino Médio da rede pública do Estado do Amazonas. Revelou também que os cursos de Bacharelado foram os prevalentes na ocupação dessas bolsas de estudos, com destaque para os cursos de bacharelado em Administração, Direito e Enfermagem. Os resultados confirmam que, além das bolsas de estudos terem sido ocupadas em cursos sem vagas ociosas, entre os ocupantes prevaleceram os cursos do período noturno. Os dados descortinados confirmam a tese que o Prouni, na cidade de Manaus, se materializou como uma política pública social de relevância para os jovens de baixa renda, oriundos da rede pública de ensino da cidade de Manaus.This thesis analyzes the Programa Universidade para Todos (Prouni), which is part of the theme of policies for expansion and access to Higher Education. Its locus is the Universidade Nilton Lins, a private non-profit Higher Education institution, located in the south-central area of the city. The general objective is to verify how the Programa Universidade para Todos materialized in the city of Manaus, having as scope the policies of expansion and access to Higher Education in the relationship between the public and the private. The period of the research was comprised between 2010 and 2017, contextualized in the middle of the history of expansion of private institutions of Higher Education in the city of Manaus/AM, from Law 9.394, of December 20, 1996, which instituted the Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Its theoretical reference is dialectical materialism, based on structural analysis, and the dynamics of capital, where the concrete historical conditions for the expansion of higher education and the creation of the Program take place. The research was anchored in the following methodological steps: literature review; bibliographic, documentary, and statistical research; survey of data made available in Higher Education synopses and censuses published on official websites. The data revealed that in the period covered by the research, 65% of the Higher Education institutions in the city of Manaus were registered in the Universidade para Todos Program; that 38,334 scholarships were occupied, of which 19,899 were full scholarships and 18,435 partial scholarships, which corresponded to 11.35% of high school graduates from public schools in the State of Amazonas. It also revealed that the Bachelor courses were the most prevalent in the occupation of these scholarships, with emphasis on the Bachelor courses in Administration, Law and Nursing. The results confirm that, in addition to the scholarships having been occupied in courses without vacant vacancies, among the occupants, the evening courses prevailed. The unveiled data confirm the thesis that Prouni, in the city of Manaus, materialized as a social public policy of relevance for low-income young people, coming from the public-school system in the city of Manaus.Esta tesis analiza la temática de las políticas de expansión y acceso a la Educación Superior en las que se inserta el Programa Universidad para Todoa (Prouni) y su materialización en la ciudad de Manaus / AM. Tiene como referencia la Universidad Nilton Lins, una institución de Educación Superior privada sin fines de lucro, ubicada en la zona centro-sur de la ciudad. Forma parte de la Línea de Investigación en Educación, Políticas Públicas y Desarrollo Regional del Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal del Amazonas (UFAM) y contó con el apoyo de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) . El objetivo general de la investigación es analizar cómo se materializó el Programa Universidad para Todos en la ciudad de Manaus, teniendo como alcance las políticas de expansión y acceso a la Educación Superior en la relación entre lo público y lo privado. El período de la investigación fue entre 2010 y 2017, contextualizado en medio de la historia de expansión de las instituciones privadas de Educación Superior en la ciudad de Manaus / AM a partir de la Ley 9.394, de 20 de diciembre de 1996 que instituyó los Lineamientos y Bases Educativas. Nacional (LDBEN). Su referencia teórica es el materialismo dialéctico basado en el análisis estructural y la dinámica del capital, donde se dan condiciones históricas concretas para la expansión de la educación superior y la creación del Programa. La investigación se basó en los siguientes pasos metodológicos: revisión de la literatura; investigación bibliográfica, documental y estadística; encuesta de datos disponibles en resúmenes y censos de educación superior publicados en sitios web oficiales. Los datos revelaron que en el período que abarca la investigación, el 65% de las instituciones de Educación Superior de la ciudad de Manaus estaban registradas en el Programa Universidad para Todos; que se ocuparon 38,334 becas, de las cuales 19,899 becas completas y 18,435 becas parciales, lo que correspondió a la asistencia del 11,35% de los egresados de secundaria de la red pública del Estado de Amazonas. También reveló que los cursos de Licenciatura fueron predominantes en la ocupación de estas becas, con énfasis en los cursos de Licenciatura en Administración, Derecho y Enfermería. Los resultados confirman que, además de haber sido ocupadas las becas en cursos sin vacantes, los ocupantes de los cursos nocturnos prevalecieron entre los ocupantes. Los datos revelados confirman la tesis de que Prouni, en la ciudad de Manaus, se materializó como una política pública social de relevancia para los jóvenes de escasos recursos, proveniente del sistema escolar público de la ciudad de Manaus.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorContei com o auxílio da funcionária Márcia Albuquerque, sem o qual não teria conseguido realizar o depósito. Muitas dificuldades em registrar o email para cadastrar a senha.Contei com o apoio atencioso da equipe da Divisão de Documentação da Biblioteca Central. Muito bom!Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoOliveira, Selma Suely Baçal dehttp://lattes.cnpq.br/5050471052673175Araujo, Ronaldo Marcos de LimaSalazar, Deuzilene MarquesMourão, Arminda Rachel BotelhoCorrêa, Elourdiê Macenahttp://lattes.cnpq.br/6085868490964195https://orcid.org/0000-0002-1344-70422022-09-08T13:59:50Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCORRÊA, Elourdiê Macena. O Programa Universidade para Todos (Prouni) no contexto das políticas públicas de acesso ao ensino superior na cidade de Manaus-AM. 2021. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM). 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9048porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-09-09T05:03:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-09-09T05:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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