Concepções (errôneas) de ciências de alunos de biologia
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8580 |
Resumo: | A sociedade contemporânea é amplamente influenciada pela ciência, no entanto há bastante difusão de preceitos errôneos sobre o conhecimento científico. Por um lado, há um aumento na quantidade de adeptos das pseudociências, como movimentos antivacina e negacionismo da ciência. Por outro, ideias dogmáticas sobre a universalidade, superioridade e neutralidade do conhecimento científico ainda encontram espaço no processo de ensino-aprendizagem, ganhando o nome de Positivismo Ingênuo, por ser uma concepção que nasce de um mero senso comum. Ambas as concepções indicam que há falhas no ensino de ciências em seu aspecto mais fundamental e filosófico, o que é preocupante no âmbito das universidades por estas formarem professores de ciências e pesquisadores. Dessa forma, o caminho epistemológico para a solução de tais problemáticas envolve o desenvolvimento de dois elementos indissociáveis: o Letramento Científico e o Pensamento Crítico. A aplicação desses elementos depende de um diagnóstico prévio que permita propor estratégias adequadas para a resolução dos problemas encontrados pelos estudantes. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar as concepções de ciência de graduandos em Ciências Biológicas, por meio de diferentes escalas quem medem o grau de crença em pseudociências, positivismo ingênuo, disposição ao pensamento crítico, motivação para a prática científica e força da fé religiosa. Através da comparação entre estudantes com graus de formação iniciantes, intermediários e avançados, foi identificado que não há diferença significativa entre essas categorias, demonstrando que o curso não tem efeito sobre as concepções errôneas. Comparações entre estudantes de Bacharelado e Licenciatura demonstram que também não há diferenças significativas entre essas duas modalidades, com exceção do positivismo ingênuo, para o qual os licenciandos demonstraram ter maior grau de crença. Os resultados demonstram que, no geral, o grau de crença nas concepções analisadas é elevado entre os estudantes das duas modalidades. Apesar de haver confiança na ciência e no pensamento crítico, isso não se reflete em grau menor de crença em concepções errôneas, revelando que há a necessidade de abordagens mais objetivas, expositivas e cientificamente embasadas sobre os problemas encontrados. |
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Concepções (errôneas) de ciências de alunos de biologiaBiology students' (mis)conceptions of scienceCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEMPseudociênciaPositivismoLetramento científicoNatureza da ciênciaPensamento críticoA sociedade contemporânea é amplamente influenciada pela ciência, no entanto há bastante difusão de preceitos errôneos sobre o conhecimento científico. Por um lado, há um aumento na quantidade de adeptos das pseudociências, como movimentos antivacina e negacionismo da ciência. Por outro, ideias dogmáticas sobre a universalidade, superioridade e neutralidade do conhecimento científico ainda encontram espaço no processo de ensino-aprendizagem, ganhando o nome de Positivismo Ingênuo, por ser uma concepção que nasce de um mero senso comum. Ambas as concepções indicam que há falhas no ensino de ciências em seu aspecto mais fundamental e filosófico, o que é preocupante no âmbito das universidades por estas formarem professores de ciências e pesquisadores. Dessa forma, o caminho epistemológico para a solução de tais problemáticas envolve o desenvolvimento de dois elementos indissociáveis: o Letramento Científico e o Pensamento Crítico. A aplicação desses elementos depende de um diagnóstico prévio que permita propor estratégias adequadas para a resolução dos problemas encontrados pelos estudantes. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar as concepções de ciência de graduandos em Ciências Biológicas, por meio de diferentes escalas quem medem o grau de crença em pseudociências, positivismo ingênuo, disposição ao pensamento crítico, motivação para a prática científica e força da fé religiosa. Através da comparação entre estudantes com graus de formação iniciantes, intermediários e avançados, foi identificado que não há diferença significativa entre essas categorias, demonstrando que o curso não tem efeito sobre as concepções errôneas. Comparações entre estudantes de Bacharelado e Licenciatura demonstram que também não há diferenças significativas entre essas duas modalidades, com exceção do positivismo ingênuo, para o qual os licenciandos demonstraram ter maior grau de crença. Os resultados demonstram que, no geral, o grau de crença nas concepções analisadas é elevado entre os estudantes das duas modalidades. Apesar de haver confiança na ciência e no pensamento crítico, isso não se reflete em grau menor de crença em concepções errôneas, revelando que há a necessidade de abordagens mais objetivas, expositivas e cientificamente embasadas sobre os problemas encontrados.The contemporary society is largely influenced by science, however erroneous precepts about scientific knowledge are widespread. On the one hand, there is an increase in the number of adherents of pseudosciences such as anti-vaccination movements and denial of science. On the other hand, dogmatic ideas about the universality, superiority and neutrality of scientific knowledge still find space in the teaching-learning process, earning the name “Naive Posi- tivism” for being a conception that is born of a mere common sense. Both conceptions indi- cate that there are fundamental and philosophical failures in the teaching of science aspects, which is worrisome in the scope of universities because they train science teachers and re- searchers. Thus, the epistemological path to the solution of such problems involves the devel- opment of two inseparable elements: Scientific Literacy and Critical Thinking. The applica- tion of these aspects depends on a previous diagnosis that allows us to propose adequate strategies to solve the problems found among students. Thus, this study aimed to analyze the conceptions of science of undergraduate students in Biological Sciences through different scales that measure the degree of belief in pseudosciences, naive positivism, critical thinking disposition, scientific practice motivation and strength of religious faith. By comparing begin- ners, intermediates and advanced level students, it was identified that there is no statistically significant difference between these categories, demonstrating that the course has no effect on misconceptions. Comparisons between Bachelor's and Licentiate's students show that there are no significant differences between these two modalities either, with the exception of naive positivism, where undergraduates showed a greater degree of belief. The results demonstrate that, in general, the degree of belief in the analyzed conceptions in this study is high among students of both modalities. Although there is confidence in science and critical thinking, this is not reflected to a lesser degree of belief in misconceptions, revealing that there is a need for more objective, expository and scientifically grounded approaches to the problems encountered.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Oda, Welton YudiCabral, Cinara Calvi AnicSouza, Daniel Victor Lima dehttp://lattes.cnpq.br/35126210853106412021-12-09T22:33:04Z2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Daniel Victor Lima de. Concepções (errôneas) de ciências de alunos de biologia. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-10T05:03:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-10T05:03:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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