A ditadura civil-militar de 1964 pelas lentes femininas: corpos e resistências em O pardal é um pássaro azul, de Heloneida Studart
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8410 |
Resumo: | A ditadura de 64 acarretou traumas à esfera social brasileira, sendo foco de reflexões em diferentes áreas da produção acadêmica, como nos estudos em Literatura. A proposta desta pesquisa é analisar o romance O pardal é um pássaro azul, da escritora cearense Heloneida Studart. Aprofundando a discussão, explicita-se como a ideia de corpo, relacionando-a ao contexto mencionado, desdobra-se no referido romance, apresentando, para esse objetivo, possíveis modalidades de corpo. Violência e resistência são outros pontos que contribuem para o desenvolvimento do estudo. Para tanto, observa-se as circunstâncias em que esses fenômenos vão sendo entrelaçados na teia narrativa da supracitada obra. Diferentes corpos são constituídos no romance e não sofrem as mesmas violências, buscando outras formas de resistência. Por isso, interpreta-se que a presença desses corpos diversos significa uma resposta à invisibilidade acarretada pelo pensamento dominante, reclamando por espaços que a eles foram negados. Com o desenvolvimento dos pontos definidos, perfaz-se que corpos e resistências são dois elementos que transcorrem todo o percurso de leitura do predito romance. Para a sustentação dos argumentos elaborados, busca-se as reflexões suscitadas por Regina Dalcastagnè, Jaime Ginzburg, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Judith Butler, James Green, Jacob Gorender e Lilia Schwarcz. |
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A ditadura civil-militar de 1964 pelas lentes femininas: corpos e resistências em O pardal é um pássaro azul, de Heloneida StudartViolência na literaturaDitadura na literaturaLINGUISTICA, LETRAS E ARTESHeloneida StudartDitaduraCorpoViolênciaResistênciaA ditadura de 64 acarretou traumas à esfera social brasileira, sendo foco de reflexões em diferentes áreas da produção acadêmica, como nos estudos em Literatura. A proposta desta pesquisa é analisar o romance O pardal é um pássaro azul, da escritora cearense Heloneida Studart. Aprofundando a discussão, explicita-se como a ideia de corpo, relacionando-a ao contexto mencionado, desdobra-se no referido romance, apresentando, para esse objetivo, possíveis modalidades de corpo. Violência e resistência são outros pontos que contribuem para o desenvolvimento do estudo. Para tanto, observa-se as circunstâncias em que esses fenômenos vão sendo entrelaçados na teia narrativa da supracitada obra. Diferentes corpos são constituídos no romance e não sofrem as mesmas violências, buscando outras formas de resistência. Por isso, interpreta-se que a presença desses corpos diversos significa uma resposta à invisibilidade acarretada pelo pensamento dominante, reclamando por espaços que a eles foram negados. Com o desenvolvimento dos pontos definidos, perfaz-se que corpos e resistências são dois elementos que transcorrem todo o percurso de leitura do predito romance. Para a sustentação dos argumentos elaborados, busca-se as reflexões suscitadas por Regina Dalcastagnè, Jaime Ginzburg, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Judith Butler, James Green, Jacob Gorender e Lilia Schwarcz.The military dictatorship of '64 caused traumas to the brazilian social sphere, being the focus of reflections in different areas of academic production, such as in studies in Literature. The purpose of the following research is to analyze the novel O pardal é um pássaro azul, by the writer Heloneida Studart, from the state of Ceará. Deepening the discussion, it becomes clear how the idea of the body related to the mentioned context unfolds in the novel, presenting, for this purpose, possible body modalities. Violence and resistance are other points that contribute to the development of the study. The circumstances in which these phenomena are intertwined in the narrative are observed. Different bodies are constituted in the novel and do not suffer the same violence, looking for other forms of resistance. For this reason, it is interpreted that the presence of these diverse bodies means a response to the invisibility brought by the dominant thought, complaining about spaces that were denied to them. With the development of the defined points, it is concluded that bodies and resistances are two elements that go through the entire reading path of the novel. To support the arguments elaborated, we seek the reflections raised by Regina Dalcastagnè, Jaime Ginzburg, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Judith Butler, James Green, Jacob Gorender and Lilia Schwarcz.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasZucolo, Nicia Petrecelihttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466Barreiros, Carlos Rogério DuarteOliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa deNobre, Edmilson de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/98930480603284622021-08-25T02:38:28Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOBRE, Edmilson de Oliveira. A ditadura civil-militar de 1964 pelas lentes femininas: corpos e resistências em O pardal é um pássaro azul, de Heloneida Studart. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-08-25T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-08-25T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A ditadura de 64 acarretou traumas à esfera social brasileira, sendo foco de reflexões em diferentes áreas da produção acadêmica, como nos estudos em Literatura. A proposta desta pesquisa é analisar o romance O pardal é um pássaro azul, da escritora cearense Heloneida Studart. Aprofundando a discussão, explicita-se como a ideia de corpo, relacionando-a ao contexto mencionado, desdobra-se no referido romance, apresentando, para esse objetivo, possíveis modalidades de corpo. Violência e resistência são outros pontos que contribuem para o desenvolvimento do estudo. Para tanto, observa-se as circunstâncias em que esses fenômenos vão sendo entrelaçados na teia narrativa da supracitada obra. Diferentes corpos são constituídos no romance e não sofrem as mesmas violências, buscando outras formas de resistência. Por isso, interpreta-se que a presença desses corpos diversos significa uma resposta à invisibilidade acarretada pelo pensamento dominante, reclamando por espaços que a eles foram negados. Com o desenvolvimento dos pontos definidos, perfaz-se que corpos e resistências são dois elementos que transcorrem todo o percurso de leitura do predito romance. Para a sustentação dos argumentos elaborados, busca-se as reflexões suscitadas por Regina Dalcastagnè, Jaime Ginzburg, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Judith Butler, James Green, Jacob Gorender e Lilia Schwarcz. |
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