Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Filadelfo da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0105382520322218, https://orcid.org/0000-0003-0930-1670
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8237
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a Aprendizagem Cooperativa apoiada por Realidade Aumentada como auxílio do Ensino de Química a partir de uma abordagem em Reações de Compostos Orgânicos. Para atingir os objetivos, utilizou-se um estudo com o intuito de verificar os benefícios que a RA trará para educação. A partir disso, foi desenvolvido um aplicativo de Realidade Aumentada com a utilização da técnica de Jigsaw I que permitiu o estudo em grupos com interações conjuntas entre professor e aluno. Também possibilitou ao estudante visualizar em três dimensões as reações orgânicas através de dispositivo móveis e marcadores. Os trabalhos em grupos permitiram as interações com resultantes nos aspectos cognitivos, com isso, foi trabalhado a partir de conceitos de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal ZDP. A apresentação e utilização desse estudo proporcionaram ao professor e ao aluno a capacidade de vivenciar uma nova forma de ensinar e aprender, com benefícios no rendimento escolar. Acreditamos que uma forma integrada de abordar o ensino de ciências, em que a Química dialoga com o professor, aluno e mediador de aprendizagem, ajuda a proporcionar ao estudante a construção de um pensamento Químico conciso que se ramifica em séries posteriores. Com este estudo foi possível verificar inicialmente que 31,4% dos alunos tinham um rendimento abaixo do esperado, ao fim do experimento reduziu-se para 9.2%, logo, a recuperação para o rendimento aceitável foi para 22,2% que conseguiram recuperar. No experimento 60% dos grupos de aprendizagem cooperativa conseguiram rendimento maior que outros grupos de aprendizagem. Este resultado destaca a importância de se trabalhar com estas perspectivas de aprendizagem, unindo trabalhos em grupos cooperativos e tecnologias atrativas que possam colaborar de forma eficaz para construção de conhecimento nas disciplinas escolares.
id UFAM_347bd12e46643a3c13251a4050811cc6
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8237
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de químicaCooperative learning supported by augmented reality in chemistry teachingEnsino de QuímicaReações de Compostos OrgânicosZona de Desenvolvimento ProximalProcesso de aprendizagemCooperative LearningCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAAprendizagem CooperativaQuímicaRealidade AumentadaO presente trabalho tem como objetivo analisar a Aprendizagem Cooperativa apoiada por Realidade Aumentada como auxílio do Ensino de Química a partir de uma abordagem em Reações de Compostos Orgânicos. Para atingir os objetivos, utilizou-se um estudo com o intuito de verificar os benefícios que a RA trará para educação. A partir disso, foi desenvolvido um aplicativo de Realidade Aumentada com a utilização da técnica de Jigsaw I que permitiu o estudo em grupos com interações conjuntas entre professor e aluno. Também possibilitou ao estudante visualizar em três dimensões as reações orgânicas através de dispositivo móveis e marcadores. Os trabalhos em grupos permitiram as interações com resultantes nos aspectos cognitivos, com isso, foi trabalhado a partir de conceitos de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal ZDP. A apresentação e utilização desse estudo proporcionaram ao professor e ao aluno a capacidade de vivenciar uma nova forma de ensinar e aprender, com benefícios no rendimento escolar. Acreditamos que uma forma integrada de abordar o ensino de ciências, em que a Química dialoga com o professor, aluno e mediador de aprendizagem, ajuda a proporcionar ao estudante a construção de um pensamento Químico conciso que se ramifica em séries posteriores. Com este estudo foi possível verificar inicialmente que 31,4% dos alunos tinham um rendimento abaixo do esperado, ao fim do experimento reduziu-se para 9.2%, logo, a recuperação para o rendimento aceitável foi para 22,2% que conseguiram recuperar. No experimento 60% dos grupos de aprendizagem cooperativa conseguiram rendimento maior que outros grupos de aprendizagem. Este resultado destaca a importância de se trabalhar com estas perspectivas de aprendizagem, unindo trabalhos em grupos cooperativos e tecnologias atrativas que possam colaborar de forma eficaz para construção de conhecimento nas disciplinas escolares.The present work aims to analyze cooperative learning supported by Augmented Reality as aid of Chemistry Teaching from an approach in Organic Compound Reactions. To achieve the objectives, a case study was used in order to verify the benefits that AR will bring to education. From this, an Augmented Reality application was developed using the Jigsaw I technique that allowed the study in groups with joint interactions between teacher and student. It also allowed the student to visualize in three dimensions the organic reactions through mobile devices and markers. The group studies allowed the interactions with resulting cognitive aspects, with this, it was worked from Vygotsky's concepts about the Proximal Development Zone PDZ. The presentation and use of this study provided the teacher and student with the ability to experience a new way of teaching and learning, with benefits in school performance. We believe that an integrated way of approaching science teaching, in which Chemistry dialogues with the teacher, student and learning mediator, helps to provide the student with the construction of a concise chemical thought that branches into later grades. With this study it was possible to initially verify that 31.4% of the students had a lower than expected income, at the end of the experiment it decreased to 9.2%, so the recovery for acceptable income was to 22.2% who were able to recover. In the experiment, 60% of the cooperative learning groups achieved higher income than other learning groups. This result highlights the importance of working with these learning perspectives, uniting work in cooperative groups and attractive technologies that can collaborate effectively to build knowledge in school disciplines.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasO trabalho é referente a uma abordagem, "Aprendizagem Cooperativa" foi criado um aplicativo utilizado na pesquisa.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaMagalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Souza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Santana, Genilson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3304605845319238Coelho, Filadelfo da Costahttp://lattes.cnpq.br/0105382520322218https://orcid.org/0000-0003-0930-16702021-04-26T23:02:26Z2021-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, Filadelfo da Costa. Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8237porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-04-27T05:04:04Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-04-27T05:04:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química
Cooperative learning supported by augmented reality in chemistry teaching
title Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química
spellingShingle Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química
Coelho, Filadelfo da Costa
Ensino de Química
Reações de Compostos Orgânicos
Zona de Desenvolvimento Proximal
Processo de aprendizagem
Cooperative Learning
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Aprendizagem Cooperativa
Química
Realidade Aumentada
title_short Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química
title_full Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química
title_fullStr Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química
title_sort Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química
author Coelho, Filadelfo da Costa
author_facet Coelho, Filadelfo da Costa
http://lattes.cnpq.br/0105382520322218
https://orcid.org/0000-0003-0930-1670
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0105382520322218
https://orcid.org/0000-0003-0930-1670
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães Netto, José Francisco de
http://lattes.cnpq.br/3958238119785924
Souza, Renato Henriques de
http://lattes.cnpq.br/1108446279263711
Santana, Genilson Pereira
http://lattes.cnpq.br/3304605845319238
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Filadelfo da Costa
http://lattes.cnpq.br/0105382520322218
https://orcid.org/0000-0003-0930-1670
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Reações de Compostos Orgânicos
Zona de Desenvolvimento Proximal
Processo de aprendizagem
Cooperative Learning
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Aprendizagem Cooperativa
Química
Realidade Aumentada
topic Ensino de Química
Reações de Compostos Orgânicos
Zona de Desenvolvimento Proximal
Processo de aprendizagem
Cooperative Learning
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Aprendizagem Cooperativa
Química
Realidade Aumentada
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a Aprendizagem Cooperativa apoiada por Realidade Aumentada como auxílio do Ensino de Química a partir de uma abordagem em Reações de Compostos Orgânicos. Para atingir os objetivos, utilizou-se um estudo com o intuito de verificar os benefícios que a RA trará para educação. A partir disso, foi desenvolvido um aplicativo de Realidade Aumentada com a utilização da técnica de Jigsaw I que permitiu o estudo em grupos com interações conjuntas entre professor e aluno. Também possibilitou ao estudante visualizar em três dimensões as reações orgânicas através de dispositivo móveis e marcadores. Os trabalhos em grupos permitiram as interações com resultantes nos aspectos cognitivos, com isso, foi trabalhado a partir de conceitos de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal ZDP. A apresentação e utilização desse estudo proporcionaram ao professor e ao aluno a capacidade de vivenciar uma nova forma de ensinar e aprender, com benefícios no rendimento escolar. Acreditamos que uma forma integrada de abordar o ensino de ciências, em que a Química dialoga com o professor, aluno e mediador de aprendizagem, ajuda a proporcionar ao estudante a construção de um pensamento Químico conciso que se ramifica em séries posteriores. Com este estudo foi possível verificar inicialmente que 31,4% dos alunos tinham um rendimento abaixo do esperado, ao fim do experimento reduziu-se para 9.2%, logo, a recuperação para o rendimento aceitável foi para 22,2% que conseguiram recuperar. No experimento 60% dos grupos de aprendizagem cooperativa conseguiram rendimento maior que outros grupos de aprendizagem. Este resultado destaca a importância de se trabalhar com estas perspectivas de aprendizagem, unindo trabalhos em grupos cooperativos e tecnologias atrativas que possam colaborar de forma eficaz para construção de conhecimento nas disciplinas escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T23:02:26Z
2021-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Filadelfo da Costa. Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8237
identifier_str_mv COELHO, Filadelfo da Costa. Aprendizagem cooperativa apoiada por realidade aumentada no ensino de química. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732043447205888