Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Miriam Cristina Covre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073
Resumo: Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método.
id UTFPR-7_dd94f9da3426c37f332de7be9aab38dc
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4073
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem CooperativaEnsino de Ciênciasjigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa.Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Broietti, Fabiele Cristiane DiasSouza, Miriam Cristina Covre de2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/407310.3895/rbect.v9n3.4073Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/4073Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
spellingShingle Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Ensino de Ciências
jigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa.
title_short Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_full Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_fullStr Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_full_unstemmed Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
title_sort Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
author Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author_facet Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Souza, Miriam Cristina Covre de
author_role author
author2 Souza, Miriam Cristina Covre de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Souza, Miriam Cristina Covre de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
jigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa.
topic Ensino de Ciências
jigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa.
description Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073
10.3895/rbect.v9n3.4073
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n3.4073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871912370176