Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073 |
Resumo: | Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método. |
id |
UTFPR-7_dd94f9da3426c37f332de7be9aab38dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4073 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem CooperativaEnsino de Ciênciasjigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa.Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Broietti, Fabiele Cristiane DiasSouza, Miriam Cristina Covre de2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/407310.3895/rbect.v9n3.4073Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/4073Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
spellingShingle |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa Broietti, Fabiele Cristiane Dias Ensino de Ciências jigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa. |
title_short |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_full |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_fullStr |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_full_unstemmed |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
title_sort |
Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa |
author |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
author_facet |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias Souza, Miriam Cristina Covre de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Miriam Cristina Covre de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias Souza, Miriam Cristina Covre de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências jigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa. |
topic |
Ensino de Ciências jigsaw, PIBID, reações químicas, aprendizagem cooperativa. |
description |
Este artigo descreve uma proposta de atividade baseada na aprendizagem cooperativa, usando o método Jigsaw. A atividade foi desenvolvida com bolsistas do projeto PIBID/Química de uma universidade pública do Paraná, na qual foram abordados conceitos de Reações Químicas e discutidas as possibilidades de implementação desse método em turmas do Ensino Médio. Os resultados obtidos por meio de questionário e discussão apontam que o método Jigsaw pode propiciar uma forma mais organizada de trabalho em grupos cooperativos, uma vez que os integrantes atuam com funções específicas e imprescindíveis ao grupo; oportunizar o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades, tais como fala, escrita, organização de ideias, resolução de conflitos de opinião; possibilitar condições de (re)significação conceitual, por meio das discussões nos distintos grupos (base e especialistas); contribuir para que os estudantes tenham um papel mais ativo no processo de aprendizagem; e estimular o papel de mediador do professor ao elaborar, organizar e desenvolver a proposta envolvendo o método. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073 10.3895/rbect.v9n3.4073 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n3.4073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4073/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871912370176 |