A Representação Social da docência pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: um diálogo com Bourdieu em um estudo do percurso no processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo Ricardo Freire de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7051119285918283
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4698
Resumo: O presente trabalho, à luz da Teoria das Representações Sociais e dos conceito de Campo e de Habitus, de Pierre Bourdieu, analisar a representação social da docência dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, na qual afigura-se, no ingresso do aluno, uma aversão à pedagogia enquanto docência e uma supervalorização do pedagogo especialista. Uma das teses defendidas aqui é que essa aversão deve-se à representação da desvalorização social do trabalho docente, no que diz respeito à desvalorização profissional, excesso de trabalho e baixa remuneração. Observou-se, no entanto, que ao final do curso são acrescentados à essa representação termos como amor, vocação, dom e compromisso, configurando uma visão mais romantizada da profissão docente. Busca-se compreender com essas mudanças ocorreram ao longo do processo de formação, identificando as suas variáveis e os elementos no processo de formação que estimulem a consciência e a superação. Para tal estudo, pesquisou-se acerca de como o curso de pedagogia da UFAM produz essa representação social, formando professores que não querem ser professores, a partir da análise do seu Projeto Político Pedagógico e Curricular. Com efeito, procurou-se definir alguns pressupostos para que o curso produza uma transformação na representação social, na qual o trabalho docente seja concebido nas dimensões das competências política, humana e técnica. Divide-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo, buscou-se delinear o referencial teórico da pesquisa, a partir da discussão de três eixos: o primeiro trata da relação entre o trabalho docente, da divisão do trabalho e a pedagogia, com o intuito de fundamentar a representação social da docência a partir destas três categorias. O segundo eixo busca trazer a discussão acerca da Teoria das Representações Sociais a partir de Moscovici, trazendo a Teoria do Núcleo Central, de Abric, buscando discutir seus principais conceitos e relacionando-os com o desenvolvimento desta pesquisa. No terceiro eixo, retomou-se os conceitos de campo e de “habitus”, de Pierre Bourdieu, relacionando-os com a teoria das Representações Sociais, na tentativa de alicerçar o corpo teórico da pesquisa, na análise dos dados coletados. No capítulo 2, descreve-se os procedimentos metodológicos desenvolvidos ao longo da pesquisa entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro de 2014. A coleta dos dados foi feito através da técnica de Evocação de Palavras, cuja análise foi feita utilizando o software Evoc-2000, e também através do Grupo Focal. No Capítulo 3 buscou-se fundamentar a questão da escolha profissional como um suporte para a compreensão desta representação inicial e de identificar pressupostos que justificassem a manutenção desta representação na que é apresentada pelos alunos ao final do curso. Por fim, no Capítulo 4, procurou-se a partir da análise do projeto político pedagógico e curricular do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas descrevendo o processo de transformação das representações sociais no percurso da formação, identificando as intervenções ocorrentes e ausentes no processo curricular, momento em que se chega à tese propriamente dita.
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Observou-se, no entanto, que ao final do curso são acrescentados à essa representação termos como amor, vocação, dom e compromisso, configurando uma visão mais romantizada da profissão docente. Busca-se compreender com essas mudanças ocorreram ao longo do processo de formação, identificando as suas variáveis e os elementos no processo de formação que estimulem a consciência e a superação. Para tal estudo, pesquisou-se acerca de como o curso de pedagogia da UFAM produz essa representação social, formando professores que não querem ser professores, a partir da análise do seu Projeto Político Pedagógico e Curricular. Com efeito, procurou-se definir alguns pressupostos para que o curso produza uma transformação na representação social, na qual o trabalho docente seja concebido nas dimensões das competências política, humana e técnica. Divide-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo, buscou-se delinear o referencial teórico da pesquisa, a partir da discussão de três eixos: o primeiro trata da relação entre o trabalho docente, da divisão do trabalho e a pedagogia, com o intuito de fundamentar a representação social da docência a partir destas três categorias. O segundo eixo busca trazer a discussão acerca da Teoria das Representações Sociais a partir de Moscovici, trazendo a Teoria do Núcleo Central, de Abric, buscando discutir seus principais conceitos e relacionando-os com o desenvolvimento desta pesquisa. No terceiro eixo, retomou-se os conceitos de campo e de “habitus”, de Pierre Bourdieu, relacionando-os com a teoria das Representações Sociais, na tentativa de alicerçar o corpo teórico da pesquisa, na análise dos dados coletados. No capítulo 2, descreve-se os procedimentos metodológicos desenvolvidos ao longo da pesquisa entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro de 2014. A coleta dos dados foi feito através da técnica de Evocação de Palavras, cuja análise foi feita utilizando o software Evoc-2000, e também através do Grupo Focal. No Capítulo 3 buscou-se fundamentar a questão da escolha profissional como um suporte para a compreensão desta representação inicial e de identificar pressupostos que justificassem a manutenção desta representação na que é apresentada pelos alunos ao final do curso. Por fim, no Capítulo 4, procurou-se a partir da análise do projeto político pedagógico e curricular do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas descrevendo o processo de transformação das representações sociais no percurso da formação, identificando as intervenções ocorrentes e ausentes no processo curricular, momento em que se chega à tese propriamente dita.This paper, based on the Theory of Social representations and concept of field and habitus of Pierre Bourdieu, analyze the social representation of teaching students of Faculty of Education of the Federal University of Amazonas, where it appears in the ticket student, an aversion to teaching and pedagogy as an overvaluation of the specialist teacher. One of the theses presented here is that this aversion is due to the representation of the social devaluation of teaching, with regard to professional devaluation, overwork and low pay. It was noted, however, that the course of the final are added to this representation terms like love, vocation, gift and commitment, setting a more romanticized vision of the teaching profession. We seek to understand with these changes occurred over the training process, identifying their variables and elements in the process of formation that stimulate awareness and overcoming. For this study, researched up about how the pedagogy course of UFAM produces this social representation, training teachers who do not want to be teachers, from the analysis of its Educational and Curricular Policy Project. In fact, we tried to set some conditions for the course produces a transformation in social representation, in which the teaching work is designed in the dimensions of political skills, human and technical. It is divided into four chapters. In the first chapter, we tried to outline the theoretical framework of the research, from the three-axis discussion: the first deals with the relationship between the teaching work, the division of labor and pedagogy, in order to support the social representation of teaching from these three categories. The second area seeks to bring the discussion on the Theory of Social Representations from Moscovici, bringing the Central Nucleus Theory of Abric, seeking discuss their key concepts and relating them to the development of this research. In the third axis, taken up the field and concepts of "habitus" of Pierre Bourdieu, relating them to the theory of social representations in an attempt to consolidate the theoretical framework of the research, the analysis of the collected data. In Chapter 2, the methodological procedures developed during the research described between the second half of 2013 and the first of 2014. Data collection was done through the evocation of words technique, whose analysis was done using the software Evoc- 2000, and also through the Focus Group. In Chapter 3 we sought to justify the issue of career choice as a support for the understanding of this initial representation and to identify assumptions that justify the maintenance of this representation in which is presented by the students after the course. Finally, in Chapter 4, it was also based on the analysis of the pedagogical and curricular political pedagogy course of the project of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas describing the process of transformation of social representations in the training course, identifying interventions occurring and missing in the curriculum process, at which time it comes to the thesis itself.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Pinheiro, Maria das Graças Sá PeixotoCosta, Claudia Regina Sampaio Fernandes daMoraes, Rosângela Dutra deSouza, Paulo Ricardo Freire dehttp://lattes.cnpq.br/70511192859182832015-11-05T13:31:59Z2015-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Paulo Ricardo Freire de. A Representação Social da docência pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: um diálogo com Bourdieu em um estudo do percurso no processo de formação. 2015. 177f. Tese ( Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4698porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:58:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4698Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:58:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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