Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292 |
Resumo: | As tecnologias precisam ser incorporadas na escola mediante um planejamento de estratégias adequadas para atuar como auxiliares na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor. Nesse contexto, esta pesquisa, embasada na teoria de construção de conhecimento de Jean Piaget, propôs o uso de um conjunto de recursos tecnológicos para o ensino de Ciências através de uma arquitetura pedagógica que estimule a interação entre os alunos de forma cooperativa, com o objetivo de desenvolver nos mesmos habilidades sociais e cognitivas do componente curricular de Ciências Naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, zona norte de Manaus-AM. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Ciências (APEC) utilizando técnicas cooperativas como revisão por pares e investigação em grupo, o WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem e foco em conteúdos de Física. O estudo foi dividido em três fases: Pré-intervenção (Fase diagnóstica); Intervenção (Fase de aplicação) e Pós-intervenção (Fase de avaliação). Os resultados obtidos evidenciaram que a APEC favoreceu o desenvolvimento de habilidades e competências específicas na área de Ciências da Natureza, pois através dela os alunos elaboraram projetos de aprendizagem cooperativa, criaram conteúdos (vídeos e web sites) sobre os assuntos investigados, interagiram e debateram através de ambientes virtuais de aprendizagem, assumindo o protagonismo do processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFAM_3de6c4e499f16b778440f7061e98cd6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8292 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de CiênciasHabilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM)CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOCooperaçãoConstrução de conhecimentoHabilidades sociais e cognitivasTecnologiasAs tecnologias precisam ser incorporadas na escola mediante um planejamento de estratégias adequadas para atuar como auxiliares na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor. Nesse contexto, esta pesquisa, embasada na teoria de construção de conhecimento de Jean Piaget, propôs o uso de um conjunto de recursos tecnológicos para o ensino de Ciências através de uma arquitetura pedagógica que estimule a interação entre os alunos de forma cooperativa, com o objetivo de desenvolver nos mesmos habilidades sociais e cognitivas do componente curricular de Ciências Naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, zona norte de Manaus-AM. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Ciências (APEC) utilizando técnicas cooperativas como revisão por pares e investigação em grupo, o WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem e foco em conteúdos de Física. O estudo foi dividido em três fases: Pré-intervenção (Fase diagnóstica); Intervenção (Fase de aplicação) e Pós-intervenção (Fase de avaliação). Os resultados obtidos evidenciaram que a APEC favoreceu o desenvolvimento de habilidades e competências específicas na área de Ciências da Natureza, pois através dela os alunos elaboraram projetos de aprendizagem cooperativa, criaram conteúdos (vídeos e web sites) sobre os assuntos investigados, interagiram e debateram através de ambientes virtuais de aprendizagem, assumindo o protagonismo do processo de ensino-aprendizagem.Digital technologies should be incorporated into schools through proper strategies that would act as support for both: student learning and teacher’s work. In this context, this research, based on Jean Piaget's theory of knowledge construction, proposed to use a set of technological resources for Science teaching brought out by a pedagogical architecture for stimulating cooperative interaction between students, aimed at development of social and cognitive skills from the curricular component of Natural Sciences. It is a qualitative research shaped as a case study, carried out with 9th grade students of elementary school (final years) from Letício de Campos Dantas State School, on the northern area of Manaus-AM. In this context, a Pedagogical Architecture for Science Teaching (APEC) was developed using cooperative techniques such as Peer Review and Group Investigation, WhatsApp as virtual learning environment and with focus on Physics contents. The study was divided into three phases: Pre-intervention (Diagnostic phase); Intervention (Application phase) and Post-intervention (Evaluation phase). Results showed that APEC helped the development of specific skills and competencies in the area of Nature Sciences - through it students have developed cooperative learning projects, created contents (videos and web sites) on the subjects investigated, interacted and debated through virtual learning environments, being protagonists of teaching-learning processes.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCastro Junior, Alberto Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271Magalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Santos, Elizabeth da ConceiçãoSantosxChagas, Jéssica da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/0818497179631820https://orcid.org/0000-0002-3374-946X2021-06-02T19:05:30Z2021-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAGAS, Jéssica da Cruz. Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-06-03T05:03:47Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-06-03T05:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências |
title |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências |
spellingShingle |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências Chagas, Jéssica da Cruz Habilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Cooperação Construção de conhecimento Habilidades sociais e cognitivas Tecnologias |
title_short |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências |
title_full |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências |
title_fullStr |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências |
title_full_unstemmed |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências |
title_sort |
Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências |
author |
Chagas, Jéssica da Cruz |
author_facet |
Chagas, Jéssica da Cruz http://lattes.cnpq.br/0818497179631820 https://orcid.org/0000-0002-3374-946X |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0818497179631820 https://orcid.org/0000-0002-3374-946X |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro Junior, Alberto Nogueira de http://lattes.cnpq.br/5919189481858271 Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Santos, Elizabeth da Conceição Santos x |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Jéssica da Cruz http://lattes.cnpq.br/0818497179631820 https://orcid.org/0000-0002-3374-946X |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Cooperação Construção de conhecimento Habilidades sociais e cognitivas Tecnologias |
topic |
Habilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Cooperação Construção de conhecimento Habilidades sociais e cognitivas Tecnologias |
description |
As tecnologias precisam ser incorporadas na escola mediante um planejamento de estratégias adequadas para atuar como auxiliares na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor. Nesse contexto, esta pesquisa, embasada na teoria de construção de conhecimento de Jean Piaget, propôs o uso de um conjunto de recursos tecnológicos para o ensino de Ciências através de uma arquitetura pedagógica que estimule a interação entre os alunos de forma cooperativa, com o objetivo de desenvolver nos mesmos habilidades sociais e cognitivas do componente curricular de Ciências Naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, zona norte de Manaus-AM. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Ciências (APEC) utilizando técnicas cooperativas como revisão por pares e investigação em grupo, o WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem e foco em conteúdos de Física. O estudo foi dividido em três fases: Pré-intervenção (Fase diagnóstica); Intervenção (Fase de aplicação) e Pós-intervenção (Fase de avaliação). Os resultados obtidos evidenciaram que a APEC favoreceu o desenvolvimento de habilidades e competências específicas na área de Ciências da Natureza, pois através dela os alunos elaboraram projetos de aprendizagem cooperativa, criaram conteúdos (vídeos e web sites) sobre os assuntos investigados, interagiram e debateram através de ambientes virtuais de aprendizagem, assumindo o protagonismo do processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-02T19:05:30Z 2021-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAGAS, Jéssica da Cruz. Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Jéssica da Cruz. Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1800234126361493504 |