Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Jéssica da Cruz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0818497179631820, https://orcid.org/0000-0002-3374-946X
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292
Resumo: As tecnologias precisam ser incorporadas na escola mediante um planejamento de estratégias adequadas para atuar como auxiliares na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor. Nesse contexto, esta pesquisa, embasada na teoria de construção de conhecimento de Jean Piaget, propôs o uso de um conjunto de recursos tecnológicos para o ensino de Ciências através de uma arquitetura pedagógica que estimule a interação entre os alunos de forma cooperativa, com o objetivo de desenvolver nos mesmos habilidades sociais e cognitivas do componente curricular de Ciências Naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, zona norte de Manaus-AM. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Ciências (APEC) utilizando técnicas cooperativas como revisão por pares e investigação em grupo, o WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem e foco em conteúdos de Física. O estudo foi dividido em três fases: Pré-intervenção (Fase diagnóstica); Intervenção (Fase de aplicação) e Pós-intervenção (Fase de avaliação). Os resultados obtidos evidenciaram que a APEC favoreceu o desenvolvimento de habilidades e competências específicas na área de Ciências da Natureza, pois através dela os alunos elaboraram projetos de aprendizagem cooperativa, criaram conteúdos (vídeos e web sites) sobre os assuntos investigados, interagiram e debateram através de ambientes virtuais de aprendizagem, assumindo o protagonismo do processo de ensino-aprendizagem.
id UFAM_3de6c4e499f16b778440f7061e98cd6c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8292
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de CiênciasHabilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM)CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOCooperaçãoConstrução de conhecimentoHabilidades sociais e cognitivasTecnologiasAs tecnologias precisam ser incorporadas na escola mediante um planejamento de estratégias adequadas para atuar como auxiliares na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor. Nesse contexto, esta pesquisa, embasada na teoria de construção de conhecimento de Jean Piaget, propôs o uso de um conjunto de recursos tecnológicos para o ensino de Ciências através de uma arquitetura pedagógica que estimule a interação entre os alunos de forma cooperativa, com o objetivo de desenvolver nos mesmos habilidades sociais e cognitivas do componente curricular de Ciências Naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, zona norte de Manaus-AM. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Ciências (APEC) utilizando técnicas cooperativas como revisão por pares e investigação em grupo, o WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem e foco em conteúdos de Física. O estudo foi dividido em três fases: Pré-intervenção (Fase diagnóstica); Intervenção (Fase de aplicação) e Pós-intervenção (Fase de avaliação). Os resultados obtidos evidenciaram que a APEC favoreceu o desenvolvimento de habilidades e competências específicas na área de Ciências da Natureza, pois através dela os alunos elaboraram projetos de aprendizagem cooperativa, criaram conteúdos (vídeos e web sites) sobre os assuntos investigados, interagiram e debateram através de ambientes virtuais de aprendizagem, assumindo o protagonismo do processo de ensino-aprendizagem.Digital technologies should be incorporated into schools through proper strategies that would act as support for both: student learning and teacher’s work. In this context, this research, based on Jean Piaget's theory of knowledge construction, proposed to use a set of technological resources for Science teaching brought out by a pedagogical architecture for stimulating cooperative interaction between students, aimed at development of social and cognitive skills from the curricular component of Natural Sciences. It is a qualitative research shaped as a case study, carried out with 9th grade students of elementary school (final years) from Letício de Campos Dantas State School, on the northern area of Manaus-AM. In this context, a Pedagogical Architecture for Science Teaching (APEC) was developed using cooperative techniques such as Peer Review and Group Investigation, WhatsApp as virtual learning environment and with focus on Physics contents. The study was divided into three phases: Pre-intervention (Diagnostic phase); Intervention (Application phase) and Post-intervention (Evaluation phase). Results showed that APEC helped the development of specific skills and competencies in the area of Nature Sciences - through it students have developed cooperative learning projects, created contents (videos and web sites) on the subjects investigated, interacted and debated through virtual learning environments, being protagonists of teaching-learning processes.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCastro Junior, Alberto Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271Magalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Santos, Elizabeth da ConceiçãoSantosxChagas, Jéssica da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/0818497179631820https://orcid.org/0000-0002-3374-946X2021-06-02T19:05:30Z2021-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAGAS, Jéssica da Cruz. Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-06-03T05:03:47Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-06-03T05:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
title Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
spellingShingle Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
Chagas, Jéssica da Cruz
Habilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Cooperação
Construção de conhecimento
Habilidades sociais e cognitivas
Tecnologias
title_short Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
title_full Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
title_fullStr Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
title_sort Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências
author Chagas, Jéssica da Cruz
author_facet Chagas, Jéssica da Cruz
http://lattes.cnpq.br/0818497179631820
https://orcid.org/0000-0002-3374-946X
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0818497179631820
https://orcid.org/0000-0002-3374-946X
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro Junior, Alberto Nogueira de
http://lattes.cnpq.br/5919189481858271
Magalhães Netto, José Francisco de
http://lattes.cnpq.br/3958238119785924
Santos, Elizabeth da Conceição
Santos
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Jéssica da Cruz
http://lattes.cnpq.br/0818497179631820
https://orcid.org/0000-0002-3374-946X
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Cooperação
Construção de conhecimento
Habilidades sociais e cognitivas
Tecnologias
topic Habilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM)
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Cooperação
Construção de conhecimento
Habilidades sociais e cognitivas
Tecnologias
description As tecnologias precisam ser incorporadas na escola mediante um planejamento de estratégias adequadas para atuar como auxiliares na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor. Nesse contexto, esta pesquisa, embasada na teoria de construção de conhecimento de Jean Piaget, propôs o uso de um conjunto de recursos tecnológicos para o ensino de Ciências através de uma arquitetura pedagógica que estimule a interação entre os alunos de forma cooperativa, com o objetivo de desenvolver nos mesmos habilidades sociais e cognitivas do componente curricular de Ciências Naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, zona norte de Manaus-AM. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Ciências (APEC) utilizando técnicas cooperativas como revisão por pares e investigação em grupo, o WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem e foco em conteúdos de Física. O estudo foi dividido em três fases: Pré-intervenção (Fase diagnóstica); Intervenção (Fase de aplicação) e Pós-intervenção (Fase de avaliação). Os resultados obtidos evidenciaram que a APEC favoreceu o desenvolvimento de habilidades e competências específicas na área de Ciências da Natureza, pois através dela os alunos elaboraram projetos de aprendizagem cooperativa, criaram conteúdos (vídeos e web sites) sobre os assuntos investigados, interagiram e debateram através de ambientes virtuais de aprendizagem, assumindo o protagonismo do processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-02T19:05:30Z
2021-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAGAS, Jéssica da Cruz. Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292
identifier_str_mv CHAGAS, Jéssica da Cruz. Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234126361493504