As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRADO, Vanessa Junia Ribeiro do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49673
Resumo: O presente trabalho busca evidenciar a importância de desenvolver competências socioemocionais na educação de forma a auxiliar no desenvolvimento cognitivo sendo possível desenvolver não somente estudantes, mas sim, formar pessoas capazes de conviver em sociedade e resolver situações adversas ao longo da vida. Apresentar esse estudo e colocá-lo como evidência, permite investigações maiores sobre a inclusão de um modelo socioemocional na educação básica como apoio ao desenvolvimento cognitivo e colaborando com a formação de novos cidadãos, contribuindo também com a formação de profissionais da educação mais qualificados. Desta forma foi realizada uma consulta a livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Biblioteca Digital. Foi possível concluir que ao longo do período de formação básica o estudante além de desenvolver os aspectos cognitivos que amparam a aprendizagem no plano básico de ensino, é necessário que também desenvolvam as competências socioemocionais fortalecendo suas habilidades interpessoais e sociais que colaboram para uma formação integral do ser humano.
id Krot_29d339d2093672e19334d6e4b925654b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49673
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básicaCognitivoHabilidadesSocioemocionais e educaçãoO presente trabalho busca evidenciar a importância de desenvolver competências socioemocionais na educação de forma a auxiliar no desenvolvimento cognitivo sendo possível desenvolver não somente estudantes, mas sim, formar pessoas capazes de conviver em sociedade e resolver situações adversas ao longo da vida. Apresentar esse estudo e colocá-lo como evidência, permite investigações maiores sobre a inclusão de um modelo socioemocional na educação básica como apoio ao desenvolvimento cognitivo e colaborando com a formação de novos cidadãos, contribuindo também com a formação de profissionais da educação mais qualificados. Desta forma foi realizada uma consulta a livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Biblioteca Digital. Foi possível concluir que ao longo do período de formação básica o estudante além de desenvolver os aspectos cognitivos que amparam a aprendizagem no plano básico de ensino, é necessário que também desenvolvam as competências socioemocionais fortalecendo suas habilidades interpessoais e sociais que colaboram para uma formação integral do ser humano.2023-03-16T19:10:32Z2023-03-16T19:10:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49673PRADO, Vanessa Junia Ribeiro doporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-16T19:10:32Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49673Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-16T19:10:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-16T19:10:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica
title As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica
spellingShingle As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica
PRADO, Vanessa Junia Ribeiro do
Cognitivo
Habilidades
Socioemocionais e educação
title_short As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica
title_full As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica
title_fullStr As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica
title_full_unstemmed As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica
title_sort As competências socioemocionais no desenvolvimento da educação básica
author PRADO, Vanessa Junia Ribeiro do
author_facet PRADO, Vanessa Junia Ribeiro do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRADO, Vanessa Junia Ribeiro do
dc.subject.por.fl_str_mv Cognitivo
Habilidades
Socioemocionais e educação
topic Cognitivo
Habilidades
Socioemocionais e educação
description O presente trabalho busca evidenciar a importância de desenvolver competências socioemocionais na educação de forma a auxiliar no desenvolvimento cognitivo sendo possível desenvolver não somente estudantes, mas sim, formar pessoas capazes de conviver em sociedade e resolver situações adversas ao longo da vida. Apresentar esse estudo e colocá-lo como evidência, permite investigações maiores sobre a inclusão de um modelo socioemocional na educação básica como apoio ao desenvolvimento cognitivo e colaborando com a formação de novos cidadãos, contribuindo também com a formação de profissionais da educação mais qualificados. Desta forma foi realizada uma consulta a livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Biblioteca Digital. Foi possível concluir que ao longo do período de formação básica o estudante além de desenvolver os aspectos cognitivos que amparam a aprendizagem no plano básico de ensino, é necessário que também desenvolvam as competências socioemocionais fortalecendo suas habilidades interpessoais e sociais que colaboram para uma formação integral do ser humano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-16T19:10:32Z
2023-03-16T19:10:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49673
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672984356913152