A etnomatemática na geometria da cerâmica Ticuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Francilene dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4745049606295513
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9108
Resumo: Nesta pesquisa, nossa intenção investigativa é a identificação dos conhecimentos matemáticos empíricos na arte ceramista indígena Ticuna, tendo como fundamento a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio, bem como registrar os saberes envolvidos na confecção desses objetos que são produzidos na região da Tríplice Fronteira, entre Brasil-Colômbia e Peru. Também contém um estado da arte relacionado aos conceitos e categorias de análise desta pesquisa. Apresenta ainda a necessidade de trabalhar uma matemática mais regionalizada, baseando-se nos preceitos da BNCC e da LDB. Do ponto de vista metodológico a tese caracteriza-se como pesquisa qualitativa e colaborativa com os sujeitos da pesquisa: ceramistas do lado colombiano- Letícia/Colômbia e do lado brasileiro - Tabatinga/Brasil, bem como instituições públicas, alunos e professores de Tabatinga. Os resultados, para além da reconstrução de elementos desse saber Ticuna, reposicionam a cultura indígena na universidade pública por meio da criação de uma disciplina denominada Etnomatemática. Esse estudo servirá de base para sequências didáticas, onde os saberes apresentam uma epistemologia própria do ambiente vivido, que podem se apresentar primeiramente no estudo das artes, arqueologia, antropologia e por fim, chegando ao ensino da matemática.
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spelling A etnomatemática na geometria da cerâmica Ticuna1.01.00.00-8 Matemática7.00.00.00.0 - Ciências HumanasEtnomatemáticaNesta pesquisa, nossa intenção investigativa é a identificação dos conhecimentos matemáticos empíricos na arte ceramista indígena Ticuna, tendo como fundamento a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio, bem como registrar os saberes envolvidos na confecção desses objetos que são produzidos na região da Tríplice Fronteira, entre Brasil-Colômbia e Peru. Também contém um estado da arte relacionado aos conceitos e categorias de análise desta pesquisa. Apresenta ainda a necessidade de trabalhar uma matemática mais regionalizada, baseando-se nos preceitos da BNCC e da LDB. Do ponto de vista metodológico a tese caracteriza-se como pesquisa qualitativa e colaborativa com os sujeitos da pesquisa: ceramistas do lado colombiano- Letícia/Colômbia e do lado brasileiro - Tabatinga/Brasil, bem como instituições públicas, alunos e professores de Tabatinga. Os resultados, para além da reconstrução de elementos desse saber Ticuna, reposicionam a cultura indígena na universidade pública por meio da criação de uma disciplina denominada Etnomatemática. Esse estudo servirá de base para sequências didáticas, onde os saberes apresentam uma epistemologia própria do ambiente vivido, que podem se apresentar primeiramente no estudo das artes, arqueologia, antropologia e por fim, chegando ao ensino da matemática.In this research, our investigative intention is the identification of empirical mathematical knowledge in Ticuna indigenous ceramist art, having as a foundation to ethnomatematics in the perspective of Ubiratan D’Ambrósio, as well as record the knowledge involved in making these objects that are produced in the region of the Triple Frontier between Brazil-Colombia and Peru. It also contains a state of the art related to the concepts and categories of analysis of this research. It also presents the need to work a more regionalized mathematics, based on the precepts of BNCC and LDB. From a methodological point of view the thesis is characterized as a qualitative and collaborative research with the subjects of the research: Ceramists on the Colombian side- Letícia / Colombia and the Brazilian side - Tabatinga / Brazil, as well as public institutions, students and teachers of Tabatinga. The results, in addition to the reconstruction of elements of this knowledge Ticuna, reposition the indigenous culture at the public university through the creation of a discipline named ethnomathematics. This study will serve as a basis for didactic sequences, where knowledge present an epistemology of the experienced environment, which can first present in the study of the arts, archeology, anthropology and finally, reaching the teaching of mathematics.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaFreitas, Marilene Corrêa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679Soares, Artemis de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783Ribeiro, Adelino Antônio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4665849531314076Justamand, Michelhttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818Cruz, Francilene dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/47450496062955132022-10-11T18:08:02Z2022-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCRUZ, Francilene dos Santos. A etnomatemática na geometria da cerâmica Ticuna. 2022. 197 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-10-12T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-10-12T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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