Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barra, Vinícius Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0081266016663164
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6887
Resumo: Na cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e com todo o sistema ambiental, evidenciando a necessidade da realização de ações que promovam discussões e reflexões sobre os impactos da crise ambiental no cotidiano das pequenas cidades. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a aplicabilidade e as contribuições do uso das tecnologias digitais no ensino das Ciências Ambientais. Os resultados do estudo comprovaram a aplicabilidade e contribuições das tecnologias digitais para o ensino das Ciências Ambientais. Nessa perspectiva foi desenvolvido um site educacional, em colaboração com os discentes do 3º ano integrado do curso de Informática do IFAM/Campus Tabatinga, para ser utilizado como uma ferramenta pedagógica transdisciplinar na propagação, discussões e reflexões dos problemas ambientas, a nível local e global. Espera-se que o site educacional desenvolvido a partir do tema resíduos sólidos e saneamento básico, possa ser utilizado por professores de qualquer área do conhecimento, para promover discussões e reflexões sobre as questões ambientais em nível local e planetário, buscando sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre o fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário.
id UFAM_48fecd31ffcaca83ef4f0fa3a93eb59a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6887
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientaisTransdisciplinaridadeCrise ambientalTecnologias digitaisSite educacionalTransdisciplinarityEnvironmental crisisDigital technologiesEducational siteCIÊNCIAS AGRÁRIASNa cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e com todo o sistema ambiental, evidenciando a necessidade da realização de ações que promovam discussões e reflexões sobre os impactos da crise ambiental no cotidiano das pequenas cidades. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a aplicabilidade e as contribuições do uso das tecnologias digitais no ensino das Ciências Ambientais. Os resultados do estudo comprovaram a aplicabilidade e contribuições das tecnologias digitais para o ensino das Ciências Ambientais. Nessa perspectiva foi desenvolvido um site educacional, em colaboração com os discentes do 3º ano integrado do curso de Informática do IFAM/Campus Tabatinga, para ser utilizado como uma ferramenta pedagógica transdisciplinar na propagação, discussões e reflexões dos problemas ambientas, a nível local e global. Espera-se que o site educacional desenvolvido a partir do tema resíduos sólidos e saneamento básico, possa ser utilizado por professores de qualquer área do conhecimento, para promover discussões e reflexões sobre as questões ambientais em nível local e planetário, buscando sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre o fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário.In the city of Tabatinga, in the Amazon, as in many Brazilian cities, the environmental disturbances and impacts caused by the disposal of open garbage, as well as the excess of solid waste disposal in streets and urban streams, reflect the lack of conservation of natural resources and the entire environmental system, evidencing the need to carry out actions that promote discussions and reflections on the impacts of the environmental crisis on the daily lives of small cities. In this sense, this study sought to identify the applicability and contributions of the use of digital technologies in the teaching of Environmental Sciences. The results of the study proved the applicability and contributions of digital technologies to the teaching of Environmental Sciences. In this perspective, an educational website was developed, in collaboration with the 3rd year students of the IFAM / Campus Tabatinga course, to be used as a transdisciplinary pedagogical tool in the propagation, discussions and reflections of environmental problems at a local and global level . It is hoped that the educational site developed from the theme solid wastes and basic sanitation can be used by teachers of any area of knowledge to promote discussions and reflections on environmental issues at the local and planetary level, always seeking the relation of inseparability and the interrelation between the phenomenon and its context, and this with the planetary context.Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisSilva, Sandra Helena dahttp://lattes.cnpq.br/4319441308236433Santana, Otacílio Antuneshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452Schropfer, Edivania dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5186758587635323Barra, Vinícius Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/00812660166631642019-01-22T15:18:28Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARRA, Vinícius Oliveira. Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6887porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-01-23T05:03:58Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-01-23T05:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
spellingShingle Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
Barra, Vinícius Oliveira
Transdisciplinaridade
Crise ambiental
Tecnologias digitais
Site educacional
Transdisciplinarity
Environmental crisis
Digital technologies
Educational site
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
title_short Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_full Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_fullStr Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_full_unstemmed Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
title_sort Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais
author Barra, Vinícius Oliveira
author_facet Barra, Vinícius Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0081266016663164
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0081266016663164
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sandra Helena da
http://lattes.cnpq.br/4319441308236433
Santana, Otacílio Antunes
http://lattes.cnpq.br/4237732461961452
Schropfer, Edivania dos Santos
http://lattes.cnpq.br/5186758587635323
dc.contributor.author.fl_str_mv Barra, Vinícius Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0081266016663164
dc.subject.por.fl_str_mv Transdisciplinaridade
Crise ambiental
Tecnologias digitais
Site educacional
Transdisciplinarity
Environmental crisis
Digital technologies
Educational site
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
topic Transdisciplinaridade
Crise ambiental
Tecnologias digitais
Site educacional
Transdisciplinarity
Environmental crisis
Digital technologies
Educational site
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
description Na cidade de Tabatinga, no Amazonas, como em muitas cidades brasileiras, os transtornos e impactos ambientais causados por descarte de lixo a céu aberto, bem como pelo excesso de descarte dos resíduos sólidos em ruas e igarapés urbanos, refletem o descaso com a conservação dos recursos naturais e com todo o sistema ambiental, evidenciando a necessidade da realização de ações que promovam discussões e reflexões sobre os impactos da crise ambiental no cotidiano das pequenas cidades. Nesse sentido, este estudo buscou identificar a aplicabilidade e as contribuições do uso das tecnologias digitais no ensino das Ciências Ambientais. Os resultados do estudo comprovaram a aplicabilidade e contribuições das tecnologias digitais para o ensino das Ciências Ambientais. Nessa perspectiva foi desenvolvido um site educacional, em colaboração com os discentes do 3º ano integrado do curso de Informática do IFAM/Campus Tabatinga, para ser utilizado como uma ferramenta pedagógica transdisciplinar na propagação, discussões e reflexões dos problemas ambientas, a nível local e global. Espera-se que o site educacional desenvolvido a partir do tema resíduos sólidos e saneamento básico, possa ser utilizado por professores de qualquer área do conhecimento, para promover discussões e reflexões sobre as questões ambientais em nível local e planetário, buscando sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre o fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2019-01-22T15:18:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRA, Vinícius Oliveira. Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6887
identifier_str_mv BARRA, Vinícius Oliveira. Site educacional para o ensino transdisciplinar das ciências ambientais. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732031735660544