Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Germano, José Silvério Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159
Resumo: As crianças que se encontram em processo de apropriação do sistema de escrita precisam estabelecer uma correspondência entre as letras (os signos) e o significado (o que a escrita representa). Esta pesquisa tem por objetivo verificar uma proposta metodológica com uso de um Site Educacional que foi desenvolvido contendo diversos materiais de apoio didático, que serve para ampliar as possibilidades em desenvolver a capacidade cognitiva e motora dos alunos. Os instrumentos e estratégias necessárias para desenvolver a escrita e/ou alfabetização estão presentes nos diversos Objetos Educacionais Digitais (OED) que armazenados no site podem contribuir com o professor no processo de construção do código alfabético. Esta proposta foi testada no período de três anos consecutivos em três turmas de Educação Infantil na faixa etária de 5 anos. Utilizou - se uma pesquisa descritiva e documental com abordagem na realidade e observação no laboratório de informática e sala de aula. Foi percebido que a criança de hoje são nativas digitais e de uma geração Touch Screen com facilidade no manuseio de tablet, smartphone e computador, além de demonstrarem grande interesse por projeções, devido as articulações sonoras, cores e movimentos que atraem e encantam este público infantil. Dentro da proposta foi trabalhado um paralelo entre mídias digitais e analógicas. Esta pesquisa contribui para um ensino inovador na alfabetização com uso de tecnologia digital na sala de aula apoiado com estratégias de representação da linguagem humana.  
id VERACRUZ-0_cbd95177168fec390c607f369cfe9777
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3159
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational siteAlfabetização. Site Educacional. Tecnologia Digital.As crianças que se encontram em processo de apropriação do sistema de escrita precisam estabelecer uma correspondência entre as letras (os signos) e o significado (o que a escrita representa). Esta pesquisa tem por objetivo verificar uma proposta metodológica com uso de um Site Educacional que foi desenvolvido contendo diversos materiais de apoio didático, que serve para ampliar as possibilidades em desenvolver a capacidade cognitiva e motora dos alunos. Os instrumentos e estratégias necessárias para desenvolver a escrita e/ou alfabetização estão presentes nos diversos Objetos Educacionais Digitais (OED) que armazenados no site podem contribuir com o professor no processo de construção do código alfabético. Esta proposta foi testada no período de três anos consecutivos em três turmas de Educação Infantil na faixa etária de 5 anos. Utilizou - se uma pesquisa descritiva e documental com abordagem na realidade e observação no laboratório de informática e sala de aula. Foi percebido que a criança de hoje são nativas digitais e de uma geração Touch Screen com facilidade no manuseio de tablet, smartphone e computador, além de demonstrarem grande interesse por projeções, devido as articulações sonoras, cores e movimentos que atraem e encantam este público infantil. Dentro da proposta foi trabalhado um paralelo entre mídias digitais e analógicas. Esta pesquisa contribui para um ensino inovador na alfabetização com uso de tecnologia digital na sala de aula apoiado com estratégias de representação da linguagem humana.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/315910.34117/bjdv5n9-079.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14790-14803Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14790-14803Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14790-148032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159/306010.34117/bjd.v5i9.3159.g3060Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida CostaGermano, José Silvério Edmundo2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3159Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:09.504996Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
title Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
spellingShingle Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa
Alfabetização. Site Educacional. Tecnologia Digital.
title_short Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
title_full Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
title_fullStr Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
title_full_unstemmed Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
title_sort Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
author Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa
author_facet Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa
Germano, José Silvério Edmundo
author_role author
author2 Germano, José Silvério Edmundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa
Germano, José Silvério Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Site Educacional. Tecnologia Digital.
topic Alfabetização. Site Educacional. Tecnologia Digital.
description As crianças que se encontram em processo de apropriação do sistema de escrita precisam estabelecer uma correspondência entre as letras (os signos) e o significado (o que a escrita representa). Esta pesquisa tem por objetivo verificar uma proposta metodológica com uso de um Site Educacional que foi desenvolvido contendo diversos materiais de apoio didático, que serve para ampliar as possibilidades em desenvolver a capacidade cognitiva e motora dos alunos. Os instrumentos e estratégias necessárias para desenvolver a escrita e/ou alfabetização estão presentes nos diversos Objetos Educacionais Digitais (OED) que armazenados no site podem contribuir com o professor no processo de construção do código alfabético. Esta proposta foi testada no período de três anos consecutivos em três turmas de Educação Infantil na faixa etária de 5 anos. Utilizou - se uma pesquisa descritiva e documental com abordagem na realidade e observação no laboratório de informática e sala de aula. Foi percebido que a criança de hoje são nativas digitais e de uma geração Touch Screen com facilidade no manuseio de tablet, smartphone e computador, além de demonstrarem grande interesse por projeções, devido as articulações sonoras, cores e movimentos que atraem e encantam este público infantil. Dentro da proposta foi trabalhado um paralelo entre mídias digitais e analógicas. Esta pesquisa contribui para um ensino inovador na alfabetização com uso de tecnologia digital na sala de aula apoiado com estratégias de representação da linguagem humana.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159
10.34117/bjdv5n9-079.
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-079.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159/3060
10.34117/bjd.v5i9.3159.g3060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14790-14803
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14790-14803
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14790-14803
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423402811392