Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159 |
Resumo: | As crianças que se encontram em processo de apropriação do sistema de escrita precisam estabelecer uma correspondência entre as letras (os signos) e o significado (o que a escrita representa). Esta pesquisa tem por objetivo verificar uma proposta metodológica com uso de um Site Educacional que foi desenvolvido contendo diversos materiais de apoio didático, que serve para ampliar as possibilidades em desenvolver a capacidade cognitiva e motora dos alunos. Os instrumentos e estratégias necessárias para desenvolver a escrita e/ou alfabetização estão presentes nos diversos Objetos Educacionais Digitais (OED) que armazenados no site podem contribuir com o professor no processo de construção do código alfabético. Esta proposta foi testada no período de três anos consecutivos em três turmas de Educação Infantil na faixa etária de 5 anos. Utilizou - se uma pesquisa descritiva e documental com abordagem na realidade e observação no laboratório de informática e sala de aula. Foi percebido que a criança de hoje são nativas digitais e de uma geração Touch Screen com facilidade no manuseio de tablet, smartphone e computador, além de demonstrarem grande interesse por projeções, devido as articulações sonoras, cores e movimentos que atraem e encantam este público infantil. Dentro da proposta foi trabalhado um paralelo entre mídias digitais e analógicas. Esta pesquisa contribui para um ensino inovador na alfabetização com uso de tecnologia digital na sala de aula apoiado com estratégias de representação da linguagem humana. |
id |
VERACRUZ-0_cbd95177168fec390c607f369cfe9777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3159 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational siteAlfabetização. Site Educacional. Tecnologia Digital.As crianças que se encontram em processo de apropriação do sistema de escrita precisam estabelecer uma correspondência entre as letras (os signos) e o significado (o que a escrita representa). Esta pesquisa tem por objetivo verificar uma proposta metodológica com uso de um Site Educacional que foi desenvolvido contendo diversos materiais de apoio didático, que serve para ampliar as possibilidades em desenvolver a capacidade cognitiva e motora dos alunos. Os instrumentos e estratégias necessárias para desenvolver a escrita e/ou alfabetização estão presentes nos diversos Objetos Educacionais Digitais (OED) que armazenados no site podem contribuir com o professor no processo de construção do código alfabético. Esta proposta foi testada no período de três anos consecutivos em três turmas de Educação Infantil na faixa etária de 5 anos. Utilizou - se uma pesquisa descritiva e documental com abordagem na realidade e observação no laboratório de informática e sala de aula. Foi percebido que a criança de hoje são nativas digitais e de uma geração Touch Screen com facilidade no manuseio de tablet, smartphone e computador, além de demonstrarem grande interesse por projeções, devido as articulações sonoras, cores e movimentos que atraem e encantam este público infantil. Dentro da proposta foi trabalhado um paralelo entre mídias digitais e analógicas. Esta pesquisa contribui para um ensino inovador na alfabetização com uso de tecnologia digital na sala de aula apoiado com estratégias de representação da linguagem humana. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/315910.34117/bjdv5n9-079.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14790-14803Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14790-14803Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14790-148032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159/306010.34117/bjd.v5i9.3159.g3060Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida CostaGermano, José Silvério Edmundo2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3159Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:09.504996Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site |
title |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site |
spellingShingle |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa Alfabetização. Site Educacional. Tecnologia Digital. |
title_short |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site |
title_full |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site |
title_fullStr |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site |
title_full_unstemmed |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site |
title_sort |
Código alfabético e site educacional / Alphabetic code and educational site |
author |
Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa |
author_facet |
Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa Germano, José Silvério Edmundo |
author_role |
author |
author2 |
Germano, José Silvério Edmundo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa Germano, José Silvério Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Site Educacional. Tecnologia Digital. |
topic |
Alfabetização. Site Educacional. Tecnologia Digital. |
description |
As crianças que se encontram em processo de apropriação do sistema de escrita precisam estabelecer uma correspondência entre as letras (os signos) e o significado (o que a escrita representa). Esta pesquisa tem por objetivo verificar uma proposta metodológica com uso de um Site Educacional que foi desenvolvido contendo diversos materiais de apoio didático, que serve para ampliar as possibilidades em desenvolver a capacidade cognitiva e motora dos alunos. Os instrumentos e estratégias necessárias para desenvolver a escrita e/ou alfabetização estão presentes nos diversos Objetos Educacionais Digitais (OED) que armazenados no site podem contribuir com o professor no processo de construção do código alfabético. Esta proposta foi testada no período de três anos consecutivos em três turmas de Educação Infantil na faixa etária de 5 anos. Utilizou - se uma pesquisa descritiva e documental com abordagem na realidade e observação no laboratório de informática e sala de aula. Foi percebido que a criança de hoje são nativas digitais e de uma geração Touch Screen com facilidade no manuseio de tablet, smartphone e computador, além de demonstrarem grande interesse por projeções, devido as articulações sonoras, cores e movimentos que atraem e encantam este público infantil. Dentro da proposta foi trabalhado um paralelo entre mídias digitais e analógicas. Esta pesquisa contribui para um ensino inovador na alfabetização com uso de tecnologia digital na sala de aula apoiado com estratégias de representação da linguagem humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159 10.34117/bjdv5n9-079. |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-079. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3159/3060 10.34117/bjd.v5i9.3159.g3060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14790-14803 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14790-14803 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14790-14803 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645423402811392 |