Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Cristiano da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8122458137154542, https://orcid.org/0000-0002-9448-4434
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7446
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi reconhecer a distribuição espacial de moradia dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (nos bairros de Manaus), bem como os meios de transporte utilizados para acessar ao Campus universitário e a variação da duração das viagens em função do modo de transporte utilizado. É importante ponderar que o presente trabalho partiu da hipótese de que a distribuição residencial dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (por bairros de Manaus), o modo de transporte utilizado para acessar ao Campus Universitário, a extensão e a duração das viagens eram influenciadas pela renda média das famílias. Através dos resultados e análises deste trabalho foi possível concluir que as hipóteses se confirmaram demonstrando que os estudantes provenientes de bairros de maior poder aquisitivo ocupam as vagas dos cursos de maior concorrência como direito e medicina, enquanto os de bairros mais pobres se fizeram mais representados nas vagas de cursos menos concorridos como matemática e pedagogia. A resposta também se demonstrou positiva em relação aos estudantes de cursos com maior concorrência utilizarem o transporte individual, enquanto os de cursos menos concorridos fazem uso do transporte coletivo. A última hipótese a respeito das viagens dos estudantes que utilizam o transporte coletivo para acessar o Campus Universitário serem mais longas e terem maior duração que as daqueles que utilizam o transporte individual, demonstra que é necessário ações no sentido de mitigar estes impactos.
id UFAM_4f937f2a09c25a9abe6bc0b9cb920657
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7446
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campusAnalysis of spatial distribution of neighborhood house of UFAM graduation students, transportation modes and impacts on the duration of travel for access to campusAnálisis de la distribución espacial de las casas de los estudiantes de grado de la UFAM, modos de transporte e impactos en la duración del viaje para acceder al campusAnalyse de la distribution spatiale de la maison de voisinage UFAM diplômes étudiants, de transport et modes impacts sur la durée de voyage pour l'accès aux campusTransporte - Estudantes - Manaus (AM)Ônibus - Linhas - Manaus (AM)CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA: GEOGRAFIA URBANABairros de moradiaEstudantes de graduaçãoUniversidade Federal do AmazonasAcesso ao CampusModos de transporteHousing neighborhoodsGraduate studentsFederal University of AmazonasModes of transportAccess to CampusO objetivo principal deste trabalho foi reconhecer a distribuição espacial de moradia dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (nos bairros de Manaus), bem como os meios de transporte utilizados para acessar ao Campus universitário e a variação da duração das viagens em função do modo de transporte utilizado. É importante ponderar que o presente trabalho partiu da hipótese de que a distribuição residencial dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (por bairros de Manaus), o modo de transporte utilizado para acessar ao Campus Universitário, a extensão e a duração das viagens eram influenciadas pela renda média das famílias. Através dos resultados e análises deste trabalho foi possível concluir que as hipóteses se confirmaram demonstrando que os estudantes provenientes de bairros de maior poder aquisitivo ocupam as vagas dos cursos de maior concorrência como direito e medicina, enquanto os de bairros mais pobres se fizeram mais representados nas vagas de cursos menos concorridos como matemática e pedagogia. A resposta também se demonstrou positiva em relação aos estudantes de cursos com maior concorrência utilizarem o transporte individual, enquanto os de cursos menos concorridos fazem uso do transporte coletivo. A última hipótese a respeito das viagens dos estudantes que utilizam o transporte coletivo para acessar o Campus Universitário serem mais longas e terem maior duração que as daqueles que utilizam o transporte individual, demonstra que é necessário ações no sentido de mitigar estes impactos.The main objective of this study was to recognize the spatial distribution of housing for undergraduate students at the Federal University of Amazonas (in the districts of Manaus), as well as the means of transportation used to access the university campus and the variation of travel duration in the mode of transport used. It is important to consider that the present study was based on the hypothesis that the residential distribution of undergraduate students from the Federal University of Amazonas (by districts of Manaus), the mode of transportation used to access the University Campus, the length and duration of were influenced by the average household income. Through the results and analyzes of this work in the previous chapters it was possible to conclude that the hypotheses were confirmed demonstrating that the students coming from neighborhoods of greater purchasing power tend to occupy the vacancies of the courses of greater competition like law and medicine, while those of poorer districts were more represented in the vacancies of courses less concurred like mathematics and pedagogy. The response was also positive for students from more competitive courses using individual transport, whereas those from less crowded courses make use of public transport. The last hypothesis regarding the trips of students that use public transport to access the University Campus are longer and have a longer duration than those who use individual transportation, demonstrates that actions are needed to mitigate these impacts.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaSouza, Geraldo Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0635217940838482Souza, Geraldo Alveshttp://lattes.cnpq.br/0635217940838482Souza, Maria Adéliahttp://lattes.cnpq.br/5469540377902704Schor, Tatianahttp://lattes.cnpq.br/4256319041323029Paiva, Cristiano da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8122458137154542https://orcid.org/0000-0002-9448-44342019-10-30T14:47:46Z2999-12-312019-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfPAIVA, Cristiano da Silva. Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao Campus. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7446porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-28T01:23:11Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-28T01:23:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
Analysis of spatial distribution of neighborhood house of UFAM graduation students, transportation modes and impacts on the duration of travel for access to campus
Análisis de la distribución espacial de las casas de los estudiantes de grado de la UFAM, modos de transporte e impactos en la duración del viaje para acceder al campus
Analyse de la distribution spatiale de la maison de voisinage UFAM diplômes étudiants, de transport et modes impacts sur la durée de voyage pour l'accès aux campus
title Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
spellingShingle Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
Paiva, Cristiano da Silva
Transporte - Estudantes - Manaus (AM)
Ônibus - Linhas - Manaus (AM)
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA: GEOGRAFIA URBANA
Bairros de moradia
Estudantes de graduação
Universidade Federal do Amazonas
Acesso ao Campus
Modos de transporte
Housing neighborhoods
Graduate students
Federal University of Amazonas
Modes of transport
Access to Campus
title_short Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
title_full Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
title_fullStr Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
title_full_unstemmed Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
title_sort Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campus
author Paiva, Cristiano da Silva
author_facet Paiva, Cristiano da Silva
http://lattes.cnpq.br/8122458137154542
https://orcid.org/0000-0002-9448-4434
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8122458137154542
https://orcid.org/0000-0002-9448-4434
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Geraldo Alves de
http://lattes.cnpq.br/0635217940838482
Souza, Geraldo Alves
http://lattes.cnpq.br/0635217940838482
Souza, Maria Adélia
http://lattes.cnpq.br/5469540377902704
Schor, Tatiana
http://lattes.cnpq.br/4256319041323029
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Cristiano da Silva
http://lattes.cnpq.br/8122458137154542
https://orcid.org/0000-0002-9448-4434
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte - Estudantes - Manaus (AM)
Ônibus - Linhas - Manaus (AM)
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA: GEOGRAFIA URBANA
Bairros de moradia
Estudantes de graduação
Universidade Federal do Amazonas
Acesso ao Campus
Modos de transporte
Housing neighborhoods
Graduate students
Federal University of Amazonas
Modes of transport
Access to Campus
topic Transporte - Estudantes - Manaus (AM)
Ônibus - Linhas - Manaus (AM)
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA: GEOGRAFIA URBANA
Bairros de moradia
Estudantes de graduação
Universidade Federal do Amazonas
Acesso ao Campus
Modos de transporte
Housing neighborhoods
Graduate students
Federal University of Amazonas
Modes of transport
Access to Campus
description O objetivo principal deste trabalho foi reconhecer a distribuição espacial de moradia dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (nos bairros de Manaus), bem como os meios de transporte utilizados para acessar ao Campus universitário e a variação da duração das viagens em função do modo de transporte utilizado. É importante ponderar que o presente trabalho partiu da hipótese de que a distribuição residencial dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (por bairros de Manaus), o modo de transporte utilizado para acessar ao Campus Universitário, a extensão e a duração das viagens eram influenciadas pela renda média das famílias. Através dos resultados e análises deste trabalho foi possível concluir que as hipóteses se confirmaram demonstrando que os estudantes provenientes de bairros de maior poder aquisitivo ocupam as vagas dos cursos de maior concorrência como direito e medicina, enquanto os de bairros mais pobres se fizeram mais representados nas vagas de cursos menos concorridos como matemática e pedagogia. A resposta também se demonstrou positiva em relação aos estudantes de cursos com maior concorrência utilizarem o transporte individual, enquanto os de cursos menos concorridos fazem uso do transporte coletivo. A última hipótese a respeito das viagens dos estudantes que utilizam o transporte coletivo para acessar o Campus Universitário serem mais longas e terem maior duração que as daqueles que utilizam o transporte individual, demonstra que é necessário ações no sentido de mitigar estes impactos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30T14:47:46Z
2019-08-19
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Cristiano da Silva. Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao Campus. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7446
identifier_str_mv PAIVA, Cristiano da Silva. Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao Campus. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732036488855552