Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Lucília de Fátima Santana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4685069763241931, https://orcid.org/0000-0002-6320-5316
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8486
Resumo: Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição –PrEP, para travestis e mulheres trans. Métodos: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão narrativa da literatura, identificação dos temas geradores e produção da tecnologia educacional. A revisão narrativa de literatura ocorreu com consultas às bases LILACS, BDENF e PUBMED. Na segunda etapa, foram identificados os temas geradores com base em informações técnicas do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-exposição de Risco à Infecção pelo HIV e outras do Ministério da Saúde. Na terceira etapa, foi produzida a tecnologia a partir da síntese dos resultados da revisão e dos temas geradores identificados. Resultados: Na etapa de revisão, obteve-se 64 produções; após o processo de análise, obteve-se uma amostra de 7 produções, publicadas entre 2015 e 2019; verificou-se que os estudos científicos encontrados que evidenciassem tecnologias educacionais voltadas ao uso da PrEP foram restritos a poucos estudos, no entanto evidenciaram a importância do uso de tecnologias educacionais como redes sociais; aplicativo móvel para smartphone; plataformas on line de aconselhamento e realização de testes para o HIV; informação entre pares; intervenções grupais com pessoas trans que possibilitaram às mulheres trans e travestis sentirem-se acolhidas e que também permitiram maior conhecimento e interesse pelo uso da PrEP. Na etapa de identificação, emergiram 10 temas geradores: PrEP, Prevenção Combinada, Gerenciamento de Risco, Parcerias Sorodiscordantes, Práticas Sexuais, Parcerias Sexuais, Esquema para uso da PrEP, Cuidados para uso da PrEP, Adesão à PrEP, Eventos Adversos. Na etapa de produção, delineou-se uma tecnologia educacional, intitulada “Vamos Combinar! Guia sobre profilaxia pré-exposição ao HIV para mulheres trans e travestis”, que poderá ser veiculada na forma impressa ou digital, com 29 páginas, organizada a partir de 11 tópicos, com textos e ilustrações relacionados a PrEP. Considerações Finais: A tecnologia educacional produzida poderá mediar processos de trabalhos educativos de profissionais de saúde com vistas à prevenção do HIV na população de mulheres trans e travestis, contribuir para o trabalho pelos pares, de prevenção e promoção à saúde sexual, promovida pelas ativistas trans e travestis de associações e organizações da sociedade civil, do estado do Amazonas, sobre a importância da adesão e uso da PrEP, fazendo uso de um guia com algumas especificidades elaboradas e direcionadas a essa população, como a linguagem do “pajubá”, numa tentativa de melhor apropriação das informações básicas e terapêuticas quanto ao uso dessa importante ferramenta biomédica de prevenção.
id UFAM_52e469f0ae920ed53b4f6aeda200bab1
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8486
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidênciasMulheres transgêneroSaúde sexualSaúde públicaParcerias sorodiscordantesFerramenta biomédicaCIÊNCIAS DA SAÚDEPrEPProfilaxia Pré-exposiçãoTecnologia EducacionalEducação em saúdePessoas TransgêneroObjetivo: Produzir uma tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição –PrEP, para travestis e mulheres trans. Métodos: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão narrativa da literatura, identificação dos temas geradores e produção da tecnologia educacional. A revisão narrativa de literatura ocorreu com consultas às bases LILACS, BDENF e PUBMED. Na segunda etapa, foram identificados os temas geradores com base em informações técnicas do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-exposição de Risco à Infecção pelo HIV e outras do Ministério da Saúde. Na terceira etapa, foi produzida a tecnologia a partir da síntese dos resultados da revisão e dos temas geradores identificados. Resultados: Na etapa de revisão, obteve-se 64 produções; após o processo de análise, obteve-se uma amostra de 7 produções, publicadas entre 2015 e 2019; verificou-se que os estudos científicos encontrados que evidenciassem tecnologias educacionais voltadas ao uso da PrEP foram restritos a poucos estudos, no entanto evidenciaram a importância do uso de tecnologias educacionais como redes sociais; aplicativo móvel para smartphone; plataformas on line de aconselhamento e realização de testes para o HIV; informação entre pares; intervenções grupais com pessoas trans que possibilitaram às mulheres trans e travestis sentirem-se acolhidas e que também permitiram maior conhecimento e interesse pelo uso da PrEP. Na etapa de identificação, emergiram 10 temas geradores: PrEP, Prevenção Combinada, Gerenciamento de Risco, Parcerias Sorodiscordantes, Práticas Sexuais, Parcerias Sexuais, Esquema para uso da PrEP, Cuidados para uso da PrEP, Adesão à PrEP, Eventos Adversos. Na etapa de produção, delineou-se uma tecnologia educacional, intitulada “Vamos Combinar! Guia sobre profilaxia pré-exposição ao HIV para mulheres trans e travestis”, que poderá ser veiculada na forma impressa ou digital, com 29 páginas, organizada a partir de 11 tópicos, com textos e ilustrações relacionados a PrEP. Considerações Finais: A tecnologia educacional produzida poderá mediar processos de trabalhos educativos de profissionais de saúde com vistas à prevenção do HIV na população de mulheres trans e travestis, contribuir para o trabalho pelos pares, de prevenção e promoção à saúde sexual, promovida pelas ativistas trans e travestis de associações e organizações da sociedade civil, do estado do Amazonas, sobre a importância da adesão e uso da PrEP, fazendo uso de um guia com algumas especificidades elaboradas e direcionadas a essa população, como a linguagem do “pajubá”, numa tentativa de melhor apropriação das informações básicas e terapêuticas quanto ao uso dessa importante ferramenta biomédica de prevenção.Objective: To produce an educational technology about pre-exposure prophylaxis- PrEP, for transvestites and trans women. Methods: Methodological study realized in three stages: literature narrative review, identification of the generating themes and production of educational technology. The literature narrative review occurred with consultations to the LILACS, BDENF and PUBMED bases. In the second stage, were identified generating themes based on technical information from the Clinical Protocol and Therapeutic Guidelines for Prophylaxis of Risk to HIV Infection and others from the Ministry of Health. In the third stage, was produced the technology from the synthesis of the results of the review and the gene rating themes identified. Results: In the review stage, were obtained 64 productions; after the analysis process, was obtained a sample of 7 productions, published between 2015 and 2019; it was found that the scientific studies found that showed educational technologies focused on the use of PrEP, were restricted to a few studies, however they showed the importance of using educational technologies such as social networks; mobile app for smartphone; online counseling platforms and HIV tests; peer information; group interventions with trans people that made it possible for trans and transvestite women to feel welcomed and that also allowed for greater knowledge and interest in the use of PrEP. In the identification stage, 10 generating themes emerged: PrEP, Combined Prevention, Risk Management, Serodiscordant Partnerships, Sexual Practices, Sexual Partnerships, Scheme for using PrEP, Care for using PrEP, Adhering to PrEP, Adverse Events. In the production stage, an educational technology was outlined, entitled “Let's Combine! Guide on HIV pre-exposure prophylaxis for transgender and transvestite women”, which can be published in print or digital form, with 29 pages, organized from 11 topics, with texts and illustrations related to PrEP. Final Considerations: The educational technology produced may mediate educational work processes of health professionals with a view to HIV prevention in the population of trans and transvestite women, contribute to peer work, prevention and promotion of sexual health, promoted by trans activists and transvestites from associations and civil society organizations, from the state of Amazonas, about the importance of adhering to and using PrEP, using a guide with some specifics elaborated and directed to this population, such as the language of “pajubá”, in an attempt better appropriation of basic and therapeutic information regarding the use of this important biomedical prevention tool.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EnfermagemBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Enfermagem no Contexto AmazônicoSilva, Sheila Vitor dahttp://lattes.cnpq.br/7811736426026993Teixeira, Elizabeth Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/6939587645193038Cordeiro, Priscilla Mendeshttp://lattes.cnpq.br/3005896186633325Jardim, Lucília de Fátima Santanahttp://lattes.cnpq.br/4685069763241931https://orcid.org/0000-0002-6320-53162021-10-12T19:47:11Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJARDIM, Lucília de Fátima Santana. Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem no Contexto Amazônico) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8486porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-12T05:03:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-12T05:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
title Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
spellingShingle Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
Jardim, Lucília de Fátima Santana
Mulheres transgênero
Saúde sexual
Saúde pública
Parcerias sorodiscordantes
Ferramenta biomédica
CIÊNCIAS DA SAÚDE
PrEP
Profilaxia Pré-exposição
Tecnologia Educacional
Educação em saúde
Pessoas Transgênero
title_short Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
title_full Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
title_fullStr Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
title_full_unstemmed Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
title_sort Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências
author Jardim, Lucília de Fátima Santana
author_facet Jardim, Lucília de Fátima Santana
http://lattes.cnpq.br/4685069763241931
https://orcid.org/0000-0002-6320-5316
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4685069763241931
https://orcid.org/0000-0002-6320-5316
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sheila Vitor da
http://lattes.cnpq.br/7811736426026993
Teixeira, Elizabeth Teixeira
http://lattes.cnpq.br/6939587645193038
Cordeiro, Priscilla Mendes
http://lattes.cnpq.br/3005896186633325
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Lucília de Fátima Santana
http://lattes.cnpq.br/4685069763241931
https://orcid.org/0000-0002-6320-5316
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres transgênero
Saúde sexual
Saúde pública
Parcerias sorodiscordantes
Ferramenta biomédica
CIÊNCIAS DA SAÚDE
PrEP
Profilaxia Pré-exposição
Tecnologia Educacional
Educação em saúde
Pessoas Transgênero
topic Mulheres transgênero
Saúde sexual
Saúde pública
Parcerias sorodiscordantes
Ferramenta biomédica
CIÊNCIAS DA SAÚDE
PrEP
Profilaxia Pré-exposição
Tecnologia Educacional
Educação em saúde
Pessoas Transgênero
description Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição –PrEP, para travestis e mulheres trans. Métodos: Estudo metodológico realizado em três etapas: revisão narrativa da literatura, identificação dos temas geradores e produção da tecnologia educacional. A revisão narrativa de literatura ocorreu com consultas às bases LILACS, BDENF e PUBMED. Na segunda etapa, foram identificados os temas geradores com base em informações técnicas do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-exposição de Risco à Infecção pelo HIV e outras do Ministério da Saúde. Na terceira etapa, foi produzida a tecnologia a partir da síntese dos resultados da revisão e dos temas geradores identificados. Resultados: Na etapa de revisão, obteve-se 64 produções; após o processo de análise, obteve-se uma amostra de 7 produções, publicadas entre 2015 e 2019; verificou-se que os estudos científicos encontrados que evidenciassem tecnologias educacionais voltadas ao uso da PrEP foram restritos a poucos estudos, no entanto evidenciaram a importância do uso de tecnologias educacionais como redes sociais; aplicativo móvel para smartphone; plataformas on line de aconselhamento e realização de testes para o HIV; informação entre pares; intervenções grupais com pessoas trans que possibilitaram às mulheres trans e travestis sentirem-se acolhidas e que também permitiram maior conhecimento e interesse pelo uso da PrEP. Na etapa de identificação, emergiram 10 temas geradores: PrEP, Prevenção Combinada, Gerenciamento de Risco, Parcerias Sorodiscordantes, Práticas Sexuais, Parcerias Sexuais, Esquema para uso da PrEP, Cuidados para uso da PrEP, Adesão à PrEP, Eventos Adversos. Na etapa de produção, delineou-se uma tecnologia educacional, intitulada “Vamos Combinar! Guia sobre profilaxia pré-exposição ao HIV para mulheres trans e travestis”, que poderá ser veiculada na forma impressa ou digital, com 29 páginas, organizada a partir de 11 tópicos, com textos e ilustrações relacionados a PrEP. Considerações Finais: A tecnologia educacional produzida poderá mediar processos de trabalhos educativos de profissionais de saúde com vistas à prevenção do HIV na população de mulheres trans e travestis, contribuir para o trabalho pelos pares, de prevenção e promoção à saúde sexual, promovida pelas ativistas trans e travestis de associações e organizações da sociedade civil, do estado do Amazonas, sobre a importância da adesão e uso da PrEP, fazendo uso de um guia com algumas especificidades elaboradas e direcionadas a essa população, como a linguagem do “pajubá”, numa tentativa de melhor apropriação das informações básicas e terapêuticas quanto ao uso dessa importante ferramenta biomédica de prevenção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-12T19:47:11Z
2021-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JARDIM, Lucília de Fátima Santana. Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem no Contexto Amazônico) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8486
identifier_str_mv JARDIM, Lucília de Fátima Santana. Tecnologia educacional sobre profilaxia pré-exposição para travestis e mulheres trans: produção baseada em evidências. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem no Contexto Amazônico) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Enfermagem
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Enfermagem
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732044663554048