Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jean Serrão de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9853930608033841
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567
Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres.
id UFAM_567a62adae8f2ada442759347603e7fe
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4567
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de casoAvaliação de aprendizagemDimensões do ensino - AmazonasEnsino Superior - Administração - AmazonasOrganização do ensino - AmazonasOUTROSO presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres.The present study has as proposed to analyze the speech and for práxis of the dimensions live in the Administration and Accounting Teaching in the City of Manaus, having dimensions – the technology, curriculum, University, learning teacher and evaluation in order to raise the reflexes on manager's identity and Accountant. In the technology dimension will be analyzed the balance of the use of this technology, having in mind that it involves teacher's previous preparation, of the student, of the learning environment and of the necessary materials that will be used. In the Universities dimension will be sought the factors that can influence in the Administration and Accounting teaching. In the Teacher dimension, they will be searched your knowledge and your experience in the formation and live of the new career Na learning evaluation dimension will be analyzed the factors that interfere in the process evaluation, be exam, proof, test adopted by the teachers. The Curricular Bars so much of Administration as Accounting they involve three formation factors the basic and instrumental formation, for professional and the complementary, more the apprenticeship supervised. This way, in the curricular bars dimension had carried itself in counts the admissibility verification of discipline invasions or although each discipline is conceived as an own space of the knowledge. Besides if search which are manager's competences and accountant. O Result of five searched dimensions will be introduced in tables that will allow for about for of data in several moments. answers of the questionnaire are constituted by men and women.Não informadaUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Estudos SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalFerreira, Sylvio Mário Pugahttp://lattes.cnpq.br/8589963157350634Oliveira, Jean Serrão dehttp://lattes.cnpq.br/98539306080338412015-08-18T17:44:24Z2008-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Jean Serrão de. Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso, 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-21T13:49:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-21T13:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
spellingShingle Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
Oliveira, Jean Serrão de
Avaliação de aprendizagem
Dimensões do ensino - Amazonas
Ensino Superior - Administração - Amazonas
Organização do ensino - Amazonas
OUTROS
title_short Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_full Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_fullStr Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
title_sort Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
author Oliveira, Jean Serrão de
author_facet Oliveira, Jean Serrão de
http://lattes.cnpq.br/9853930608033841
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9853930608033841
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Sylvio Mário Puga
http://lattes.cnpq.br/8589963157350634
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jean Serrão de
http://lattes.cnpq.br/9853930608033841
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de aprendizagem
Dimensões do ensino - Amazonas
Ensino Superior - Administração - Amazonas
Organização do ensino - Amazonas
OUTROS
topic Avaliação de aprendizagem
Dimensões do ensino - Amazonas
Ensino Superior - Administração - Amazonas
Organização do ensino - Amazonas
OUTROS
description O presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-28
2015-08-18T17:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Jean Serrão de. Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso, 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jean Serrão de. Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso, 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Estudos Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Estudos Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732013358317568