Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567 |
Resumo: | O presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres. |
id |
UFAM_567a62adae8f2ada442759347603e7fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4567 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de casoAvaliação de aprendizagemDimensões do ensino - AmazonasEnsino Superior - Administração - AmazonasOrganização do ensino - AmazonasOUTROSO presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres.The present study has as proposed to analyze the speech and for práxis of the dimensions live in the Administration and Accounting Teaching in the City of Manaus, having dimensions – the technology, curriculum, University, learning teacher and evaluation in order to raise the reflexes on manager's identity and Accountant. In the technology dimension will be analyzed the balance of the use of this technology, having in mind that it involves teacher's previous preparation, of the student, of the learning environment and of the necessary materials that will be used. In the Universities dimension will be sought the factors that can influence in the Administration and Accounting teaching. In the Teacher dimension, they will be searched your knowledge and your experience in the formation and live of the new career Na learning evaluation dimension will be analyzed the factors that interfere in the process evaluation, be exam, proof, test adopted by the teachers. The Curricular Bars so much of Administration as Accounting they involve three formation factors the basic and instrumental formation, for professional and the complementary, more the apprenticeship supervised. This way, in the curricular bars dimension had carried itself in counts the admissibility verification of discipline invasions or although each discipline is conceived as an own space of the knowledge. Besides if search which are manager's competences and accountant. O Result of five searched dimensions will be introduced in tables that will allow for about for of data in several moments. answers of the questionnaire are constituted by men and women.Não informadaUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Estudos SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalFerreira, Sylvio Mário Pugahttp://lattes.cnpq.br/8589963157350634Oliveira, Jean Serrão dehttp://lattes.cnpq.br/98539306080338412015-08-18T17:44:24Z2008-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Jean Serrão de. Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso, 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-21T13:49:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-21T13:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso |
title |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso |
spellingShingle |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso Oliveira, Jean Serrão de Avaliação de aprendizagem Dimensões do ensino - Amazonas Ensino Superior - Administração - Amazonas Organização do ensino - Amazonas OUTROS |
title_short |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso |
title_full |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso |
title_fullStr |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso |
title_sort |
Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Jean Serrão de |
author_facet |
Oliveira, Jean Serrão de http://lattes.cnpq.br/9853930608033841 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9853930608033841 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Sylvio Mário Puga http://lattes.cnpq.br/8589963157350634 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jean Serrão de http://lattes.cnpq.br/9853930608033841 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de aprendizagem Dimensões do ensino - Amazonas Ensino Superior - Administração - Amazonas Organização do ensino - Amazonas OUTROS |
topic |
Avaliação de aprendizagem Dimensões do ensino - Amazonas Ensino Superior - Administração - Amazonas Organização do ensino - Amazonas OUTROS |
description |
O presente estudo tem como proposta analisar o discurso e a práxis das dimensões criticas no Ensino de Administração e Contabilidade na Cidade de Manaus, tendo dimensões – a tecnologia, Grade currícular, Universidade, professor e avaliação de aprendizagem a fim de suscitar os reflexos sobre a identidade do Administrador e Contador. Na dimensão tecnologia será analisada o equilíbrio do uso desta tecnologia, tendo em vista que envolve a preparação prévia do professor, do aluno, do ambiente de aprendizagem e dos materiais necessários que serão utilizados. Na dimensão Universidades serão buscadas os fatores que podem influenciar no ensino de Administração e Contabilidade. Na dimensão Professor, serão pesquisados o seu conhecimento e sua experiência na formação e vivencia dos novos profissionais.Na dimensão avaliação de aprendizagem será analisada os fatores que interferem no processo avaliativo, seja exame, prova, teste adotado pelos professores. A Grade Curricular tanto de Administração como Contabilidade envolvem-se três fatores de formação a formação básica e instrumental, a profissional e a complementar, mais o estágio supervisionado. Assim, na dimensão grade curricular levara-se em conta a verificação de admissibilidade de invasões disciplinares ou ainda que cada disciplina é concebida como um espaço próprio do conhecimento. Além de se pesquisar quais as competências do administrador e contador. O Resultado das cinco dimensões pesquisadas serão apresentadas em tabelas que permitirão a sobreposição de dados em diversos momentos. Os respondentes do questionário são constituídos por homens e mulheres. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-28 2015-08-18T17:44:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jean Serrão de. Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso, 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jean Serrão de. Análise do ensino superior em Manaus: um estudo de caso, 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732013358317568 |