O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dorimar Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9859226825841227, https://orcid.org/0000-0001-6622-0047
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8143
Resumo: A inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, vem sendo assegurados pelos instrumentos legais (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011; BRASIL, 2015) que orientam os sistemas de ensino e garantem a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais. Estas, apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular, sofrem restrições em relação aos seus processos de escolarização devido ao desconhecimento de suas características de aprendizagem, tanto nas classes comuns do ensino regular, como no atendimento educacional especializado, principalmente em regiões distantes de grandes centros. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo conhecer como ocorre o acesso e a permanência dos alunos público-alvo da educação especial nas Salas de Recursos Multifuncionais, a partir do olhar dos professores. Delineado pela abordagem Qualitativa de caráter Descritiva, a pesquisa buscou compreender esta realidade nos municípios da Microrregião do Rio Madeira, no Sul do Amazonas: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e Borba, os quais possuem Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs) sob gerência da SEDUC-AM. Fizeram parte da pesquisa professores do AEE. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Analisamos os dados a partir da Estatística Descritiva e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Neste estudo, constatamos a partir dos relatos dos professores, dificuldades quanto ao acesso e permanência destes alunos nas SRM’s, principalmente com a família, pois as formas de aproximação não estão contribuindo ainda para que a família se perceba como parte importante no processo de inclusão. Percebemos esforços de práticas inclusivas, mas na maioria das vezes, são realizadas somente pelos professores do AEE.
id UFAM_5d552585288681cace0b209f2145ffcd
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8143
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônicoInclusão escolarEducação inclusivaAtendimento Educacional EspecializadoPráticas inclusivasDistúrbios da aprendizagemCIÊNCIAS HUMANASInclusão EscolarSala de Recurso MultifuncionalAcessoPermanênciaA inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, vem sendo assegurados pelos instrumentos legais (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011; BRASIL, 2015) que orientam os sistemas de ensino e garantem a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais. Estas, apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular, sofrem restrições em relação aos seus processos de escolarização devido ao desconhecimento de suas características de aprendizagem, tanto nas classes comuns do ensino regular, como no atendimento educacional especializado, principalmente em regiões distantes de grandes centros. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo conhecer como ocorre o acesso e a permanência dos alunos público-alvo da educação especial nas Salas de Recursos Multifuncionais, a partir do olhar dos professores. Delineado pela abordagem Qualitativa de caráter Descritiva, a pesquisa buscou compreender esta realidade nos municípios da Microrregião do Rio Madeira, no Sul do Amazonas: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e Borba, os quais possuem Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs) sob gerência da SEDUC-AM. Fizeram parte da pesquisa professores do AEE. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Analisamos os dados a partir da Estatística Descritiva e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Neste estudo, constatamos a partir dos relatos dos professores, dificuldades quanto ao acesso e permanência destes alunos nas SRM’s, principalmente com a família, pois as formas de aproximação não estão contribuindo ainda para que a família se perceba como parte importante no processo de inclusão. Percebemos esforços de práticas inclusivas, mas na maioria das vezes, são realizadas somente pelos professores do AEE.The school inclusion of students with disabilities, global developmental disorders and high skills / giftedness, the target audience of Special Education, has been ensured by legal instruments (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011a; BRASIL, 2015a ) that guide the education systems and guarantee the offer of Specialized Educational Service (AEE) in Multifunctional Resource Rooms. These, despite having guaranteed access to regular education, suffer restrictions regarding to to their schooling processes due to the lack of knowledge of their learning characteristics, both in the common classes of regular education, and in specialized educational assistance, especially in regions far from large centers. Thus, the present study aimed to know how the access and permanence of the target students of Special Education in the Multifunctional Resource Room occurs, from the perspective of the teachers. Outlined by the Qualitative approach of a Descriptive character, the research sought to understand this reality in municipalities of the Microregion of the Madeira River, in the South of Amazonas: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí and Borba, which have a Multifunctional Resource Room (SRMs) under management of SEDUC-AM. AEE teachers were part of the research. For data collection, a semi-structured interview script was used. We analyzed the data from Descriptive Statistics and Content Analysis (BARDIN, 2009). In this study, we found, from the teachers' reports, difficulties regarding the access and permanence of these students in the SRM’s, mainly with the family, because the ways of approaching is not yet contributing for the family to perceive itself as an important part in the inclusion process. We perceive inclusive practice efforts, but most of the time, they are carried out only by the teachers of the AEE.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSantos, João Otacílio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Matos, Maria Almerinda de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676Cardoso, Fernando Luizhttp://lattes.cnpq.br/3652915478113832Ferreira, Dorimar Gomeshttp://lattes.cnpq.br/9859226825841227https://orcid.org/0000-0001-6622-00472021-03-02T02:27:03Z2020-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Dorimar Gomes. O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8143porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-01-11T14:46:17Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-01-11T14:46:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico
title O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico
spellingShingle O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico
Ferreira, Dorimar Gomes
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado
Práticas inclusivas
Distúrbios da aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS
Inclusão Escolar
Sala de Recurso Multifuncional
Acesso
Permanência
title_short O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico
title_full O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico
title_fullStr O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico
title_full_unstemmed O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico
title_sort O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico
author Ferreira, Dorimar Gomes
author_facet Ferreira, Dorimar Gomes
http://lattes.cnpq.br/9859226825841227
https://orcid.org/0000-0001-6622-0047
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9859226825841227
https://orcid.org/0000-0001-6622-0047
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, João Otacílio Libardoni dos
http://lattes.cnpq.br/1487941865277973
Matos, Maria Almerinda de Souza
http://lattes.cnpq.br/5590755531194676
Cardoso, Fernando Luiz
http://lattes.cnpq.br/3652915478113832
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Dorimar Gomes
http://lattes.cnpq.br/9859226825841227
https://orcid.org/0000-0001-6622-0047
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado
Práticas inclusivas
Distúrbios da aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS
Inclusão Escolar
Sala de Recurso Multifuncional
Acesso
Permanência
topic Inclusão escolar
Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado
Práticas inclusivas
Distúrbios da aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS
Inclusão Escolar
Sala de Recurso Multifuncional
Acesso
Permanência
description A inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público-alvo da educação especial, vem sendo assegurados pelos instrumentos legais (BRASIL, 1988; BRASIL, 2008; BRASIL, 2009; BRASIL, 2011; BRASIL, 2015) que orientam os sistemas de ensino e garantem a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais. Estas, apesar de ter garantido o acesso ao ensino regular, sofrem restrições em relação aos seus processos de escolarização devido ao desconhecimento de suas características de aprendizagem, tanto nas classes comuns do ensino regular, como no atendimento educacional especializado, principalmente em regiões distantes de grandes centros. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo conhecer como ocorre o acesso e a permanência dos alunos público-alvo da educação especial nas Salas de Recursos Multifuncionais, a partir do olhar dos professores. Delineado pela abordagem Qualitativa de caráter Descritiva, a pesquisa buscou compreender esta realidade nos municípios da Microrregião do Rio Madeira, no Sul do Amazonas: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e Borba, os quais possuem Sala de Recursos Multifuncionais (SRMs) sob gerência da SEDUC-AM. Fizeram parte da pesquisa professores do AEE. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Analisamos os dados a partir da Estatística Descritiva e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Neste estudo, constatamos a partir dos relatos dos professores, dificuldades quanto ao acesso e permanência destes alunos nas SRM’s, principalmente com a família, pois as formas de aproximação não estão contribuindo ainda para que a família se perceba como parte importante no processo de inclusão. Percebemos esforços de práticas inclusivas, mas na maioria das vezes, são realizadas somente pelos professores do AEE.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
2021-03-02T02:27:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Dorimar Gomes. O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8143
identifier_str_mv FERREIRA, Dorimar Gomes. O acesso e a permanência dos alunos nas salas de recursos multifuncionais no contexto amazônico. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732041896361984