Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Rakson Angelim da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1952251399110820
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6534
Resumo: O presente estudo, apoiado no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (MBDH), proposto por Urie Bronfenbrenner, investigou as Habilidades Sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento ducacional especializado (AEE), em duas escolas da rede municipal de ensino fundamental, em Manaus. De forma geral, caracterizou as habilidades sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado na sala de recursos multifuncionais (SRM). Especificamente, 1) Identificou os recursos pessoais utilizados por professores na sala de recursos multifuncionais (SRM) durante o atendimento educacional especializado (AEE); 2) Descreveu as habilidades sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado na sala de recursos multifuncionais (SRM); e 3) Analisou a relação entre habilidades sociais de crianças com TEA com o ambiente imediato (SRM/AEE) destacando vivências que favoreceram o desenvolvimento da criança. No caminho empírico-teórico-metodológico da pesquisa, dialogamos com autores que discutem a temática sobre educação inclusiva; optamos por uma pesquisa de campo, descritiva, com uma abordagem qualitativa. O MBDH possibilitou analisar o desenvolvimento humano considerando a interação sinérgica de quatro componentes: processo, pessoa, contexto e tempo – PPCT; e buscou apreender a rede de relações que ocorrem em diferentes contextos, integradas em quatro níveis interconectados: microssistema; mesossistema; exossistema; macrossistema. A inserção ecológica, como método de investigação, possibilitou a entrada do pesquisador no ambiente imediato, onde ocorreram, as observações, conversas informais e entrevistas. Para complementar a coleta de dados, aplicou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais – SSRS/BR, nas versões para professores e pais. Deste instrumento, avaliou-se apenas as habilidades sociais. Participaram deste estudo 2 (dois) professores da sala de recursos multifuncionais (SRM), 4 (quatro) alunos com TEA e 4 (quatro) pais de alunos. Os resultados revelaram que as estratégias utilizadas pelos professores no AEE ofertado na SRM, com ênfase nas habilidades sociais contribuíram, de forma tímida, no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo de crianças com TEA. O escore geral da avaliação dos professores e pais via o SSRS-BR, revelou que 75% das crianças com TEA apresentou o nível “Abaixo da média inferior”. Concluímos que o processo de inclusão de alunos com TEA e outras referentes à Educação Especial, ainda está a depender de muitas ações coordenadas que unam os professores, as famílias, as escolas, a Secretaria de Educação do Município, as Universidades e à comunidade.
id UFAM_5dc13b638cd56602aa0fcf334117c731
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6534
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)Social skills of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) that frequent Specialized Educational Serivice (ESA)Educação especialAtendimento educacional especializadoHabilidades sociaisTranstorno do espectro do autismoSpecial educationSpecialized educational assistanceSocial skillsAutism Spectrum DisorderCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIALO presente estudo, apoiado no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (MBDH), proposto por Urie Bronfenbrenner, investigou as Habilidades Sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento ducacional especializado (AEE), em duas escolas da rede municipal de ensino fundamental, em Manaus. De forma geral, caracterizou as habilidades sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado na sala de recursos multifuncionais (SRM). Especificamente, 1) Identificou os recursos pessoais utilizados por professores na sala de recursos multifuncionais (SRM) durante o atendimento educacional especializado (AEE); 2) Descreveu as habilidades sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado na sala de recursos multifuncionais (SRM); e 3) Analisou a relação entre habilidades sociais de crianças com TEA com o ambiente imediato (SRM/AEE) destacando vivências que favoreceram o desenvolvimento da criança. No caminho empírico-teórico-metodológico da pesquisa, dialogamos com autores que discutem a temática sobre educação inclusiva; optamos por uma pesquisa de campo, descritiva, com uma abordagem qualitativa. O MBDH possibilitou analisar o desenvolvimento humano considerando a interação sinérgica de quatro componentes: processo, pessoa, contexto e tempo – PPCT; e buscou apreender a rede de relações que ocorrem em diferentes contextos, integradas em quatro níveis interconectados: microssistema; mesossistema; exossistema; macrossistema. A inserção ecológica, como método de investigação, possibilitou a entrada do pesquisador no ambiente imediato, onde ocorreram, as observações, conversas informais e entrevistas. Para complementar a coleta de dados, aplicou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais – SSRS/BR, nas versões para professores e pais. Deste instrumento, avaliou-se apenas as habilidades sociais. Participaram deste estudo 2 (dois) professores da sala de recursos multifuncionais (SRM), 4 (quatro) alunos com TEA e 4 (quatro) pais de alunos. Os resultados revelaram que as estratégias utilizadas pelos professores no AEE ofertado na SRM, com ênfase nas habilidades sociais contribuíram, de forma tímida, no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo de crianças com TEA. O escore geral da avaliação dos professores e pais via o SSRS-BR, revelou que 75% das crianças com TEA apresentou o nível “Abaixo da média inferior”. Concluímos que o processo de inclusão de alunos com TEA e outras referentes à Educação Especial, ainda está a depender de muitas ações coordenadas que unam os professores, as famílias, as escolas, a Secretaria de Educação do Município, as Universidades e à comunidade.The present study, supported by the Bioecological Model of Human Development (MBDH), proposed by Urie Bronfenbrenner, investigated the Social Skills of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) attending specialized municipal school network in Manaus. In general, it characterized the social skills of children with autism spectrum disorder (ASD) attending the specialized educational service (ESA) offered in the multifunctional resource room (SRM). Specifically, 1) Identified the personal resources used by teachers in the multifunction resource room (SRM) during specialized educational service (ESA); 2) Described the social skills of children with autism spectrum disorder (ASD) attending the specialized educational service (ESA) offered in the multifunction resource room (SRM); and 3) analyzed the relationship between social skills of children with ASD and the immediate environment (SRM/ESA) highlighting experiences that favored child development. In the empirical-theoretical-methodological way of the research, we dialogue with authors who discuss the theme of inclusive education; we opted for a descriptive field research with a qualitative approach. The MBDH made it possible to analyze the human development considering the synergic interaction of four components: process, person, context and time - PPCT; and sought to learn the network of relationships that occur in different contexts, integrated into four interconnected levels: microsystem; mesosystem; exosystem; macrosystem. The ecological insertion, as research method, allowed the researcher to enter the immediate environment, where they occurred, the observations, informal conversations and interviews. To complement the data collection, the Social Skills Assessment System (SSRS / BR) was applied in the versions for teachers and parents. From this instrument, only social skills were evaluated. Two (2) multifunction resource room teachers (SRM), four (4) students with ASD and four (4) parents of students participated in this study. The results revealed that the strategies used by teachers in ESA offered in SRM, with emphasis on social skills, contributed timidly to the social, cognitive and affective development of children with ASD. The overall teacher and parent assessment score via SSRS-BR revealed that 75% of the children with ASD had the "Below average" level. We conclude that the process of inclusion of students with TEA and others related to Special Education is still dependent on many coordinated actions that unite teachers, families, schools, the Municipal Education Department, Universities and the community.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSantos, João Otacílio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Santos, João Otacílio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Formiga, Nilton Soareshttp://lattes.cnpq.br/5901130373066343Ferreira, Lúcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773Silva, João Rakson Angelim dahttp://lattes.cnpq.br/19522513991108202018-08-08T13:26:09Z2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, João Rakson Angelim da. Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-09T05:03:36Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-09T05:03:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Social skills of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) that frequent Specialized Educational Serivice (ESA)
title Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
spellingShingle Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Silva, João Rakson Angelim da
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Habilidades sociais
Transtorno do espectro do autismo
Special education
Specialized educational assistance
Social skills
Autism Spectrum Disorder
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_short Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
title_full Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
title_fullStr Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
title_full_unstemmed Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
title_sort Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
author Silva, João Rakson Angelim da
author_facet Silva, João Rakson Angelim da
http://lattes.cnpq.br/1952251399110820
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1952251399110820
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, João Otacílio Libardoni dos
http://lattes.cnpq.br/1487941865277973
Santos, João Otacílio Libardoni dos
http://lattes.cnpq.br/1487941865277973
Formiga, Nilton Soares
http://lattes.cnpq.br/5901130373066343
Ferreira, Lúcio Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7202287374544773
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Rakson Angelim da
http://lattes.cnpq.br/1952251399110820
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Atendimento educacional especializado
Habilidades sociais
Transtorno do espectro do autismo
Special education
Specialized educational assistance
Social skills
Autism Spectrum Disorder
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL
topic Educação especial
Atendimento educacional especializado
Habilidades sociais
Transtorno do espectro do autismo
Special education
Specialized educational assistance
Social skills
Autism Spectrum Disorder
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL
description O presente estudo, apoiado no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (MBDH), proposto por Urie Bronfenbrenner, investigou as Habilidades Sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento ducacional especializado (AEE), em duas escolas da rede municipal de ensino fundamental, em Manaus. De forma geral, caracterizou as habilidades sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado na sala de recursos multifuncionais (SRM). Especificamente, 1) Identificou os recursos pessoais utilizados por professores na sala de recursos multifuncionais (SRM) durante o atendimento educacional especializado (AEE); 2) Descreveu as habilidades sociais de crianças com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que frequentam o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado na sala de recursos multifuncionais (SRM); e 3) Analisou a relação entre habilidades sociais de crianças com TEA com o ambiente imediato (SRM/AEE) destacando vivências que favoreceram o desenvolvimento da criança. No caminho empírico-teórico-metodológico da pesquisa, dialogamos com autores que discutem a temática sobre educação inclusiva; optamos por uma pesquisa de campo, descritiva, com uma abordagem qualitativa. O MBDH possibilitou analisar o desenvolvimento humano considerando a interação sinérgica de quatro componentes: processo, pessoa, contexto e tempo – PPCT; e buscou apreender a rede de relações que ocorrem em diferentes contextos, integradas em quatro níveis interconectados: microssistema; mesossistema; exossistema; macrossistema. A inserção ecológica, como método de investigação, possibilitou a entrada do pesquisador no ambiente imediato, onde ocorreram, as observações, conversas informais e entrevistas. Para complementar a coleta de dados, aplicou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais – SSRS/BR, nas versões para professores e pais. Deste instrumento, avaliou-se apenas as habilidades sociais. Participaram deste estudo 2 (dois) professores da sala de recursos multifuncionais (SRM), 4 (quatro) alunos com TEA e 4 (quatro) pais de alunos. Os resultados revelaram que as estratégias utilizadas pelos professores no AEE ofertado na SRM, com ênfase nas habilidades sociais contribuíram, de forma tímida, no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo de crianças com TEA. O escore geral da avaliação dos professores e pais via o SSRS-BR, revelou que 75% das crianças com TEA apresentou o nível “Abaixo da média inferior”. Concluímos que o processo de inclusão de alunos com TEA e outras referentes à Educação Especial, ainda está a depender de muitas ações coordenadas que unam os professores, as famílias, as escolas, a Secretaria de Educação do Município, as Universidades e à comunidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-08T13:26:09Z
2018-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, João Rakson Angelim da. Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6534
identifier_str_mv SILVA, João Rakson Angelim da. Habilidades sociais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234114211643392