Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5486 |
Resumo: | A presente pesquisa argumenta sobre os desafios enfrentados pelo atendimento educacional especializado com alunos com transtorno do espectro autista. Foram analisados artigos publicados nos últimos cinco anos, numa abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados apontam como desafios a falta de tecnologias assistivas, a necessidade de colaboração entre família e escola, e a falta de diagnósticos. Concluiu-se que apesar disso, a inclusão no ensino regular é possível, através do acompanhamento com profissionais especializados, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento dos alunos. |
id |
UNEB-8_97acea258843b83506dd3b69bc36303a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5486 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA)The challenges of specialized educational care (AEE) for students with autism spectrum disorder (ASD)AutismoEducação inclusivaAtendimento Educacional EspecializadoA presente pesquisa argumenta sobre os desafios enfrentados pelo atendimento educacional especializado com alunos com transtorno do espectro autista. Foram analisados artigos publicados nos últimos cinco anos, numa abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados apontam como desafios a falta de tecnologias assistivas, a necessidade de colaboração entre família e escola, e a falta de diagnósticos. Concluiu-se que apesar disso, a inclusão no ensino regular é possível, através do acompanhamento com profissionais especializados, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento dos alunos.This research argues about the challenges faced by specialized educational care for students with autism spectrum disorder. Articles published in the last five years were analyzed, using a qualitative and exploratory approach. The results point out as challenges the lack of assistive technologies, the need for collaboration between family and school, and the lack of diagnoses. It was concluded that despite this, inclusion in regular education is possible, through monitoring with specialized professionals, who effectively contribute to the development of students.UNEBLira, Kalline Flávia Silva deLima, Iva Autina CavalcanteLima, Aurilene RodriguesPesqueira, Janete Santana2024-06-05T20:02:29Z2024-06-05T20:02:29Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5486porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:00:42Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5486Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:00:42Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) The challenges of specialized educational care (AEE) for students with autism spectrum disorder (ASD) |
title |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) |
spellingShingle |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) Pesqueira, Janete Santana Autismo Educação inclusiva Atendimento Educacional Especializado |
title_short |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) |
title_full |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) |
title_fullStr |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) |
title_full_unstemmed |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) |
title_sort |
Os desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) |
author |
Pesqueira, Janete Santana |
author_facet |
Pesqueira, Janete Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lira, Kalline Flávia Silva de Lima, Iva Autina Cavalcante Lima, Aurilene Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pesqueira, Janete Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Educação inclusiva Atendimento Educacional Especializado |
topic |
Autismo Educação inclusiva Atendimento Educacional Especializado |
description |
A presente pesquisa argumenta sobre os desafios enfrentados pelo atendimento educacional especializado com alunos com transtorno do espectro autista. Foram analisados artigos publicados nos últimos cinco anos, numa abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados apontam como desafios a falta de tecnologias assistivas, a necessidade de colaboração entre família e escola, e a falta de diagnósticos. Concluiu-se que apesar disso, a inclusão no ensino regular é possível, através do acompanhamento com profissionais especializados, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-06-05T20:02:29Z 2024-06-05T20:02:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5486 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131149624967168 |