O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Celso Batista de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3242448786535098
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar questões o estágio do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os objetivos específicos foram analisar a disciplina estágio supervisionado na matriz e no Projeto Político do Curso (PPC) do Curso de Letras Língua Inglesa da IES e conhecer o impacto dessa disciplina na prática docente de professores egressos dessa Instituição. Para tanto, o aporte teórico abrangeu as teorias da área de formação de professores com base em Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Nóvoa (1991), Pimenta (2005), formação de professores de inglês com base em Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) e estágio baseado em Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006). A pesquisa constituiu em um estudo de caso baseado em Johnson (1992) e Stake (1998), no contexto de uma IES particular em Manaus e os participantes foram alunos em formação e egressos desse curso. Como instrumentos para geração de dados foram utilizados questionário, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados apontam que o perfil do professor de língua inglesa que a universidade pretende formar se trata de um questionamento ambicioso e difícil de se esgotar com a realização de uma única pesquisa, em um ambiente específico, e que o estágio supervisionado é um componente curricular democrático para discussão e reflexão para formação de professores, mas que um trabalho conjunto e interligado entre disciplinas, corpo docente e Instituição deve ocorrer para que uma nova geração de professores reflexivos sejam formados.
id UFAM_6277625d457712a0d2085087fa24d14c
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6314
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino MédioFormação DocenteInglês - ensino aprendizagemLíngua InglesaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASEste trabalho teve como objetivo geral investigar questões o estágio do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os objetivos específicos foram analisar a disciplina estágio supervisionado na matriz e no Projeto Político do Curso (PPC) do Curso de Letras Língua Inglesa da IES e conhecer o impacto dessa disciplina na prática docente de professores egressos dessa Instituição. Para tanto, o aporte teórico abrangeu as teorias da área de formação de professores com base em Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Nóvoa (1991), Pimenta (2005), formação de professores de inglês com base em Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) e estágio baseado em Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006). A pesquisa constituiu em um estudo de caso baseado em Johnson (1992) e Stake (1998), no contexto de uma IES particular em Manaus e os participantes foram alunos em formação e egressos desse curso. Como instrumentos para geração de dados foram utilizados questionário, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados apontam que o perfil do professor de língua inglesa que a universidade pretende formar se trata de um questionamento ambicioso e difícil de se esgotar com a realização de uma única pesquisa, em um ambiente específico, e que o estágio supervisionado é um componente curricular democrático para discussão e reflexão para formação de professores, mas que um trabalho conjunto e interligado entre disciplinas, corpo docente e Instituição deve ocorrer para que uma nova geração de professores reflexivos sejam formados.This study aimed to investigate issues of the Traineeship Program of the Liberal Arts in English Language Teaching Course and its Literatures at a Higher Education Institution (HEI). The specific objectives were to analyze the training course supervised in the matrix and Political Course Project (PPC) Liberal Arts in English Language Teaching Course and its Literatures of IES and know the impact of this discipline in the teaching practice of teacher graduates of this institution. Thus, the theoretical framework covered the theories of teacher training area based on Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Novoa (1991), Pepper (2005), English teacher training based on Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) and Traineeship Program based on Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta and Lima (2012) and Barreiro and Gebran (2006). The research was a case study based on Johnson (1992) and Stake (1998) in the context of a particular HEI in Manaus and participants were students in training and graduates of this course. As tools to generate data were used questionnaires, interviews and internship reports. The results show that the English teacher's profile that the university intends to form it is an ambitious and difficult challenge of running out with conducting a single search in a specific environment, and the supervised stage is a democratic curriculum component for discussion and reflection for teacher training, but a set interconnected and work across disciplines, faculty and institution should take place for a new generation of reflexive teachers are trained.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasMonteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Carvalho, Celso Batista dehttp://lattes.cnpq.br/32424487865350982018-04-18T14:41:35Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Celso Batista de. O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-12T05:03:59Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-12T05:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
title O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
spellingShingle O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
Carvalho, Celso Batista de
Formação Docente
Inglês - ensino aprendizagem
Língua Inglesa
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
title_short O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
title_full O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
title_fullStr O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
title_full_unstemmed O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
title_sort O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
author Carvalho, Celso Batista de
author_facet Carvalho, Celso Batista de
http://lattes.cnpq.br/3242448786535098
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3242448786535098
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Marta de Faria e Cunha
http://lattes.cnpq.br/4672487830828193
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Celso Batista de
http://lattes.cnpq.br/3242448786535098
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Inglês - ensino aprendizagem
Língua Inglesa
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
topic Formação Docente
Inglês - ensino aprendizagem
Língua Inglesa
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
description Este trabalho teve como objetivo geral investigar questões o estágio do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os objetivos específicos foram analisar a disciplina estágio supervisionado na matriz e no Projeto Político do Curso (PPC) do Curso de Letras Língua Inglesa da IES e conhecer o impacto dessa disciplina na prática docente de professores egressos dessa Instituição. Para tanto, o aporte teórico abrangeu as teorias da área de formação de professores com base em Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Nóvoa (1991), Pimenta (2005), formação de professores de inglês com base em Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) e estágio baseado em Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006). A pesquisa constituiu em um estudo de caso baseado em Johnson (1992) e Stake (1998), no contexto de uma IES particular em Manaus e os participantes foram alunos em formação e egressos desse curso. Como instrumentos para geração de dados foram utilizados questionário, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados apontam que o perfil do professor de língua inglesa que a universidade pretende formar se trata de um questionamento ambicioso e difícil de se esgotar com a realização de uma única pesquisa, em um ambiente específico, e que o estágio supervisionado é um componente curricular democrático para discussão e reflexão para formação de professores, mas que um trabalho conjunto e interligado entre disciplinas, corpo docente e Instituição deve ocorrer para que uma nova geração de professores reflexivos sejam formados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
2018-04-18T14:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Celso Batista de. O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314
identifier_str_mv CARVALHO, Celso Batista de. O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732026270482432