Educação, movimentos negros e ações afirmativas no Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizangela de Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326363T5, https://orcid.org/0000-0001-9874-7863
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6816
Resumo: A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada Educação, Movimentos Negros e Ações Afirmativas no Amazonas, cujo campo empírico foi a Comunidade Quilombola Sagrado Coração do Lago de Serpa no município de Itacoatiara. Para tanto, foi conduzida pelo seguinte objetivo geral: Analisar a materialização da política escolar quilombola que incorpora elementos da cultura regional e a relação coexistente com os movimentos negros na implementação de ações afirmativas para educação das relações etnicorraciais. Foi orientada por três objetivos específicos: 1) Identificar elementos da cosmovisão africana, para compreender as particularidades envolvidas nos processos educativos, políticos e culturais, que incorporam elementos da cultura africana e afro-brasileira em nossa região; 2) Pesquisar sobre o processo histórico da luta antirracista e sua interlocução com a educação das relações etnicorraciais em nosso Estado; 3) Fazer um levantamento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial (PIR), para entender como se dá a luta dos Movimentos Negros e sua atuação nos espaços de participação e tomada de decisão. A investigação apoiou-se nos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental, adotou-se a observação participante, e como método o Materialismo Histórico e Dialético, orientado pelas três leis: Unidade e Luta dos Contrários, Transformação da Quantidade em Qualidade e a Negação da Negação. As categorias estruturantes ficaram definidas com: a) História e cultura africana e afro-brasileira, b) Discriminação racial, c) Direito à diversidade e d) Educação. A pesquisa permitiu concluir que as pautas que permeiam a luta antirracista são em sua maioria convergentes; em alguns momentos as trajetórias individuais apresentam-se acima da luta coletiva; os movimentos negros lutam pela preservação dos valores africanos e afro-brasileiros, mas há resistência de gestores, professores, pedagogos e pessoas da Comunidade em aceitar as metodologias desenvolvidas pelo movimento; as ações nas escolas ainda acontecem pontualmente no mês de novembro; a Comunidade Quilombola do Lago de Serpa possui uma unidade escolar na modalidade EJA, mas não dispõem de PPP par nortear suas ações educativas.
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Foi orientada por três objetivos específicos: 1) Identificar elementos da cosmovisão africana, para compreender as particularidades envolvidas nos processos educativos, políticos e culturais, que incorporam elementos da cultura africana e afro-brasileira em nossa região; 2) Pesquisar sobre o processo histórico da luta antirracista e sua interlocução com a educação das relações etnicorraciais em nosso Estado; 3) Fazer um levantamento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial (PIR), para entender como se dá a luta dos Movimentos Negros e sua atuação nos espaços de participação e tomada de decisão. A investigação apoiou-se nos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental, adotou-se a observação participante, e como método o Materialismo Histórico e Dialético, orientado pelas três leis: Unidade e Luta dos Contrários, Transformação da Quantidade em Qualidade e a Negação da Negação. As categorias estruturantes ficaram definidas com: a) História e cultura africana e afro-brasileira, b) Discriminação racial, c) Direito à diversidade e d) Educação. A pesquisa permitiu concluir que as pautas que permeiam a luta antirracista são em sua maioria convergentes; em alguns momentos as trajetórias individuais apresentam-se acima da luta coletiva; os movimentos negros lutam pela preservação dos valores africanos e afro-brasileiros, mas há resistência de gestores, professores, pedagogos e pessoas da Comunidade em aceitar as metodologias desenvolvidas pelo movimento; as ações nas escolas ainda acontecem pontualmente no mês de novembro; a Comunidade Quilombola do Lago de Serpa possui uma unidade escolar na modalidade EJA, mas não dispõem de PPP par nortear suas ações educativas.The dissertation corresponds to the result of the research entitled Education, Black Movements and Affirmative Actions in Amazonas, whose empirical field was the Sacred Heart Quilombola Community of Lake Serpa in the municipality of Itacoatiara. To do so, it was guided by the following general objective: To analyze the materialization of the quilombola school policy that incorporates elements of the regional culture, and the coexistent relation with the black movements in the implementation of affirmative actions for the education of the ethno-racial relations. It was guided by three specific objectives: 1) To identify elements of the African worldview to understand the particularities involved in educational, political and cultural processes that incorporate elements of African and Afro-Brazilian culture in our region; 2) Research on the historical process of the anti-racist struggle and its interlocution with the education of the ethno-racial relations in our State; 3) To understand how the struggle of the Black Movements occurs and their action in the spaces of participation and decision making. Based on the methodological procedures of bibliographical and documentary research, participant observation was adopted, and as method, Historical and Dialectical Materialism, guided by the three laws: Unity and Struggle of Contraries, Transformation of Quantity and Quality, and Denial of Denial. Adopted as structural categories a) African and Afro-Brazilian history and culture, b) Racial discrimination and c) Right to diversity. The research allowed to conclude that the guidelines that permeate the antiracist struggle are mostly convergent; the individual trajectories present themselves above the collective struggle; black movements struggle for the preservation of African and Afro-Brazilian values but there is resistance from managers, teachers, educators and community people to accept the methodologies developed by the movement; the actions in the schools still happen punctually in the month of November; the Quilombola Community of Lake Serpa has a school unit in the EJA modality, but they do not have PPP to guide their educational actions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextutal/visualizarcv.do?i=k4779939T3Silva, Elizangela de Almeidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326363T5https://orcid.org/0000-0001-9874-78632018-12-13T19:47:51Z2018-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Elizangela de Almeida. Educação, movimentos negros e ações afirmativas no Amazonas. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6816porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-09-03T05:03:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-09-03T05:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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