Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Arilson dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o uso das Africanidades na educação escolar. Em particular, o uso das representações de divindades cultuado no estado do Rio Grande do Sul e sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. A intenção da narrativa é problematizar um planejamento de aula da disciplina de história realizada em uma escola pública do ensino médio da cidade de Porto Alegre, capital do estado. Através da análise de conteúdo proposta por Bardin serão analisados, além dos relatórios preparados pelos próprios alunos, fontes imagéticas. Os resultados da prática de ensino tem como objetivo contribuir para o ensino da história, da diversidade e da educação das relações étnico-raciais.
id UFPR-4_8601b8932ebfe7bc233c8912f920f967
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48996
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticasHistória e Cultura Afro-Brasileiraafricanidades; diversidade; ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais.HistóriaEste artigo tem como objetivo discutir o uso das Africanidades na educação escolar. Em particular, o uso das representações de divindades cultuado no estado do Rio Grande do Sul e sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. A intenção da narrativa é problematizar um planejamento de aula da disciplina de história realizada em uma escola pública do ensino médio da cidade de Porto Alegre, capital do estado. Através da análise de conteúdo proposta por Bardin serão analisados, além dos relatórios preparados pelos próprios alunos, fontes imagéticas. Os resultados da prática de ensino tem como objetivo contribuir para o ensino da história, da diversidade e da educação das relações étnico-raciais.UFPRGomes, Arilson dos Santos2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-2141984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996/32741https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996/40574Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T17:30:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/48996Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2020-04-23T17:30:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
title Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
spellingShingle Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
Gomes, Arilson dos Santos
História e Cultura Afro-Brasileira
africanidades; diversidade; ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais.
História
title_short Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
title_full Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
title_fullStr Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
title_full_unstemmed Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
title_sort Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
author Gomes, Arilson dos Santos
author_facet Gomes, Arilson dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Arilson dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História e Cultura Afro-Brasileira
africanidades; diversidade; ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais.
História
topic História e Cultura Afro-Brasileira
africanidades; diversidade; ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais.
História
description Este artigo tem como objetivo discutir o uso das Africanidades na educação escolar. Em particular, o uso das representações de divindades cultuado no estado do Rio Grande do Sul e sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. A intenção da narrativa é problematizar um planejamento de aula da disciplina de história realizada em uma escola pública do ensino médio da cidade de Porto Alegre, capital do estado. Através da análise de conteúdo proposta por Bardin serão analisados, além dos relatórios preparados pelos próprios alunos, fontes imagéticas. Os resultados da prática de ensino tem como objetivo contribuir para o ensino da história, da diversidade e da educação das relações étnico-raciais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996/32741
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996/40574
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896039849984