Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir o uso das Africanidades na educação escolar. Em particular, o uso das representações de divindades cultuado no estado do Rio Grande do Sul e sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. A intenção da narrativa é problematizar um planejamento de aula da disciplina de história realizada em uma escola pública do ensino médio da cidade de Porto Alegre, capital do estado. Através da análise de conteúdo proposta por Bardin serão analisados, além dos relatórios preparados pelos próprios alunos, fontes imagéticas. Os resultados da prática de ensino tem como objetivo contribuir para o ensino da história, da diversidade e da educação das relações étnico-raciais. |
id |
UFPR-4_8601b8932ebfe7bc233c8912f920f967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/48996 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticasHistória e Cultura Afro-Brasileiraafricanidades; diversidade; ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais.HistóriaEste artigo tem como objetivo discutir o uso das Africanidades na educação escolar. Em particular, o uso das representações de divindades cultuado no estado do Rio Grande do Sul e sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. A intenção da narrativa é problematizar um planejamento de aula da disciplina de história realizada em uma escola pública do ensino médio da cidade de Porto Alegre, capital do estado. Através da análise de conteúdo proposta por Bardin serão analisados, além dos relatórios preparados pelos próprios alunos, fontes imagéticas. Os resultados da prática de ensino tem como objetivo contribuir para o ensino da história, da diversidade e da educação das relações étnico-raciais.UFPRGomes, Arilson dos Santos2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-2141984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996/32741https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996/40574Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T17:30:26Zoai:revistas.ufpr.br:article/48996Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2020-04-23T17:30:26Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas |
title |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas |
spellingShingle |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas Gomes, Arilson dos Santos História e Cultura Afro-Brasileira africanidades; diversidade; ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais. História |
title_short |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas |
title_full |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas |
title_fullStr |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas |
title_full_unstemmed |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas |
title_sort |
Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas |
author |
Gomes, Arilson dos Santos |
author_facet |
Gomes, Arilson dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Arilson dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Cultura Afro-Brasileira africanidades; diversidade; ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais. História |
topic |
História e Cultura Afro-Brasileira africanidades; diversidade; ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais. História |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir o uso das Africanidades na educação escolar. Em particular, o uso das representações de divindades cultuado no estado do Rio Grande do Sul e sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. A intenção da narrativa é problematizar um planejamento de aula da disciplina de história realizada em uma escola pública do ensino médio da cidade de Porto Alegre, capital do estado. Através da análise de conteúdo proposta por Bardin serão analisados, além dos relatórios preparados pelos próprios alunos, fontes imagéticas. Os resultados da prática de ensino tem como objetivo contribuir para o ensino da história, da diversidade e da educação das relações étnico-raciais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996/32741 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996/40574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214 Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214 Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 189-214 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896039849984 |