Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Luciane Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3087785571271331
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7088
Resumo: Este estudo tem como objetivo realizar uma organização perspicaz sobre o desenvolvimento do currículo intercultural do povo tradicional indígena Parintintin, especificamente na Escola Municipal Indígena Nove de Janeiro, que está localizada no município de Humaitá – Amazonas, a escola está localizada na aldeia indígena Traíra situada na BR Transamazônica próximo ao quilômetro 40 na área urbana de Humaitá. A problemática central da pesquisa compreende: Qual a visão do professor indígena sobre o currículo tradicional e o currículo intercultural para a formação dos sujeitos indígenas na perspectiva da cultura e da cidadania dentro da educação escolar indígena? E as questões norteadoras são: Como se desenvolve o currículo utilizado pela SEMED com os povos tradicionais indígenas em Humaitá Amazonas? Em que medida se estabelece a relação da proposta do currículo e as práticas docentes na Escola Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas? Quais as implicações da proposta curricular do município de Humaitá-AM para a concretização de um currículo Intercultural Indígena? E para responder a estas questões norteadoras a pesquisa tem os seguintes objetivos geral e específicos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o currículo escolar destinada à educação escolar indígena na perspectiva dos professores indígenas da Escola Nove de Janeiro da Aldeia Traíra e para alcançar o objetivo geral a pesquisa tem três Objetivos Específicos, os quais são: Identificar como se desenvolve o currículo utilizado pela SEMED com os povos tradicionais indígenas em Humaitá Amazonas; Estabelecer a relação sobre como se efetiva a proposta do currículo e as práticas docentes na Escola Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas; Verificar quais as implicações da proposta Curricular do Município de Humaitá-AM para a concretização de um currículo Intercultural Indígena. Para responder a problemática, os objetivos alicerçados nesta pesquisa foram desenvolvidos a partir dos pressuspostos históricos do povos indígenas fazendo um breve contexto do processo da colonização e do processo de colonialidade que os indígenas no Brasil ainda se encontram, entretanto, resistem para o exercício de superação, neste contexto também abordamos as problemáticas indígenas na atualidade, a luta e a violação dos direitos dos povos indígenas brasileiros, neste mesmo sentido buscamos compreender e analisar a trajetória da educação indígena e educação escolar indígena no Brasil. A pesquisa tem como foco elucidar os processos de Educação Indígena como norteador das relações sociais e econômicas dentro da organização dos Parintintin como povo tradicional, dando ênfase aos caminhos da educação escolar indígena no Brasil e todo o seu contexto de luta e resistência dos povos tradicionais indígenas, bem como os professores indígenas e as organizações não governamentais pró-índio que contribuíram para que a educação escolar indígena fosse construída como política de reconstrução e ressignificação cultural conforme as necessidades dos povos tradicionais. Partindo deste contexto histórico a pesquisa vem compreender como é o desenvolvimento do currículo escolar no Brasil no sentido da interculturalidade, dentro das escolas indígenas partindo da fundamentação teórica do desenvolvimento das teorias do currículo, dentro do pressuposto do sistema econômico, no sentido do projeto neoliberal, que permeia todo o interesse das relações capitalistas e sua divisão de classe dentro do estado Brasileiro, dessa forma, a pesquisa buscou fazer uma análise de todo o contexto histórico e atual do currículo escolar indígena sob o viés do método materialismo histórico dialético que dá sentido a interculturalidade como prática de resistência da cultura tradicional dos povos indígenas.
id UFAM_68211423d83a607623a3271a6d811810
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7088
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintinEducação Escolar IndígenaIndígenasParintintinCurrículoInterculturalENSINO, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INDÍGENAEste estudo tem como objetivo realizar uma organização perspicaz sobre o desenvolvimento do currículo intercultural do povo tradicional indígena Parintintin, especificamente na Escola Municipal Indígena Nove de Janeiro, que está localizada no município de Humaitá – Amazonas, a escola está localizada na aldeia indígena Traíra situada na BR Transamazônica próximo ao quilômetro 40 na área urbana de Humaitá. A problemática central da pesquisa compreende: Qual a visão do professor indígena sobre o currículo tradicional e o currículo intercultural para a formação dos sujeitos indígenas na perspectiva da cultura e da cidadania dentro da educação escolar indígena? E as questões norteadoras são: Como se desenvolve o currículo utilizado pela SEMED com os povos tradicionais indígenas em Humaitá Amazonas? Em que medida se estabelece a relação da proposta do currículo e as práticas docentes na Escola Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas? Quais as implicações da proposta curricular do município de Humaitá-AM para a concretização de um currículo Intercultural Indígena? E para responder a estas questões norteadoras a pesquisa tem os seguintes objetivos geral e específicos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o currículo escolar destinada à educação escolar indígena na perspectiva dos professores indígenas da Escola Nove de Janeiro da Aldeia Traíra e para alcançar o objetivo geral a pesquisa tem três Objetivos Específicos, os quais são: Identificar como se desenvolve o currículo utilizado pela SEMED com os povos tradicionais indígenas em Humaitá Amazonas; Estabelecer a relação sobre como se efetiva a proposta do currículo e as práticas docentes na Escola Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas; Verificar quais as implicações da proposta Curricular do Município de Humaitá-AM para a concretização de um currículo Intercultural Indígena. Para responder a problemática, os objetivos alicerçados nesta pesquisa foram desenvolvidos a partir dos pressuspostos históricos do povos indígenas fazendo um breve contexto do processo da colonização e do processo de colonialidade que os indígenas no Brasil ainda se encontram, entretanto, resistem para o exercício de superação, neste contexto também abordamos as problemáticas indígenas na atualidade, a luta e a violação dos direitos dos povos indígenas brasileiros, neste mesmo sentido buscamos compreender e analisar a trajetória da educação indígena e educação escolar indígena no Brasil. A pesquisa tem como foco elucidar os processos de Educação Indígena como norteador das relações sociais e econômicas dentro da organização dos Parintintin como povo tradicional, dando ênfase aos caminhos da educação escolar indígena no Brasil e todo o seu contexto de luta e resistência dos povos tradicionais indígenas, bem como os professores indígenas e as organizações não governamentais pró-índio que contribuíram para que a educação escolar indígena fosse construída como política de reconstrução e ressignificação cultural conforme as necessidades dos povos tradicionais. Partindo deste contexto histórico a pesquisa vem compreender como é o desenvolvimento do currículo escolar no Brasil no sentido da interculturalidade, dentro das escolas indígenas partindo da fundamentação teórica do desenvolvimento das teorias do currículo, dentro do pressuposto do sistema econômico, no sentido do projeto neoliberal, que permeia todo o interesse das relações capitalistas e sua divisão de classe dentro do estado Brasileiro, dessa forma, a pesquisa buscou fazer uma análise de todo o contexto histórico e atual do currículo escolar indígena sob o viés do método materialismo histórico dialético que dá sentido a interculturalidade como prática de resistência da cultura tradicional dos povos indígenas.The aim of this study is to conduct an insightful organization on the development of the intercultural curriculum of the indigenous traditional Parintintin people, specifically in the Nove Municipal de Indigenous Municipal School, located in the municipality of Humaitá - Amazonas, the school is located in the indigenous village Traíra BR Transamazônica near kilometer 40 in the urban area of Humaitá. The central problem of the research includes: What is the view of the indigenous teacher about the traditional curriculum and the intercultural curriculum for the training of indigenous subjects in the perspective of culture and citizenship within indigenous school education? And the guiding questions are: How do you develop the curriculum used by SEMED with the traditional indigenous peoples in Humaitá Amazonas? To what extent is the relation of the curriculum proposal and teaching practices in the Nove de Janeiro Indigenous School of the Parintintin people in the South of Amazonas established? What are the implications of the curricular proposal of the municipality of Humaitá-AM for the implementation of an Intercultural Indigenous Curriculum? And to answer these guiding questions the research has the following general and specific objectives. The general objective of this research is to analyze the curricular proposal of the municipality of Humaitá-Amazonas destined to the indigenous school education from the perspective of the indigenous teachers of the School Nove de Janeiro of Village Traíra and to reach the general objective the research has three Specific Objectives, which are : Identify how the curriculum used by SEMED with traditional indigenous peoples in Humaitá Amazonas develops; To establish the relation on how the proposal of the curriculum and the teaching practices are effective in the Indigenous School Nove de Janeiro of the Parintintin people in the South of Amazonas; To verify the implications of the Curricular proposal of the Municipality of Humaitá-AM for the accomplishment of an Intercultural Indigenous curriculum. In order to respond to the problem, the objectives based on this research were developed from the historical presuppositions of indigenous peoples, making a brief context of the process of colonization and the process of coloniality that indigenous peoples in Brazil still encounter, however, resist for the exercise of overcoming , in this context we also address indigenous issues today, the struggle and violation of the rights of Brazilian indigenous peoples, in this same direction we seek to understand and analyze the trajectory of indigenous education and indigenous school education in Brazil. The research focuses on elucidating the processes of Indigenous Education as guiding social and economic relations within the organization of the Parintintin as a traditional people, emphasizing the paths of indigenous school education in Brazil and its entire context of struggle and resistance of indigenous traditional peoples , as well as the indigenous teachers and pro-Indian non-governmental organizations that contributed to the indigenous school education being constructed as a policy of reconstruction and cultural re-signification according to the needs of traditional peoples. Starting from this historical context the research comes to understand how is the development of the school curriculum in Brazil in the sense of interculturality, within indigenous schools starting from the theoretical foundation of the development of curriculum theories, within the assumption of the economic system, in the sense of the neoliberal project, which permeates the whole interest of capitalist relations and its class division within the Brazilian state, in this way the research sought to make an analysis of the entire historical and current context of the indigenous school curriculum under the bias of the dialectical historical materialism method that gives meaning to interculturality as a practice of resistance to the traditional culture of indigenous peoples.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesNogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Miranda, Marilsa Miranda dehttp://lattes.cnpq.br/1667476928278504Pinto, Valmir Floreshttp://lattes.cnpq.br/4130116166946781Paes, Luciane Rochahttp://lattes.cnpq.br/30877855712713312019-04-17T14:36:08Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAES, Luciane Rocha. Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo Parintintin. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7088porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-27T05:03:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-27T05:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
title Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
spellingShingle Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
Paes, Luciane Rocha
Educação Escolar Indígena
Indígenas
Parintintin
Currículo
Intercultural
ENSINO, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INDÍGENA
title_short Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
title_full Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
title_fullStr Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
title_full_unstemmed Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
title_sort Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo parintintin
author Paes, Luciane Rocha
author_facet Paes, Luciane Rocha
http://lattes.cnpq.br/3087785571271331
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3087785571271331
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Eulina Maria Leite
http://lattes.cnpq.br/7518673342621764
Miranda, Marilsa Miranda de
http://lattes.cnpq.br/1667476928278504
Pinto, Valmir Flores
http://lattes.cnpq.br/4130116166946781
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Luciane Rocha
http://lattes.cnpq.br/3087785571271331
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena
Indígenas
Parintintin
Currículo
Intercultural
ENSINO, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INDÍGENA
topic Educação Escolar Indígena
Indígenas
Parintintin
Currículo
Intercultural
ENSINO, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INDÍGENA
description Este estudo tem como objetivo realizar uma organização perspicaz sobre o desenvolvimento do currículo intercultural do povo tradicional indígena Parintintin, especificamente na Escola Municipal Indígena Nove de Janeiro, que está localizada no município de Humaitá – Amazonas, a escola está localizada na aldeia indígena Traíra situada na BR Transamazônica próximo ao quilômetro 40 na área urbana de Humaitá. A problemática central da pesquisa compreende: Qual a visão do professor indígena sobre o currículo tradicional e o currículo intercultural para a formação dos sujeitos indígenas na perspectiva da cultura e da cidadania dentro da educação escolar indígena? E as questões norteadoras são: Como se desenvolve o currículo utilizado pela SEMED com os povos tradicionais indígenas em Humaitá Amazonas? Em que medida se estabelece a relação da proposta do currículo e as práticas docentes na Escola Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas? Quais as implicações da proposta curricular do município de Humaitá-AM para a concretização de um currículo Intercultural Indígena? E para responder a estas questões norteadoras a pesquisa tem os seguintes objetivos geral e específicos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o currículo escolar destinada à educação escolar indígena na perspectiva dos professores indígenas da Escola Nove de Janeiro da Aldeia Traíra e para alcançar o objetivo geral a pesquisa tem três Objetivos Específicos, os quais são: Identificar como se desenvolve o currículo utilizado pela SEMED com os povos tradicionais indígenas em Humaitá Amazonas; Estabelecer a relação sobre como se efetiva a proposta do currículo e as práticas docentes na Escola Indígena Nove de Janeiro do povo Parintintin no Sul do Amazonas; Verificar quais as implicações da proposta Curricular do Município de Humaitá-AM para a concretização de um currículo Intercultural Indígena. Para responder a problemática, os objetivos alicerçados nesta pesquisa foram desenvolvidos a partir dos pressuspostos históricos do povos indígenas fazendo um breve contexto do processo da colonização e do processo de colonialidade que os indígenas no Brasil ainda se encontram, entretanto, resistem para o exercício de superação, neste contexto também abordamos as problemáticas indígenas na atualidade, a luta e a violação dos direitos dos povos indígenas brasileiros, neste mesmo sentido buscamos compreender e analisar a trajetória da educação indígena e educação escolar indígena no Brasil. A pesquisa tem como foco elucidar os processos de Educação Indígena como norteador das relações sociais e econômicas dentro da organização dos Parintintin como povo tradicional, dando ênfase aos caminhos da educação escolar indígena no Brasil e todo o seu contexto de luta e resistência dos povos tradicionais indígenas, bem como os professores indígenas e as organizações não governamentais pró-índio que contribuíram para que a educação escolar indígena fosse construída como política de reconstrução e ressignificação cultural conforme as necessidades dos povos tradicionais. Partindo deste contexto histórico a pesquisa vem compreender como é o desenvolvimento do currículo escolar no Brasil no sentido da interculturalidade, dentro das escolas indígenas partindo da fundamentação teórica do desenvolvimento das teorias do currículo, dentro do pressuposto do sistema econômico, no sentido do projeto neoliberal, que permeia todo o interesse das relações capitalistas e sua divisão de classe dentro do estado Brasileiro, dessa forma, a pesquisa buscou fazer uma análise de todo o contexto histórico e atual do currículo escolar indígena sob o viés do método materialismo histórico dialético que dá sentido a interculturalidade como prática de resistência da cultura tradicional dos povos indígenas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17T14:36:08Z
2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAES, Luciane Rocha. Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo Parintintin. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7088
identifier_str_mv PAES, Luciane Rocha. Ideologia e currículo na educação escolar indígena: uma análise da construção da educação intercultural do povo Parintintin. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234117816647680