Pol?ticas p?blicas educacionais inclusivas: a legitimidade da escolariza??o dos indiv?duos com autismo nas escolas da SEDUC em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiradentes, Regina Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7067858505316676, https://orcid.org/0000-0002-6070-7601
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8035
Resumo: Este trabalho objetivou identificar quais pol?ticas educacionais inclusivas legitimam a escolariza??o do educando com autismo e que contribui??o os documentos internacionais e nacionais trouxeram ? consolida??o dessas pol?ticas, a pesquisa se desenvolveu por meio da Linha 4: Educa??o Especial e Inclus?o no Contexto Amaz?nico, pertencente ao Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o da Universidade Federal do Amazonas, com bolsa de estudo da FAPEAM. O estudo prop?s uma busca no Minist?rio da Educa??o com o objetivo de conhecer documentos e diretrizes endere?adas ? condu??o metodol?gica do processo de escolariza??o desses indiv?duos. Para alcan?armos os objetivos propostos, optou-se pela pesquisa qualitativa, com enfoque dial?tico, nossa caminhada metodol?gica deu-se com an?lise documental, bibliogr?fica e pesquisa de campo. Para coletar os dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada como sugere Bardin (2011), nos serviram como objeto de an?lise os documentos internacionais, nacionais, estaduais e as pol?ticas educacionais inclusivas que versam sobre o direito ? escolariza??o dos indiv?duos com autismo. No que compreende a educa??o especial e inclusiva, utilizamos como aporte te?rico os autores Pietro (2018), Garcia (2017), Baptista (2015), Matos (2012; 2013), Bobbio (2004), Bueno (2004), Saviani (2008), Alves (2011), Carneiro (2007), Bosa (2002), Orr? (2016; 2019), Schmidt (2013), Whitman (2015), Cunha (2016; 2017), Mantoan (2006; 2014), Capellini (2004), Ropoli (2010), Costa (2016), Mazzotta (1996), Manzini (2015) entre outros. Na an?lise de conte?do, confrontamos os dados da pesquisa, tendo como eixos tem?ticos norteadores a rela??o entre o professor do ensino comum e o professor do atendimento educacional especializado que atua nas salas de recursos multifuncionais e o posicionamento dos gestores sobre as pol?ticas educacionais inclusivas e seu impacto no contexto regional amaz?nico, al?m de tem?ticas que envolveram recursos did?ticos e a participa??o da fam?lia. O resultado da pesquisa nos possibilitou compreender a inclus?o dos alunos com autismo nas escolas da SEDUC em Manaus, bem como fomentar pesquisas envolvendo as tem?ticas do autismo e escolariza??o atrav?s das pol?ticas educacionais inclusivas em nosso estado. Assim, os elementos problematizados neste estudo deixaram expl?cito que, nas escolas pesquisadas, os professores tanto do ensino comum, como das salas de recursos multifuncionais, entendem como insuficientes os mecanismos disponibilizados a n?vel MEC, e que a SEDUC/AM carece de investimentos na ?rea de forma??o continuada com subs?dios metodol?gicos que respaldem o trabalho docente, visando ? efetividade da escolariza??o dos alunos com autismo no contexto da inclus?o escolar nas escolas da SEDUC/AM na cidade de Manaus.
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O estudo prop?s uma busca no Minist?rio da Educa??o com o objetivo de conhecer documentos e diretrizes endere?adas ? condu??o metodol?gica do processo de escolariza??o desses indiv?duos. Para alcan?armos os objetivos propostos, optou-se pela pesquisa qualitativa, com enfoque dial?tico, nossa caminhada metodol?gica deu-se com an?lise documental, bibliogr?fica e pesquisa de campo. Para coletar os dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada como sugere Bardin (2011), nos serviram como objeto de an?lise os documentos internacionais, nacionais, estaduais e as pol?ticas educacionais inclusivas que versam sobre o direito ? escolariza??o dos indiv?duos com autismo. No que compreende a educa??o especial e inclusiva, utilizamos como aporte te?rico os autores Pietro (2018), Garcia (2017), Baptista (2015), Matos (2012; 2013), Bobbio (2004), Bueno (2004), Saviani (2008), Alves (2011), Carneiro (2007), Bosa (2002), Orr? 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Assim, os elementos problematizados neste estudo deixaram expl?cito que, nas escolas pesquisadas, os professores tanto do ensino comum, como das salas de recursos multifuncionais, entendem como insuficientes os mecanismos disponibilizados a n?vel MEC, e que a SEDUC/AM carece de investimentos na ?rea de forma??o continuada com subs?dios metodol?gicos que respaldem o trabalho docente, visando ? efetividade da escolariza??o dos alunos com autismo no contexto da inclus?o escolar nas escolas da SEDUC/AM na cidade de Manaus.This work aimed to identify which inclusive educational policies legitimize the assistance to students with autism and what contribution international and national documents have brought to the consolidation of these policies. The study proposes a search in the Ministry of Education in order to get to know the documents with the guidelines addressed to methodologically direct the schooling of individuals with autism. When analyzing the Pedagogical Political Project of state schools that offer specific educational assistance to students with autism, we verified the MEC guidelines for implementation and operationalization, including the National Law for the Protection of People with Autistic Spectrum Disorder (Law n. 12.764/12). It is a qualitative research of documentary, bibliographic analysis and field research. International, national, state documents and inclusive educational policies that deal with the right to schooling of individuals with autism served as the object of analysis. With regard to special and inclusive education, we used as a theoretical contribution the authors Pietro (2018), Garcia (2017), Baptista (2015), F?vero (2004), Bereohff (1991), Matos (2012; 2013), Adorno (2010), Marquezan (2009), Bobbio (2004), Bueno (2004), Saviani (2008), Alves (2011), Carneiro (2007), Bosa (2002), Orr? (2016; 2019), Schmidt (2013), Whitman (2015), Cunha (2016), Mantoan (2014), Capellini (2004) and Ropoli (2010). In the content analysis, we compared the research data, having as guiding thematic axes the relationship between the teacher of ordinary education and the teacher of specialized educational assistance in the multifunctional resource rooms and what is the position of the school manager on inclusive educational policies and their impact on the regional Amazonian context. The result of the research allowed us to understand the current state of inclusion of students with autism in SEDUC/AM, in addition to encouraging more research involving the themes of autism and inclusive educational policies in our state. Thus, the elements problematized in this study made it explicit that, in the schools surveyed, teachers in both ordinary education and in multifunctional resource rooms understand the mechanisms available at the MEC level as insufficient, and that SEDUC / AM lacks investments in the area. of continuing education and methodological subsidies to support the teaching work aiming at the effective schooling of students with autism in the context of school inclusion in SEDUC/AM schools in the city of Manaus.FAPEAM - Funda??o de Amparo ? Pesquisa do Estado do Amazonaspoderiam ja ter cadastrado os professores da Ufam com seus respectivos lattes, ajudaria muito.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Educa??oBrasilUFAMPrograma de P?s-gradua??o em Educa??oMatos, Maria Almerinda de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676Schmidt, Carlohttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847Santos, Jo?o Otac?lio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Tiradentes, Regina Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7067858505316676https://orcid.org/0000-0002-6070-76012020-12-04T19:36:02Z2020-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTIRADENTES, Regina Oliveira. Pol?ticas p?blicas educacionais inclusivas : a legitimidade da escolariza??o dos indiv?duos com autismo nas escolas da SEDUC em Manaus. 2020. 123 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Universidade Federal do Amazonas. Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8035porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2024-08-23T05:05:04Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922024-08-23T05:05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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Tiradentes, Regina Oliveira
Autismo em crian?as - Manaus (AM)
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Pol?ticas Educacionais Inclusivas
Atendimento Educacional Especializado
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