A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3820 |
Resumo: | O autismo ? um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas ?reas de intera??o social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Tendo base na inclus?o escolar promove a conviv?ncia do autista com outras crian?as, o que auxilia em seu aprendizado e desenvolvimento social. Tendo como objetivo deste estudo avaliar o desenvolvimento social do indiv?duo nas aulas de Educa??o F?sica. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo e car?ter descritivo. Possui como amostra um aluno com autismo severo com a idade de 13 anos, matriculado no 8? ano do ensino fundamental, que est? localizado na cidade de S?o Domingos-PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um question?rio abordando elementos que englobam o desenvolvimento social do aluno. Os resultados foram analisados atrav?s de suas respostas trazendo assim discuss?es relacionadas ao tema. Concluiu-se que a constru??o deste trabalho proporcionou a reflex?o sobre v?rios aspectos que est?o envolvidos no processo de inclus?o do estudante com autismo nas aulas de Educa??o F?sica. Sabendo lidar com as limita??es do aluno durante o processo, mas tra?ando novas possibilidades de socializar crian?as com autismo durante as aulas de Educa??o F?sica. |
id |
IFPB_e69e0ec86817ee8ea24238b85772284a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3820 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da2024-07-17T16:47:36Z2024-07-17T16:47:36Z2024-03-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3820O autismo ? um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas ?reas de intera??o social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Tendo base na inclus?o escolar promove a conviv?ncia do autista com outras crian?as, o que auxilia em seu aprendizado e desenvolvimento social. Tendo como objetivo deste estudo avaliar o desenvolvimento social do indiv?duo nas aulas de Educa??o F?sica. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo e car?ter descritivo. Possui como amostra um aluno com autismo severo com a idade de 13 anos, matriculado no 8? ano do ensino fundamental, que est? localizado na cidade de S?o Domingos-PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um question?rio abordando elementos que englobam o desenvolvimento social do aluno. Os resultados foram analisados atrav?s de suas respostas trazendo assim discuss?es relacionadas ao tema. Concluiu-se que a constru??o deste trabalho proporcionou a reflex?o sobre v?rios aspectos que est?o envolvidos no processo de inclus?o do estudante com autismo nas aulas de Educa??o F?sica. Sabendo lidar com as limita??es do aluno durante o processo, mas tra?ando novas possibilidades de socializar crian?as com autismo durante as aulas de Educa??o F?sica.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2024-07-17T16:47:36Z No. of bitstreams: 1 TCC JOELMA P?MELA BRAND?O LOPES DA SILVA.pdf: 963659 bytes, checksum: 7ec86938d74fa86d12f6d9816b23b923 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-17T16:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOELMA P?MELA BRAND?O LOPES DA SILVA.pdf: 963659 bytes, checksum: 7ec86938d74fa86d12f6d9816b23b923 (MD5) Previous issue date: 2024-03-21Inclus?o escolarAutismoEduca??o f?sicaA influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC JOELMA P?MELA BRAND?O LOPES DA SILVA.pdfTCC JOELMA P?MELA BRAND?O LOPES DA SILVA.pdfapplication/pdf963659http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3820/1/TCC+JOELMA+P%C3%82MELA+BRAND%C3%83O+LOPES+DA+SILVA.pdf7ec86938d74fa86d12f6d9816b23b923MD51177683/38202024-07-17 13:47:36.019oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3820Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-07-17T16:47:36Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso |
title |
A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso |
spellingShingle |
A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da Inclus?o escolar Autismo Educa??o f?sica |
title_short |
A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso |
title_full |
A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso |
title_fullStr |
A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso |
title_sort |
A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso |
author |
Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da |
author_facet |
Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclus?o escolar Autismo Educa??o f?sica |
topic |
Inclus?o escolar Autismo Educa??o f?sica |
description |
O autismo ? um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas ?reas de intera??o social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Tendo base na inclus?o escolar promove a conviv?ncia do autista com outras crian?as, o que auxilia em seu aprendizado e desenvolvimento social. Tendo como objetivo deste estudo avaliar o desenvolvimento social do indiv?duo nas aulas de Educa??o F?sica. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo e car?ter descritivo. Possui como amostra um aluno com autismo severo com a idade de 13 anos, matriculado no 8? ano do ensino fundamental, que est? localizado na cidade de S?o Domingos-PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um question?rio abordando elementos que englobam o desenvolvimento social do aluno. Os resultados foram analisados atrav?s de suas respostas trazendo assim discuss?es relacionadas ao tema. Concluiu-se que a constru??o deste trabalho proporcionou a reflex?o sobre v?rios aspectos que est?o envolvidos no processo de inclus?o do estudante com autismo nas aulas de Educa??o F?sica. Sabendo lidar com as limita??es do aluno durante o processo, mas tra?ando novas possibilidades de socializar crian?as com autismo durante as aulas de Educa??o F?sica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-17T16:47:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-17T16:47:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3820 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3820/1/TCC+JOELMA+P%C3%82MELA+BRAND%C3%83O+LOPES+DA+SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ec86938d74fa86d12f6d9816b23b923 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1810022430536630272 |