A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3820
Resumo: O autismo ? um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas ?reas de intera??o social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Tendo base na inclus?o escolar promove a conviv?ncia do autista com outras crian?as, o que auxilia em seu aprendizado e desenvolvimento social. Tendo como objetivo deste estudo avaliar o desenvolvimento social do indiv?duo nas aulas de Educa??o F?sica. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo e car?ter descritivo. Possui como amostra um aluno com autismo severo com a idade de 13 anos, matriculado no 8? ano do ensino fundamental, que est? localizado na cidade de S?o Domingos-PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um question?rio abordando elementos que englobam o desenvolvimento social do aluno. Os resultados foram analisados atrav?s de suas respostas trazendo assim discuss?es relacionadas ao tema. Concluiu-se que a constru??o deste trabalho proporcionou a reflex?o sobre v?rios aspectos que est?o envolvidos no processo de inclus?o do estudante com autismo nas aulas de Educa??o F?sica. Sabendo lidar com as limita??es do aluno durante o processo, mas tra?ando novas possibilidades de socializar crian?as com autismo durante as aulas de Educa??o F?sica.
id IFPB_e69e0ec86817ee8ea24238b85772284a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3820
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da2024-07-17T16:47:36Z2024-07-17T16:47:36Z2024-03-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3820O autismo ? um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas ?reas de intera??o social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Tendo base na inclus?o escolar promove a conviv?ncia do autista com outras crian?as, o que auxilia em seu aprendizado e desenvolvimento social. Tendo como objetivo deste estudo avaliar o desenvolvimento social do indiv?duo nas aulas de Educa??o F?sica. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo e car?ter descritivo. Possui como amostra um aluno com autismo severo com a idade de 13 anos, matriculado no 8? ano do ensino fundamental, que est? localizado na cidade de S?o Domingos-PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um question?rio abordando elementos que englobam o desenvolvimento social do aluno. Os resultados foram analisados atrav?s de suas respostas trazendo assim discuss?es relacionadas ao tema. Concluiu-se que a constru??o deste trabalho proporcionou a reflex?o sobre v?rios aspectos que est?o envolvidos no processo de inclus?o do estudante com autismo nas aulas de Educa??o F?sica. Sabendo lidar com as limita??es do aluno durante o processo, mas tra?ando novas possibilidades de socializar crian?as com autismo durante as aulas de Educa??o F?sica.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2024-07-17T16:47:36Z No. of bitstreams: 1 TCC JOELMA P?MELA BRAND?O LOPES DA SILVA.pdf: 963659 bytes, checksum: 7ec86938d74fa86d12f6d9816b23b923 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-17T16:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOELMA P?MELA BRAND?O LOPES DA SILVA.pdf: 963659 bytes, checksum: 7ec86938d74fa86d12f6d9816b23b923 (MD5) Previous issue date: 2024-03-21Inclus?o escolarAutismoEduca??o f?sicaA influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC JOELMA P?MELA BRAND?O LOPES DA SILVA.pdfTCC JOELMA P?MELA BRAND?O LOPES DA SILVA.pdfapplication/pdf963659http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3820/1/TCC+JOELMA+P%C3%82MELA+BRAND%C3%83O+LOPES+DA+SILVA.pdf7ec86938d74fa86d12f6d9816b23b923MD51177683/38202024-07-17 13:47:36.019oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3820Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-07-17T16:47:36Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
title A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
spellingShingle A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da
Inclus?o escolar
Autismo
Educa??o f?sica
title_short A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
title_full A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
title_fullStr A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
title_full_unstemmed A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
title_sort A influ?ncia da educa??o f?sica para a socializa??o de crian?a com autismo: um estudo de caso
author Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da
author_facet Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joelma P?mela Brand?o Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclus?o escolar
Autismo
Educa??o f?sica
topic Inclus?o escolar
Autismo
Educa??o f?sica
description O autismo ? um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas ?reas de intera??o social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Tendo base na inclus?o escolar promove a conviv?ncia do autista com outras crian?as, o que auxilia em seu aprendizado e desenvolvimento social. Tendo como objetivo deste estudo avaliar o desenvolvimento social do indiv?duo nas aulas de Educa??o F?sica. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo e car?ter descritivo. Possui como amostra um aluno com autismo severo com a idade de 13 anos, matriculado no 8? ano do ensino fundamental, que est? localizado na cidade de S?o Domingos-PB. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um question?rio abordando elementos que englobam o desenvolvimento social do aluno. Os resultados foram analisados atrav?s de suas respostas trazendo assim discuss?es relacionadas ao tema. Concluiu-se que a constru??o deste trabalho proporcionou a reflex?o sobre v?rios aspectos que est?o envolvidos no processo de inclus?o do estudante com autismo nas aulas de Educa??o F?sica. Sabendo lidar com as limita??es do aluno durante o processo, mas tra?ando novas possibilidades de socializar crian?as com autismo durante as aulas de Educa??o F?sica.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-17T16:47:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-17T16:47:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3820
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3820/1/TCC+JOELMA+P%C3%82MELA+BRAND%C3%83O+LOPES+DA+SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ec86938d74fa86d12f6d9816b23b923
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1810022430536630272