A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Isllayne Heloiza de Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/696
Resumo: 36 f.
id IFPB_754f6b40e900e8b198b945a2b4f6382d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/696
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Sales, Isllayne Heloiza de Melo2019-07-10T15:39:47Z2019-07-10T15:39:47Z2018-11-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/69636 f.O presente artigo de pesquisa visa compreender a atual situa??o da Educa??o Especial e Educa??o Inclusiva na perspectiva da percep??o dos professores acerca da educa??o inclusiva no IFPB. Sendo assim, torna-se relevante compreender como o processo de recep??o, acolhimento, metodologia, ensino e aprendizagem desses alunos est?o sendo compreendidos pelos profissionais do IFPB. A pesquisa caracteriza-se como explorat?ria-descritiva, atrav?s de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos de pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de L?ngua Portuguesa do Instituto Federal da Para?ba, Campus Guarabira, e a coleta de dados se deu atrav?s de entrevista. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado como instrumento de pesquisa por meio do qual foi poss?vel identificar as percep??es dos professores que atuam junto aos alunos com defici?ncia auditiva. Como principais resultados, foi poss?vel identificar que, apesar do apoio oferecido pela institui??o tais como: com mat?rias suficientes, salas especializadas, profissionais bem capacitados, seja os professores e os int?rpretes, bem como a atua??o fundamental do NAPNE - N?cleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais, os entrevistados afirmam que muito ainda pode ser feito pela institui??o, como por exemplo ampliar as salas de recursos, e fornecer materiais did?ticos a esses alunos com defici?ncia, afim de, garantir n?o apenas o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mas, tamb?m, o que realmente importa no processo inclusivo. Conclui-se que, apesar dos avan?os nas metodologias e na oferta de ensino superior a pessoas com defici?ncia, ainda pode ser melhorada, com mais recursos, salas especializadas, e a capacita??o dos profissionais da ?rea, assim, afirma-se a necessidade de inclus?o real desse indiv?duo no meio social em que vive, garantindo seus plenos direitos a educa??o de qualidade e cidadania.Submitted by rebeka godeiro (rebeka_carvalho@hotmail.com) on 2019-07-10T14:46:45Z No. of bitstreams: 1 A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdf: 599913 bytes, checksum: 7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5 (MD5)Approved for entry into archive by rebeka godeiro (rebeka_carvalho@hotmail.com) on 2019-07-10T15:39:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdf: 599913 bytes, checksum: 7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-10T15:39:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdf: 599913 bytes, checksum: 7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5 (MD5) Previous issue date: 2018-11-14Educa??o EspecialInclus?oEduca??o ProfissionalA percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALA percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdfA percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira- Isllayne Heloiza de Melo Sales.pdfapplication/pdf599913http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/696/1/A+percep%C3%A7%C3%A3o+dos+professores+da+l%C3%ADngua+portuguesa+acerca+da+educa%C3%A7%C3%A3o+inclusiva+no+IFPB+Campus+Guarabira-+Isllayne+Heloiza+de+Melo+Sales.pdf7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5MD51177683/6962019-07-10 12:39:47.294oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/696Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2019-07-10T15:39:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
title A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
spellingShingle A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
Sales, Isllayne Heloiza de Melo
Educa??o Especial
Inclus?o
Educa??o Profissional
title_short A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
title_full A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
title_fullStr A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
title_full_unstemmed A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
title_sort A percep??o dos professores da l?ngua portuguesa acerca da educa??o inclusiva no IFPB Campus Guarabira
author Sales, Isllayne Heloiza de Melo
author_facet Sales, Isllayne Heloiza de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Isllayne Heloiza de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o Especial
Inclus?o
Educa??o Profissional
topic Educa??o Especial
Inclus?o
Educa??o Profissional
description 36 f.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-10T15:39:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-10T15:39:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/696
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/696/1/A+percep%C3%A7%C3%A3o+dos+professores+da+l%C3%ADngua+portuguesa+acerca+da+educa%C3%A7%C3%A3o+inclusiva+no+IFPB+Campus+Guarabira-+Isllayne+Heloiza+de+Melo+Sales.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c600e3c99f524c8b52f4d8b55d391f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660432262365184