Abordagem histórico-investigativa: contribuição para mudança de concepções inadequadas sobre ciências de alunos de licenciatura em química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9534 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar as potencialidades da abordagem histórico-investigativa na mudança de concepções inadequadas sobre ciências, discutidas por Gil-Perez e Cahcapuz, em licenciandos em química de uma universidade pública do Amazonas. Neste estudo, foi elaborada uma oficina investigativa, utilizando o episódio histórico da Teoria do Flogisto, como tema fomentador de discussões que apresentaram características essenciais da ciência. Como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa contou com as folhas de atividades, distribuídas em cada encontro da oficina, transcrições de áudios de debates em grupo e socialização e um roteiro de entrevista pós-oficina, realizada com 5 participantes da oficina investigativa. A oficina seguiu as etapas de uma investigação teórica sugerida por Carvalho, na qual é voltada para a compreensão do trabalho científico e construção da ciência, e contou com textos de história da química na qual os licenciandos tinham que ler para solucionar os problemas propostos nas folhas de atividade. Ao todo, participaram da oficina 8 licenciandos em química dos períodos finais. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo exploratória, utilizando-se de métodos de análise textual discursiva para exploração e triangulação das respostas coletadas pelos instrumentos de coleta. Os resultados mostraram que a metodologia histórico-investigativa aplicada na pesquisa permitiu a compreensão de algumas características essenciais da ciência, promovendo mudanças nas concepções dos licenciandos sobre o trabalho científico. Tais resultados revelaram que por meio da exploração do episódio do flogisto, aliado à abordagem investigativa, houve superação das visões elitista, individualista, linear e acumulativa e aproblemática e ahistórica. As visões empírico-indutivista e ateórica e a visão rígida, algorítmica e infalível analisadas na pesquisa mostraram resistência após a aplicação da oficina. Mostrou-se também que as discussões em equipe foram os momentos da abordagem histórico investigativa em houve uma compreensão melhor sobre as características essenciais do trabalho científico. Os resultados também revelaram dificuldades dos licenciandos com a interpretação de alguns textos históricos utilizados na oficina e na resolução dos problemas propostos. Esta pesquisa abre caminhos para que a abordagem histórico-investigativa seja estudada por outros pesquisadores, utilizando outros episódios históricos, focalizando nas visões inadequadas não superadas pelo episódio do flogisto, além de possibilidades de aplicação na educação básica. |
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Abordagem histórico-investigativa: contribuição para mudança de concepções inadequadas sobre ciências de alunos de licenciatura em químicaQuímica - HistóriaQuímica - Estudo e ensinoQuímica - EstudantesCIENCIAS EXATAS E DA TERRAAbordagem investigativaHistória da químicaConcepções de ciênciasEsta pesquisa teve por objetivo investigar as potencialidades da abordagem histórico-investigativa na mudança de concepções inadequadas sobre ciências, discutidas por Gil-Perez e Cahcapuz, em licenciandos em química de uma universidade pública do Amazonas. Neste estudo, foi elaborada uma oficina investigativa, utilizando o episódio histórico da Teoria do Flogisto, como tema fomentador de discussões que apresentaram características essenciais da ciência. Como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa contou com as folhas de atividades, distribuídas em cada encontro da oficina, transcrições de áudios de debates em grupo e socialização e um roteiro de entrevista pós-oficina, realizada com 5 participantes da oficina investigativa. A oficina seguiu as etapas de uma investigação teórica sugerida por Carvalho, na qual é voltada para a compreensão do trabalho científico e construção da ciência, e contou com textos de história da química na qual os licenciandos tinham que ler para solucionar os problemas propostos nas folhas de atividade. Ao todo, participaram da oficina 8 licenciandos em química dos períodos finais. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo exploratória, utilizando-se de métodos de análise textual discursiva para exploração e triangulação das respostas coletadas pelos instrumentos de coleta. Os resultados mostraram que a metodologia histórico-investigativa aplicada na pesquisa permitiu a compreensão de algumas características essenciais da ciência, promovendo mudanças nas concepções dos licenciandos sobre o trabalho científico. Tais resultados revelaram que por meio da exploração do episódio do flogisto, aliado à abordagem investigativa, houve superação das visões elitista, individualista, linear e acumulativa e aproblemática e ahistórica. As visões empírico-indutivista e ateórica e a visão rígida, algorítmica e infalível analisadas na pesquisa mostraram resistência após a aplicação da oficina. Mostrou-se também que as discussões em equipe foram os momentos da abordagem histórico investigativa em houve uma compreensão melhor sobre as características essenciais do trabalho científico. Os resultados também revelaram dificuldades dos licenciandos com a interpretação de alguns textos históricos utilizados na oficina e na resolução dos problemas propostos. Esta pesquisa abre caminhos para que a abordagem histórico-investigativa seja estudada por outros pesquisadores, utilizando outros episódios históricos, focalizando nas visões inadequadas não superadas pelo episódio do flogisto, além de possibilidades de aplicação na educação básica.This research aimed to investigate the potential of the historical-investigative approach in changing inappropriate conceptions about science, discussed by Gil-Perez and Cachapuz, in licentiates in chemistry at a public university in Amazonas. In this study, an investigative workshop was elaborated, using the historical episode of the Phlogiston Theory, as a topic that fostered discussions that presented essential characteristics of science. As data collection instruments, the research relied on activity sheets, distributed at each workshop meeting, audio transcriptions of group debates and socialization and a post-workshop interview script, carried out with 5 participants of the investigative workshop. The workshop followed the steps of a theoretical investigation suggested by Carvalho, which is focused on understanding scientific work and the construction of science, and it had texts about the history of chemistry in which licentiate had to read to solve the problems proposed in the activity sheets. Altogether, participated in the workshop 8 licentiates in chemistry from the final periods. The research had an exploratory qualitative character, using methods of discursive textual analysis for exploration and triangulation of the answers collected by collection instruments. The results showed that the historical-investigative methodology applied in the research allowed the understanding of some essential characteristics of science, promoting changes in the conceptions of the licentiate about the scientific work. Such results revealed that through the exploration of the Phlogiston episode, combined with the investigative approach, there was overcoming in the elitist, individualist, linear and cumulative and non-problematic and ahistorical views. The empirical-inductivist and atheoretical views and the rigid, algorithmic and infallible view analyzed in the research showed resistance after the application of the workshop. It was also shown that group discussions were the moments of the investigative-historical approach in which there was a better understanding of the essential characteristics of scientific work. The results also revealed difficulties of the licentiates with the interpretation about some historical texts used in the workshop and in the resolution of the proposed problems. This research opens the way for the historical-investigative approach to be studied by other researchers, using other historical episodes, focusing on inadequate views not overcome by the Phlogiston episode, in addition to possibilities of application in basic education.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível SuperiorSão muitos itens a serem preenchidos. A maior dificuldade foi inserir a URL do lattes do autor, pois o sistema da plataforma lattes fica fora do ar de vez em quando, inclusive no dia em que fiz o depósito.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaAntunes, Ettore Paredeshttp://lattes.cnpq.br/5717478112353570Souza, Katiuscia dos Santos deGibin, Gustavo BizarriaKakijima, Robson Vieirahttp://lattes.cnpq.br/17618639702318712023-08-03T14:34:49Z2023-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKAKIJIMA, Robson Vieira. Abordagem histórico-investigativa: contribuição para mudança de concepções inadequadas sobre ciências de alunos de licenciatura em química. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-04T05:03:47Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-04T05:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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