Processo de design para um objeto de aprendizagem tangível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5455 |
Resumo: | Manipular objetos físicos é uma prática utilizada como complemento à aprendizagem de matemática de crianças e adolescentes no contexto escolar. Materiais concretos, ou manipuláveis, são recursos muito usados por professores das séries iniciais do ensino fundamental como auxílio para aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. No entanto quando falamos não apenas do uso desses objetos (manipuláveis) mas também da criação para essa finalidade, não há uma variedade de conteúdo (especificidades) ou processo que auxiliem na junção de um material manipulável e a tecnologia em si. No caso da matemática, como os objetos concretos já estão presentes na escola, propomos como alternativa apresentar o processo de design que possibilita a integração entre técnicas computacionais e objetos concretos conhecidos para desenvolver um novo tipo de recurso didático, objetos de aprendizagem tangíveis (com recursos computacionais agregados), enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem. Dessa forma, o estudante cria um interesse pela manipulação dos objetos de aprendizagem tangíveis através das diversas possibilidades de interação e passa a se tornar construtor de seu conhecimento. Nesta dissertação, portanto, apresentamos um processo de design para objetos de aprendizagem tangíveis para matemática. Apresentamos também especificações para criação desses objetos para apoiar o ensino de Matemática, exemplificada através de um design multicamadas para o objeto de aprendizagem “Tangram Tangível”. |
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Processo de design para um objeto de aprendizagem tangívelProcesso de designEnsino da matemáticaObjeto de aprendizagem tangívelCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOManipular objetos físicos é uma prática utilizada como complemento à aprendizagem de matemática de crianças e adolescentes no contexto escolar. Materiais concretos, ou manipuláveis, são recursos muito usados por professores das séries iniciais do ensino fundamental como auxílio para aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. No entanto quando falamos não apenas do uso desses objetos (manipuláveis) mas também da criação para essa finalidade, não há uma variedade de conteúdo (especificidades) ou processo que auxiliem na junção de um material manipulável e a tecnologia em si. No caso da matemática, como os objetos concretos já estão presentes na escola, propomos como alternativa apresentar o processo de design que possibilita a integração entre técnicas computacionais e objetos concretos conhecidos para desenvolver um novo tipo de recurso didático, objetos de aprendizagem tangíveis (com recursos computacionais agregados), enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem. Dessa forma, o estudante cria um interesse pela manipulação dos objetos de aprendizagem tangíveis através das diversas possibilidades de interação e passa a se tornar construtor de seu conhecimento. Nesta dissertação, portanto, apresentamos um processo de design para objetos de aprendizagem tangíveis para matemática. Apresentamos também especificações para criação desses objetos para apoiar o ensino de Matemática, exemplificada através de um design multicamadas para o objeto de aprendizagem “Tangram Tangível”.Manipulating physical objects is a practice used to supplement Mathematics learning for children and adolescents in the school context. Concrete materials, or manipulatives, are resources often teachers use from early grades of elementary school until basic education the last grades as an aid to improve learning of more abstract mathematical concepts. However, when mentioning not only use of these manipulatives but also their creation for learning purpose, there is a variety of content (specificities) or a hidden process to assist in the addition of a manipulative and the technology itself. In the specific case of geometry (a branch of Mathematics), as the manipulatives are already part of most schools’ materials, we propose a design process that enables the integration of computational techniques and current manipulatives creating a new type of teaching resource, called tangible learning objects, further enriching student’s’ learning experience. Thus, the student creates an interest in the tangible learning object through the various possibilities of interaction with it and goes on to become builder of his own knowledge. In this thesis, therefore, we present a design process for tangible learning objects for mathematics (geometry). We also present specifications to create these objects to support the teaching of mathematics, exemplified by a multi-layer design for the learning object “Tangible Tangram”.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaCastro, Thaís Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Castro Junior, Alberto Nogueira deOliveira, Elaine Harada Teixeira deMenezes, Crediné Silva deSilva, Isomar Lima dahttp://lattes.cnpq.br/28501762088490532017-01-30T12:53:34Z2016-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Isomar Lima da. Processo de design para um objeto de aprendizagem tangível. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5455porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-01-31T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-01-31T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Manipular objetos físicos é uma prática utilizada como complemento à aprendizagem de matemática de crianças e adolescentes no contexto escolar. Materiais concretos, ou manipuláveis, são recursos muito usados por professores das séries iniciais do ensino fundamental como auxílio para aprendizagem de conceitos matemáticos mais abstratos. No entanto quando falamos não apenas do uso desses objetos (manipuláveis) mas também da criação para essa finalidade, não há uma variedade de conteúdo (especificidades) ou processo que auxiliem na junção de um material manipulável e a tecnologia em si. No caso da matemática, como os objetos concretos já estão presentes na escola, propomos como alternativa apresentar o processo de design que possibilita a integração entre técnicas computacionais e objetos concretos conhecidos para desenvolver um novo tipo de recurso didático, objetos de aprendizagem tangíveis (com recursos computacionais agregados), enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem. Dessa forma, o estudante cria um interesse pela manipulação dos objetos de aprendizagem tangíveis através das diversas possibilidades de interação e passa a se tornar construtor de seu conhecimento. Nesta dissertação, portanto, apresentamos um processo de design para objetos de aprendizagem tangíveis para matemática. Apresentamos também especificações para criação desses objetos para apoiar o ensino de Matemática, exemplificada através de um design multicamadas para o objeto de aprendizagem “Tangram Tangível”. |
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