Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Carlos Adalto Seixas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2997805678347003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7606
Resumo: Este trabalho apresenta alguns conceitos primitivos de conjuntos, além de algumas definições de funções indispensáveis para construção do tema. A justificativa para o seu estudo é propor mais uma forma de viabilizar o Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória, uma vez que boa parte dos docentes de matemática da Educação Básica consideram Combinatória um conteúdo complicado de ser ensinado e compreendido de uma forma que apresente algum sentido real para os discentes, que são induzidos à memorização mecânica de fórmulas prontas e a aplicação das mesmas à resolução de imensas listas de exercícios na tentativa de compreender tal conteúdo. Neste sentido, primeiramente, apresentaremos alguns conceitos e definições de conjuntos e funções que servirão como base para a construção do nosso trabalho, servindo também como auxílio para o professor trabalhar o ensino de combinatória em sala de aula, da maneira que propomos neste projeto de ensino, fazendo aplicações de combinatória com uma visão de conjunto. Ao longo do trabalho iremos abordar alguns tópicos de análise combinatória sem, inicialmente, mencionarmos fórmulas, ou seja, trabalharemos sempre exemplos simples e de fácil compreensão para a construção das fórmulas, dando a estas algum sentido concreto e real, em vez de só apresentá-las com a finalidade de memorização. É mais imperativo fazer o aluno trabalhar um problema construindo a solução do mesmo por meio dos conceitos que serão propostos e aplicá-lo na questão, ao invés de memorizar um determinado exercício ou outro, porque sabemos que desta maneira, quando deparar-se com um outro problema que envolva um novo conceito, não será capaz de resolvê-lo. Pensando nisso, propomos alguns projetos e atividades que podem ser trabalhados em sala de aula com o auxílio do Software Livre Educacional Geogebra - versão 6.0.529. Por fim, abordamos situações problemas com o objetivo de instigar nossos leitores a visualizar outros problemas de combinatória de maneira que possa sugerir ou propor soluções interpretativas baseadas na linguagem dos conjuntos, além de efetuar soluções algébricas, tendo como base os princípios, conceitos e definições de contagem.
id UFAM_79070c9a46ef30a4ca6a3311a6100828
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7606
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntosA study of combinatorial analysis via set theoryMatemática - Estudo e ensinoTeoria dos conjuntosFunções (Matemática)Análise combinatóriaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICACombinatóriaConjuntoFunçõesCardinalidadePermutaçõesArranjosCombinaçõesEste trabalho apresenta alguns conceitos primitivos de conjuntos, além de algumas definições de funções indispensáveis para construção do tema. A justificativa para o seu estudo é propor mais uma forma de viabilizar o Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória, uma vez que boa parte dos docentes de matemática da Educação Básica consideram Combinatória um conteúdo complicado de ser ensinado e compreendido de uma forma que apresente algum sentido real para os discentes, que são induzidos à memorização mecânica de fórmulas prontas e a aplicação das mesmas à resolução de imensas listas de exercícios na tentativa de compreender tal conteúdo. Neste sentido, primeiramente, apresentaremos alguns conceitos e definições de conjuntos e funções que servirão como base para a construção do nosso trabalho, servindo também como auxílio para o professor trabalhar o ensino de combinatória em sala de aula, da maneira que propomos neste projeto de ensino, fazendo aplicações de combinatória com uma visão de conjunto. Ao longo do trabalho iremos abordar alguns tópicos de análise combinatória sem, inicialmente, mencionarmos fórmulas, ou seja, trabalharemos sempre exemplos simples e de fácil compreensão para a construção das fórmulas, dando a estas algum sentido concreto e real, em vez de só apresentá-las com a finalidade de memorização. É mais imperativo fazer o aluno trabalhar um problema construindo a solução do mesmo por meio dos conceitos que serão propostos e aplicá-lo na questão, ao invés de memorizar um determinado exercício ou outro, porque sabemos que desta maneira, quando deparar-se com um outro problema que envolva um novo conceito, não será capaz de resolvê-lo. Pensando nisso, propomos alguns projetos e atividades que podem ser trabalhados em sala de aula com o auxílio do Software Livre Educacional Geogebra - versão 6.0.529. Por fim, abordamos situações problemas com o objetivo de instigar nossos leitores a visualizar outros problemas de combinatória de maneira que possa sugerir ou propor soluções interpretativas baseadas na linguagem dos conjuntos, além de efetuar soluções algébricas, tendo como base os princípios, conceitos e definições de contagem.This work presents some primitive concepts of sets, as well as some definitions of indispensable functions for the construction of the theme. The justification for his study is to propose another way to make Combinatorial Analysis Teaching-Learning feasible, since most Mathematics teachers of Basic Education consider Combinatorial a complicated content to be taught and understood in a way that has some meaning. real for students, who are induced to the mechanical memorization of ready formulas and their application to the solving of huge lists of exercises in an attempt to understand such content. In this sense, firstly, we will present some concepts and definitions of sets and functions that will serve as the basis for the construction of our work, also serving as an aid for the teacher to work the combinatorial teaching in the classroom, as we propose in this teaching project. , making combinatorial applications with an overview. Throughout the work we will cover some topics of combinatorial analysis without first mentioning formulas, that is, we will always work with simple and easy to understand examples for the construction of formulas, giving them some concrete and real meaning, instead of just presenting them. them for the purpose of memorization. It is more imperative to make the student work on a problem by constructing its solution through the concepts that will be proposed and apply it to the question, rather than memorizing a particular exercise or another, because we know that when we come across a problem. Another problem that involves a new concept will not be able to solve it. With that in mind, we propose some projects and activities that can be worked out in the classroom with the help of Geogebra Educational Free Software - version 6.0.529. Finally, we approach problem situations in order to prompt our readers to visualize other combinatorial problems. so that it can suggest or propose interpretative solutions based on the language of the sets, besides making algebraic solutions, based on the principles, concepts and definitions of counting..Não encontrei nenhuma dificuldade. Inclusive o TEDE está de parabéns! Pois facilita as publicações de modo geral, agilizando o trabalho de docentes, discentes, pesquisadores e servidores da UFAM.Apresentamos este trabalho como uma alternativa de ensino que possa ajudar professores e graduandos a obter mais uma visão de compreensão efetiva de conceitos matemáticos e a assimilação do real significado do raciocínio combinatório baseado nos seus princípios. A fim de proporcionar aos discentes a verdadeira compreensão e interpretação necessária para as soluções criativas de problemas, que frisam, entre outros aspectos, a importância da construção do raciocínio combinatório na formação dos mesmos e o cuidado que nós, docentes, temos que ter ao procurar desenvolvê-lo. Assim, esperamos que esta proposta de ensino conduza nossos leitores a visualizar outros problemas de combinatória de maneira que possa sugerir ou propor soluções interpretativas baseadas na linguagem de conjuntos, tendo como base os princípios, conceitos e definições de contagem. Por fim, ficaremos na expectativa de que ele seja aplicado como proposta ou ideia de ensino a ser trabalhado em sala de aula e também na expectativa para sua aprovação e publicação pela revista do professor de matemática, pois, consideramos uma proposta facilitadora para o Ensino-Aprendizagem de Combinatória.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaJacinto, Flávia Morgana de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2400760296636580Moraes, Nadime Mustafahttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958Feitosa, Francisco Eteval da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978Pantoja, Carlos Adalto Seixashttp://lattes.cnpq.br/29978056783470032020-01-14T13:35:47Z2019-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPANTOJA, Carlos Adalto Seixas. Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7606porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-15T05:03:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-15T05:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
A study of combinatorial analysis via set theory
title Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
spellingShingle Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
Pantoja, Carlos Adalto Seixas
Matemática - Estudo e ensino
Teoria dos conjuntos
Funções (Matemática)
Análise combinatória
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Combinatória
Conjunto
Funções
Cardinalidade
Permutações
Arranjos
Combinações
title_short Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
title_full Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
title_fullStr Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
title_full_unstemmed Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
title_sort Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos
author Pantoja, Carlos Adalto Seixas
author_facet Pantoja, Carlos Adalto Seixas
http://lattes.cnpq.br/2997805678347003
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2997805678347003
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jacinto, Flávia Morgana de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/2400760296636580
Moraes, Nadime Mustafa
http://lattes.cnpq.br/4822173026595958
Feitosa, Francisco Eteval da Silva
http://lattes.cnpq.br/1820343517767978
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja, Carlos Adalto Seixas
http://lattes.cnpq.br/2997805678347003
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Teoria dos conjuntos
Funções (Matemática)
Análise combinatória
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Combinatória
Conjunto
Funções
Cardinalidade
Permutações
Arranjos
Combinações
topic Matemática - Estudo e ensino
Teoria dos conjuntos
Funções (Matemática)
Análise combinatória
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Combinatória
Conjunto
Funções
Cardinalidade
Permutações
Arranjos
Combinações
description Este trabalho apresenta alguns conceitos primitivos de conjuntos, além de algumas definições de funções indispensáveis para construção do tema. A justificativa para o seu estudo é propor mais uma forma de viabilizar o Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória, uma vez que boa parte dos docentes de matemática da Educação Básica consideram Combinatória um conteúdo complicado de ser ensinado e compreendido de uma forma que apresente algum sentido real para os discentes, que são induzidos à memorização mecânica de fórmulas prontas e a aplicação das mesmas à resolução de imensas listas de exercícios na tentativa de compreender tal conteúdo. Neste sentido, primeiramente, apresentaremos alguns conceitos e definições de conjuntos e funções que servirão como base para a construção do nosso trabalho, servindo também como auxílio para o professor trabalhar o ensino de combinatória em sala de aula, da maneira que propomos neste projeto de ensino, fazendo aplicações de combinatória com uma visão de conjunto. Ao longo do trabalho iremos abordar alguns tópicos de análise combinatória sem, inicialmente, mencionarmos fórmulas, ou seja, trabalharemos sempre exemplos simples e de fácil compreensão para a construção das fórmulas, dando a estas algum sentido concreto e real, em vez de só apresentá-las com a finalidade de memorização. É mais imperativo fazer o aluno trabalhar um problema construindo a solução do mesmo por meio dos conceitos que serão propostos e aplicá-lo na questão, ao invés de memorizar um determinado exercício ou outro, porque sabemos que desta maneira, quando deparar-se com um outro problema que envolva um novo conceito, não será capaz de resolvê-lo. Pensando nisso, propomos alguns projetos e atividades que podem ser trabalhados em sala de aula com o auxílio do Software Livre Educacional Geogebra - versão 6.0.529. Por fim, abordamos situações problemas com o objetivo de instigar nossos leitores a visualizar outros problemas de combinatória de maneira que possa sugerir ou propor soluções interpretativas baseadas na linguagem dos conjuntos, além de efetuar soluções algébricas, tendo como base os princípios, conceitos e definições de contagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
2020-01-14T13:35:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PANTOJA, Carlos Adalto Seixas. Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7606
identifier_str_mv PANTOJA, Carlos Adalto Seixas. Um estudo de análise combinatória via teoria de conjuntos. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732038043893760