Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental. |
id |
UFAM_82b8ab9c550301b3954abc37a2828336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7356 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunosCombination Analysis for Basic Education: A Guide to Theories and Applications for Teachers and Students.Análise combinatóriaCombinações (Matemática)MatemáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIAAnálise combinatóriaResolução de problemasConceitosAplicaçõesProblemas de olimpíadasEste trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental.This work aims to help students and teachers in the combinatorial analysis, which is considered one of the most complex in mathematics, because it requires a potentialized reasoning to solve problems. Due to all the difficulties encountered by students and teachers such as both applied methodologies learning and lack of continuity of content, for example, this is only learned in the 2nd year of high school, we present concepts of combinatorial analysis topics such as Fundamental Principle of Counting, Permutations, Arrangements and Combinations, associated with various application problems for better understanding, as well as topics not much explained in basic education such as Inclusion-Exclusion Principle and Dirichlet Drawer Principle or Pigeon Houses Principle. We take the opportunity to present Olympics problems in several levels with solutions in many ways. Through analysis of NCP's and PROFMAT dissertations, we have demonstrated the importance of combinatorial analysis and its lag in high school students, as well as the need for its teaching in elementary school.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Prata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Amorim Neto, Alcides de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958Silva, Thiago Costa dahttp://lattes.cnpq.br/21189687702071852019-09-11T18:03:52Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T14:57:22Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T14:57:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos Combination Analysis for Basic Education: A Guide to Theories and Applications for Teachers and Students. |
title |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
spellingShingle |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos Silva, Thiago Costa da Análise combinatória Combinações (Matemática) Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA Análise combinatória Resolução de problemas Conceitos Aplicações Problemas de olimpíadas |
title_short |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_full |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_fullStr |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_sort |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
author |
Silva, Thiago Costa da |
author_facet |
Silva, Thiago Costa da http://lattes.cnpq.br/2118968770207185 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2118968770207185 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thiago Costa da http://lattes.cnpq.br/2118968770207185 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Combinações (Matemática) Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA Análise combinatória Resolução de problemas Conceitos Aplicações Problemas de olimpíadas |
topic |
Análise combinatória Combinações (Matemática) Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA Análise combinatória Resolução de problemas Conceitos Aplicações Problemas de olimpíadas |
description |
Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-11T18:03:52Z 2019-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356 |
identifier_str_mv |
SILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732036207837184 |