Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Junior, Robervani Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5599470886939994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7763
Resumo: Tendo em vista que apesar de os índices educacionais de avaliação externa tendo melhorado um pouco em nosso estado nos últimos anos no que se refere a qualidade da educação em matemática, ainda temos grandes desafios para que realmente esta disciplina seja ministrada de maneira mais atrativa e aceitável pelo nossos alunos. Dessa forma buscamos através do programa de mestrado profissional em matemática PROFMAT , mais especificamente dentro da disciplina de Recursos Computacionais novas formas para adaptar o ensino a esse novo perfil de estudante que está cada vez mais integrado às novas tecnologias e cada vez menos interessado nos métodos tradicionais de ensino. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para usar os recursos computacionais que utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso dos recursos computacionais a partir da formação acadêmica dentro do PROFMAT .As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento deste trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e algumas questões buscando a opinião pessoal desses mestrandos que serão novos mestres em entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os mestrandos do PROFMAT no polo de Manaus-Am sediado pela UFAM que também são professores de matemática nas escolas públicas , no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a aceitação dos conteúdos e conhecimentos obtidos por parte dos mestrando são muito válidas e quando esses recursos são aplicados em sala de aula para os estudantes, a aceitação por parte destes que são o objetivo final de pesquisa do nosso trabalho, tem sido muito positiva, inclusive considerando indispensável uma disciplina como essa nos cursos de graduação em Matemática oferecidos Amazonas. Percebemos que o Governo de uma forma geral tem tomado medidas para que os recursos computacionais sejam oferecidos nas escolas do estado, mas que esses esforços podem ser melhorados. Fatores como falta de estrutura física, ausência de materiais como notebooks, tablets e outros, são fatores que atrapalham de certa forma que os alunos também utilizem esses recursos. Falta também cursos de formação, seja de extensão ou continuada , para que os nossos profissionais em educação sejam capacitados para utilizarem esses recursos em sala de aula, tornando suas aulas mais interessantes e atrativas. Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.
id UFAM_7b2ccb3810719df5c71575976e043f82
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7763
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aulaTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoPrograma de Mestrado Profissional em MatemáticaMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Recursos computacionais aplicados ao ensino de matemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAPROFMATRecursos computacionaisEnsino de matemáticaEducaçãoTendo em vista que apesar de os índices educacionais de avaliação externa tendo melhorado um pouco em nosso estado nos últimos anos no que se refere a qualidade da educação em matemática, ainda temos grandes desafios para que realmente esta disciplina seja ministrada de maneira mais atrativa e aceitável pelo nossos alunos. Dessa forma buscamos através do programa de mestrado profissional em matemática PROFMAT , mais especificamente dentro da disciplina de Recursos Computacionais novas formas para adaptar o ensino a esse novo perfil de estudante que está cada vez mais integrado às novas tecnologias e cada vez menos interessado nos métodos tradicionais de ensino. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para usar os recursos computacionais que utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso dos recursos computacionais a partir da formação acadêmica dentro do PROFMAT .As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento deste trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e algumas questões buscando a opinião pessoal desses mestrandos que serão novos mestres em entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os mestrandos do PROFMAT no polo de Manaus-Am sediado pela UFAM que também são professores de matemática nas escolas públicas , no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a aceitação dos conteúdos e conhecimentos obtidos por parte dos mestrando são muito válidas e quando esses recursos são aplicados em sala de aula para os estudantes, a aceitação por parte destes que são o objetivo final de pesquisa do nosso trabalho, tem sido muito positiva, inclusive considerando indispensável uma disciplina como essa nos cursos de graduação em Matemática oferecidos Amazonas. Percebemos que o Governo de uma forma geral tem tomado medidas para que os recursos computacionais sejam oferecidos nas escolas do estado, mas que esses esforços podem ser melhorados. Fatores como falta de estrutura física, ausência de materiais como notebooks, tablets e outros, são fatores que atrapalham de certa forma que os alunos também utilizem esses recursos. Falta também cursos de formação, seja de extensão ou continuada , para que os nossos profissionais em educação sejam capacitados para utilizarem esses recursos em sala de aula, tornando suas aulas mais interessantes e atrativas. Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.Bearing in mind that despite the educational indexes of external evaluation having improved a little in our state in the last years with regard to the quality of education in mathematics, we still have great challenges so that this discipline is really taught in a more attractive and acceptable way by our students. Thus, we seek through the professional master's program in mathematics PROFMAT, more specifically within the discipline of Computer Resources, new ways to adapt teaching to this new student profile that is increasingly integrated with new technologies and less and less interested in traditional methods education. Thus, public policies emerge having as one of the objectives to train teachers to use computational resources that use digital information and communication technologies-TDIC in basic education. This research aimed to investigate the perceptions, possibilities and challenges of mathematics teachers regarding the use of computational resources from academic training within PROFMAT. The theoretical bases of this research are anchored in: conceptual tendency, which permeates continuing education ; GHEDIN, 2012), digital information and communication technologies (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) and learning using TDIC (BORBA, 2010; 2013). For the development of this work, the qualitative approach was adopted, having as instruments of data collection: the documentary analysis, questionnaire and some questions seeking the personal opinion of these master students who will be new masters in a semi-structured interview. The Masters of PROFMAT at the Manaus-Am center hosted by UFAM, who are also mathematics teachers in public schools in the state of Amazonas, participated as research subjects. The data analysis was based on the Content Analysis technique proposed by Bardin (2011). The results obtained indicate that the acceptance of the contents and knowledge obtained by the students are very valid and when these resources are applied in the classroom for the students, the acceptance on the part of the students, who are the final research objective of our work, has been very positive, including considering a discipline like this indispensable in the undergraduate courses in Mathematics offered in Amazonas. We realize that the Government in general has taken steps to ensure that computational resources are offered in state schools, but that these efforts can be improved. Factors such as lack of physical structure, absence of materials such as notebooks, tablets and others, are factors that hinder students in some way also using these resources. There is also a lack of training courses, either extension or continuing, so that our education professionals are trained to use these resources in the classroom, making their classes more interesting and attractive. We perceive that teachers conceive learning possibilities such as the use of DICT, however, they find it difficult to use these in their didactic-pedagogical practices, mainly due to the following factors: available time of the teacher, lack of infrastructure and poor quality of the internet in schools .Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Cabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Sousa, Jeanne Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050Rodrigues Junior, Robervani Paulohttp://lattes.cnpq.br/55994708869399942020-04-07T03:43:04Z2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES JUNIOR, Robervani Paulo. Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula. 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7763porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-05-12T05:03:50Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-05-12T05:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula
title Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula
spellingShingle Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula
Rodrigues Junior, Robervani Paulo
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Recursos computacionais aplicados ao ensino de matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
PROFMAT
Recursos computacionais
Ensino de matemática
Educação
title_short Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula
title_full Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula
title_fullStr Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula
title_full_unstemmed Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula
title_sort Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula
author Rodrigues Junior, Robervani Paulo
author_facet Rodrigues Junior, Robervani Paulo
http://lattes.cnpq.br/5599470886939994
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5599470886939994
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
Cabral, Valtemir Martins
http://lattes.cnpq.br/9865165503190305
Sousa, Jeanne Moreira de
http://lattes.cnpq.br/3452575521411050
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Junior, Robervani Paulo
http://lattes.cnpq.br/5599470886939994
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Recursos computacionais aplicados ao ensino de matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
PROFMAT
Recursos computacionais
Ensino de matemática
Educação
topic Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Recursos computacionais aplicados ao ensino de matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
PROFMAT
Recursos computacionais
Ensino de matemática
Educação
description Tendo em vista que apesar de os índices educacionais de avaliação externa tendo melhorado um pouco em nosso estado nos últimos anos no que se refere a qualidade da educação em matemática, ainda temos grandes desafios para que realmente esta disciplina seja ministrada de maneira mais atrativa e aceitável pelo nossos alunos. Dessa forma buscamos através do programa de mestrado profissional em matemática PROFMAT , mais especificamente dentro da disciplina de Recursos Computacionais novas formas para adaptar o ensino a esse novo perfil de estudante que está cada vez mais integrado às novas tecnologias e cada vez menos interessado nos métodos tradicionais de ensino. Dessa forma, surgem políticas públicas tendo como um dos objetivos formar o docente para usar os recursos computacionais que utilizem as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDIC no ensino básico. Esta pesquisa teve com objetivo investigar as percepções, possibilidades e desafios dos professores de matemática referente ao uso dos recursos computacionais a partir da formação acadêmica dentro do PROFMAT .As bases teóricas desta pesquisa estão ancoradas em: tendência conceitual, que permeia a formação continuada (PIMENTA; GHEDIN, 2012), as tecnologias digitais da Informação e comunicação (KENSKI, 2012; MISHRA; KOEHLER, 2006) e aprendizagem com uso das TDIC (BORBA, 2010; 2013). Para desenvolvimento deste trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental, questionário e algumas questões buscando a opinião pessoal desses mestrandos que serão novos mestres em entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa os mestrandos do PROFMAT no polo de Manaus-Am sediado pela UFAM que também são professores de matemática nas escolas públicas , no Estado do Amazonas. A análise de dados foi baseada na técnica de Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a aceitação dos conteúdos e conhecimentos obtidos por parte dos mestrando são muito válidas e quando esses recursos são aplicados em sala de aula para os estudantes, a aceitação por parte destes que são o objetivo final de pesquisa do nosso trabalho, tem sido muito positiva, inclusive considerando indispensável uma disciplina como essa nos cursos de graduação em Matemática oferecidos Amazonas. Percebemos que o Governo de uma forma geral tem tomado medidas para que os recursos computacionais sejam oferecidos nas escolas do estado, mas que esses esforços podem ser melhorados. Fatores como falta de estrutura física, ausência de materiais como notebooks, tablets e outros, são fatores que atrapalham de certa forma que os alunos também utilizem esses recursos. Falta também cursos de formação, seja de extensão ou continuada , para que os nossos profissionais em educação sejam capacitados para utilizarem esses recursos em sala de aula, tornando suas aulas mais interessantes e atrativas. Percebemos que os docentes concebem possibilidades de aprendizagem como o uso das TDIC, no entanto, encontram dificuldades para utilizar estas em suas práticas didático-pedagógicas, devido principalmente aos seguintes fatores: tempo disponível do docente, falta de infraestrutura e má qualidade da internet nas escolas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07T03:43:04Z
2020-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES JUNIOR, Robervani Paulo. Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula. 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7763
identifier_str_mv RODRIGUES JUNIOR, Robervani Paulo. Alguns aspectos da disciplina recursos computacionais no ensino de matemática no PROFMAT e sua aplicabilidade em sala de aula. 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732039675478016