Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Ana Patrícia Cavalcanti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7751474831569252
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5337
Resumo: A educação escolar brasileira é constituída por sujeitos heterogêneos que vivem na mesma conjuntura social, chamada por alguns teóricos de Pós-moderna. Objetiva-se, neste trabalho, evidenciar como o sentido de educação escolar se constitui no discurso da escola, dos docentes e discentes a fim de identificar se a filiação ao discurso pedagógico autoritário e à ideologia moderna ainda é a predominante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em que se analisou os registros coletados com base na Análise de Discurso de linha francesa, por meio do procedimento metodológico proposto por Souza (2014). Após a análise, ratificou-se o caráter heterogêneo e contraditório dos sujeitos, de seus discursos e de suas identificações. Foi possível concluir que o desenvolvimento da educação brasileira pode estar sendo prejudicado pela filiação da escola ao discurso mundialista/quantitativo inscrito na ideologia Moderna, mas que os professores e alunos filiam-se, em sua maioria, ao discurso pedagógico polêmico e à ideologia pósmoderna.
id UFAM_7bff9be568b610bf3af42a625437a9a7
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5337
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolarPós-modernidadeEducação EscolarAnálise de DiscursoDiscurso PedagógicoProcesso de identificaçãoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASA educação escolar brasileira é constituída por sujeitos heterogêneos que vivem na mesma conjuntura social, chamada por alguns teóricos de Pós-moderna. Objetiva-se, neste trabalho, evidenciar como o sentido de educação escolar se constitui no discurso da escola, dos docentes e discentes a fim de identificar se a filiação ao discurso pedagógico autoritário e à ideologia moderna ainda é a predominante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em que se analisou os registros coletados com base na Análise de Discurso de linha francesa, por meio do procedimento metodológico proposto por Souza (2014). Após a análise, ratificou-se o caráter heterogêneo e contraditório dos sujeitos, de seus discursos e de suas identificações. Foi possível concluir que o desenvolvimento da educação brasileira pode estar sendo prejudicado pela filiação da escola ao discurso mundialista/quantitativo inscrito na ideologia Moderna, mas que os professores e alunos filiam-se, em sua maioria, ao discurso pedagógico polêmico e à ideologia pósmoderna.Brazilian education is composed of heterogeneous subjects who live in the same social conjuncture known as Postmodern. The main purpose of this research is to evidence how the meaning of school education is produced in the school, teacher and student`s discourses in order to identify whether or not their discourses are predominantly enrolled to Modern Ideology and to the authoritarian pedagogical discourse. This is a theoretical and practical research. We have made a qualitative analysis of the data based on the French Discourse Analysis by mean of the methodological procedures proposed by Souza (2014). As a result, we could confirm that the subjects as well as their discourses and identifications are heterogeneous and contradictory. We concluded that the enrollment of the school`s discourse to Modern ideology may have harmed Brazilian school education. However, teacher and student`s discourses are already enrolled to the polemical pedagogical discourse and to the Postmodern ideology.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasSouza, Sérgio Augusto Freire dehttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398Queiroz, Ana Patrícia Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/77514748315692522016-12-06T14:59:47Z2016-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcanti. Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-12-07T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-12-07T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
title Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
spellingShingle Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
Queiroz, Ana Patrícia Cavalcanti
Pós-modernidade
Educação Escolar
Análise de Discurso
Discurso Pedagógico
Processo de identificação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
title_short Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
title_full Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
title_fullStr Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
title_full_unstemmed Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
title_sort Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
author Queiroz, Ana Patrícia Cavalcanti
author_facet Queiroz, Ana Patrícia Cavalcanti
http://lattes.cnpq.br/7751474831569252
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7751474831569252
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sérgio Augusto Freire de
http://lattes.cnpq.br/1010905812755398
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Ana Patrícia Cavalcanti
http://lattes.cnpq.br/7751474831569252
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade
Educação Escolar
Análise de Discurso
Discurso Pedagógico
Processo de identificação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
topic Pós-modernidade
Educação Escolar
Análise de Discurso
Discurso Pedagógico
Processo de identificação
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
description A educação escolar brasileira é constituída por sujeitos heterogêneos que vivem na mesma conjuntura social, chamada por alguns teóricos de Pós-moderna. Objetiva-se, neste trabalho, evidenciar como o sentido de educação escolar se constitui no discurso da escola, dos docentes e discentes a fim de identificar se a filiação ao discurso pedagógico autoritário e à ideologia moderna ainda é a predominante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em que se analisou os registros coletados com base na Análise de Discurso de linha francesa, por meio do procedimento metodológico proposto por Souza (2014). Após a análise, ratificou-se o caráter heterogêneo e contraditório dos sujeitos, de seus discursos e de suas identificações. Foi possível concluir que o desenvolvimento da educação brasileira pode estar sendo prejudicado pela filiação da escola ao discurso mundialista/quantitativo inscrito na ideologia Moderna, mas que os professores e alunos filiam-se, em sua maioria, ao discurso pedagógico polêmico e à ideologia pósmoderna.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06T14:59:47Z
2016-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcanti. Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5337
identifier_str_mv QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcanti. Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732018967150592