Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5337 |
Resumo: | A educação escolar brasileira é constituída por sujeitos heterogêneos que vivem na mesma conjuntura social, chamada por alguns teóricos de Pós-moderna. Objetiva-se, neste trabalho, evidenciar como o sentido de educação escolar se constitui no discurso da escola, dos docentes e discentes a fim de identificar se a filiação ao discurso pedagógico autoritário e à ideologia moderna ainda é a predominante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em que se analisou os registros coletados com base na Análise de Discurso de linha francesa, por meio do procedimento metodológico proposto por Souza (2014). Após a análise, ratificou-se o caráter heterogêneo e contraditório dos sujeitos, de seus discursos e de suas identificações. Foi possível concluir que o desenvolvimento da educação brasileira pode estar sendo prejudicado pela filiação da escola ao discurso mundialista/quantitativo inscrito na ideologia Moderna, mas que os professores e alunos filiam-se, em sua maioria, ao discurso pedagógico polêmico e à ideologia pósmoderna. |
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Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolarPós-modernidadeEducação EscolarAnálise de DiscursoDiscurso PedagógicoProcesso de identificaçãoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASA educação escolar brasileira é constituída por sujeitos heterogêneos que vivem na mesma conjuntura social, chamada por alguns teóricos de Pós-moderna. Objetiva-se, neste trabalho, evidenciar como o sentido de educação escolar se constitui no discurso da escola, dos docentes e discentes a fim de identificar se a filiação ao discurso pedagógico autoritário e à ideologia moderna ainda é a predominante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, em que se analisou os registros coletados com base na Análise de Discurso de linha francesa, por meio do procedimento metodológico proposto por Souza (2014). Após a análise, ratificou-se o caráter heterogêneo e contraditório dos sujeitos, de seus discursos e de suas identificações. Foi possível concluir que o desenvolvimento da educação brasileira pode estar sendo prejudicado pela filiação da escola ao discurso mundialista/quantitativo inscrito na ideologia Moderna, mas que os professores e alunos filiam-se, em sua maioria, ao discurso pedagógico polêmico e à ideologia pósmoderna.Brazilian education is composed of heterogeneous subjects who live in the same social conjuncture known as Postmodern. The main purpose of this research is to evidence how the meaning of school education is produced in the school, teacher and student`s discourses in order to identify whether or not their discourses are predominantly enrolled to Modern Ideology and to the authoritarian pedagogical discourse. This is a theoretical and practical research. We have made a qualitative analysis of the data based on the French Discourse Analysis by mean of the methodological procedures proposed by Souza (2014). As a result, we could confirm that the subjects as well as their discourses and identifications are heterogeneous and contradictory. We concluded that the enrollment of the school`s discourse to Modern ideology may have harmed Brazilian school education. However, teacher and student`s discourses are already enrolled to the polemical pedagogical discourse and to the Postmodern ideology.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasSouza, Sérgio Augusto Freire dehttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398Queiroz, Ana Patrícia Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/77514748315692522016-12-06T14:59:47Z2016-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcanti. Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? : A subjetivação no discurso sobre a educação escolar. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-12-07T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-12-07T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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