Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Helenice Aparecida
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0751428538260685
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217
Resumo: O propósito desta dissertação é apresentar uma discussão epistemológica acerca da representação do espaço no ensino de Geografia. As abordagens espaciais pretendidas pelas vertentes críticas dos Movimentos de Renovação da Geografia resgatam o entendimento de que as representações do espaço devem incluir a experiência e o conhecimento oriundos do saber que a vivência do espaço nos oferece e representam a recuperação do compromisso social na Geografia. Só poderemos transformar mundos através do desenvolvimento da consciência crítica, se, democraticamente, dermos voz a todos, uma vez que todos nós temos algo a acrescentar aos saberes sobre o espaço. Acreditamos que uma melhor compreensão da realidade depende da conscientização acerca da nossa prática pedagógica, portanto, responsabilizando-nos por nossas ações educativas, poderemos concretizar o ideal defendido pela Geografia Contemporânea, de compreensão ampla da realidade da qual participamos
id UFAM_7cab4daba321655d6eb94cdbb6cf15b5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3217
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaçoMapasGeografiaAbordagens do EnsinoRepresentação do EspaçoMapsGeographyTeaching approachSpace representationCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO propósito desta dissertação é apresentar uma discussão epistemológica acerca da representação do espaço no ensino de Geografia. As abordagens espaciais pretendidas pelas vertentes críticas dos Movimentos de Renovação da Geografia resgatam o entendimento de que as representações do espaço devem incluir a experiência e o conhecimento oriundos do saber que a vivência do espaço nos oferece e representam a recuperação do compromisso social na Geografia. Só poderemos transformar mundos através do desenvolvimento da consciência crítica, se, democraticamente, dermos voz a todos, uma vez que todos nós temos algo a acrescentar aos saberes sobre o espaço. Acreditamos que uma melhor compreensão da realidade depende da conscientização acerca da nossa prática pedagógica, portanto, responsabilizando-nos por nossas ações educativas, poderemos concretizar o ideal defendido pela Geografia Contemporânea, de compreensão ampla da realidade da qual participamosThe purpose of this dissertation is to present an epistemological discussion about the representation of the space in Geography teaching. The space approaches intended by the critic groups of the Geography Innovative Movements (Movimentos de Renovação da Geografia) bring back the understanding that the space representations should include the expertise and know-how originated from the knowledge that space experience offers us and that represent the rescue of the Geography social commitment. We will only be able to change the worlds through the development of critical conscience, if, we democratically, give all voice, once each of us have something to add to the knowledge about the space. We believe that better comprehension of reality depends on the consciousness over our pedagogic practice, thus, being responsible for our educational actions, we´ll be able to make true the ideal defended by the Contemporary Geography, which is the wide comprehension of the reality.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoNogueira, Amélia Regina BatistaRicardo, Helenice Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/07514285382606852015-04-22T21:56:01Z2015-04-082006-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRICARDO, Helenice Aparecida. Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço. 2006. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-22T14:41:16Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-22T14:41:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
spellingShingle Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
Ricardo, Helenice Aparecida
Mapas
Geografia
Abordagens do Ensino
Representação do Espaço
Maps
Geography
Teaching approach
Space representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_full Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_fullStr Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_full_unstemmed Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
title_sort Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço
author Ricardo, Helenice Aparecida
author_facet Ricardo, Helenice Aparecida
http://lattes.cnpq.br/0751428538260685
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0751428538260685
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Amélia Regina Batista
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Helenice Aparecida
http://lattes.cnpq.br/0751428538260685
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas
Geografia
Abordagens do Ensino
Representação do Espaço
Maps
Geography
Teaching approach
Space representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Mapas
Geografia
Abordagens do Ensino
Representação do Espaço
Maps
Geography
Teaching approach
Space representation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O propósito desta dissertação é apresentar uma discussão epistemológica acerca da representação do espaço no ensino de Geografia. As abordagens espaciais pretendidas pelas vertentes críticas dos Movimentos de Renovação da Geografia resgatam o entendimento de que as representações do espaço devem incluir a experiência e o conhecimento oriundos do saber que a vivência do espaço nos oferece e representam a recuperação do compromisso social na Geografia. Só poderemos transformar mundos através do desenvolvimento da consciência crítica, se, democraticamente, dermos voz a todos, uma vez que todos nós temos algo a acrescentar aos saberes sobre o espaço. Acreditamos que uma melhor compreensão da realidade depende da conscientização acerca da nossa prática pedagógica, portanto, responsabilizando-nos por nossas ações educativas, poderemos concretizar o ideal defendido pela Geografia Contemporânea, de compreensão ampla da realidade da qual participamos
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-25
2015-04-22T21:56:01Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RICARDO, Helenice Aparecida. Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço. 2006. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217
identifier_str_mv RICARDO, Helenice Aparecida. Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço. 2006. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234095231369216