Se essa rua fosse minha: ayahuasqueiros e a comunidade Paraíso Tropical Tarumã, Manaus/AM (um estudo das relações de vizinhanças)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Delta Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8410352759892955
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7279
Resumo: O princípio básico da Sociologia afirma que o homem não vive só, o processo civilizador o moldou a viver dentro de determinados padrões de comportamento, de estruturas sociais: ruas, bairros, cidades etc., estabelecendo-se em comunidades produziu meios de subsistência, construiu relações sociais entre seus próximos (vizinhos), mais a dinâmica social se nutre do conflito, nem sempre a convivência social é harmoniosa. Por outro lado, a Sociologia não tem um conceito estanque de comunidade, o senso comum infere que fazer parte de uma comunidade não significa apenas partilhar a mesma vizinhança e localidade geográfica, mas os mesmos ideais de solidariedade entre pessoas que partilham padrões e ideologias semelhantes, em épocas globalizantes independem da geografia do lugar, bastando um aparelho móvel, uma senha e acesso à internet para que uma nova relação social seja construída. Este estudo envolve pessoas, mais especificamente os grupos religiosos ayahuasqueiros Santo Daime e União do Vegetal oriundos da Floresta Amazônica em fins do Séc. XIX e início do Séc. XX e suas relações entre vizinhos, no âmbito do lugar onde moram, rezam e vivem a Rua Caravele bem como a Comunidade Paraíso Tropical, uma área de ocupações desordenadas, ambos estabelecidos no bairro Tarumã, Manaus/AM, revela as relações de interdependências funcionais por meio das figurações sociais, baseadas na teoria de Norbert Elias (1897-1990), trazem à baila práticas sociais, tais como solidariedade, beneficência ou tensões por questões ambientais e religiosas que possam interferir na vida cotidiana entre os sujeitos dessa pesquisa. Fixar moradia, igrejas ou outras instituições sociais em uma área privilegiada pela natureza, com recursos naturais como igarapés, reservas ambientais, impõe a todos um papel protagonista no que tange a comportamentos e atitudes de preservação e isso nem sempre é sinônimo de paz e união entre os vizinhos, trata também de estigmas, preconceito e intolerância tendo como raiz o (des)conhecimento diante do discurso moderno, perpassa pela história e trajetória dos nordestinos Raimundo Irineu Serra e José Gabriel da Costa fundadores das religiões ayahuasqueiras, na Amazônia durante o Ciclo da Borracha(1912-1945), traz reflexões sobre o histórico embate entre ciência e religião. A pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, por explorar aspectos subjetivos contém aspectos quantitativos pela necessidade em quantificar o problema e entender a dimensão deste, com observação participante tanto nos rituais dos grupos religiosos ayahuasqueiros/hoasqueiros, como no cotidiano da comunidade Paraíso Tropical.
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Por outro lado, a Sociologia não tem um conceito estanque de comunidade, o senso comum infere que fazer parte de uma comunidade não significa apenas partilhar a mesma vizinhança e localidade geográfica, mas os mesmos ideais de solidariedade entre pessoas que partilham padrões e ideologias semelhantes, em épocas globalizantes independem da geografia do lugar, bastando um aparelho móvel, uma senha e acesso à internet para que uma nova relação social seja construída. Este estudo envolve pessoas, mais especificamente os grupos religiosos ayahuasqueiros Santo Daime e União do Vegetal oriundos da Floresta Amazônica em fins do Séc. XIX e início do Séc. XX e suas relações entre vizinhos, no âmbito do lugar onde moram, rezam e vivem a Rua Caravele bem como a Comunidade Paraíso Tropical, uma área de ocupações desordenadas, ambos estabelecidos no bairro Tarumã, Manaus/AM, revela as relações de interdependências funcionais por meio das figurações sociais, baseadas na teoria de Norbert Elias (1897-1990), trazem à baila práticas sociais, tais como solidariedade, beneficência ou tensões por questões ambientais e religiosas que possam interferir na vida cotidiana entre os sujeitos dessa pesquisa. Fixar moradia, igrejas ou outras instituições sociais em uma área privilegiada pela natureza, com recursos naturais como igarapés, reservas ambientais, impõe a todos um papel protagonista no que tange a comportamentos e atitudes de preservação e isso nem sempre é sinônimo de paz e união entre os vizinhos, trata também de estigmas, preconceito e intolerância tendo como raiz o (des)conhecimento diante do discurso moderno, perpassa pela história e trajetória dos nordestinos Raimundo Irineu Serra e José Gabriel da Costa fundadores das religiões ayahuasqueiras, na Amazônia durante o Ciclo da Borracha(1912-1945), traz reflexões sobre o histórico embate entre ciência e religião. A pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, por explorar aspectos subjetivos contém aspectos quantitativos pela necessidade em quantificar o problema e entender a dimensão deste, com observação participante tanto nos rituais dos grupos religiosos ayahuasqueiros/hoasqueiros, como no cotidiano da comunidade Paraíso Tropical.The basic principle of Sociology asserts that man does not live only the civilizing process shaped him to live within certain patterns of behavior, social structures: streets, neighborhoods, cities, etc., establishing themselves in communities produced livelihoods, built relationships social relations among their neighbors, the social dynamics are nourished by conflict, social coexistence is not always harmonious. On the other hand, sociology does not have a watertight concept of community, common sense infers that being part of a community does not only mean sharing the same neighborhood and geographical location, but the same ideals of solidarity between people who share similar patterns and ideologies, in times of globalization are independent of the geography of the place, just a mobile device, a password and Internet access for a new social relationship to be built. This study involves people, more specifically the Santo Daime ayahuasqueiros and Unity do Vegetal religious groups originating from the Amazon Rainforest in the late 19th and early 20th centuries and their relationships within the place where they live, pray and live on Street Caravele, as well as the Paraíso Tropical Community, an area of disorderly occupations, both established in the Tarumã neighborhood, Manaus/AM, reveals the relations of functional interdependencies through social figurations, based on the theory of Norbert Elias (1897-1990). dances social practices such as solidarity, beneficence or tensions over environmental and religious issues that may interfere with daily life among the subjects of this research. Fixing housing, churches or other social institutions in an area privileged by nature, with natural resources such as streams, environmental reserves, imposes on everyone a leading role in regard to preservation behaviors and attitudes and this is not always synonymous with peace and unity between the neighbors, also deals with stigma, prejudice and intolerance, having as root the (dis) knowledge of modern discourse, perpasses the history and trajectory of the Northeastern Raimundo Irineu Serra and José Gabriel da Costa founders of the ayahuasca religions, in the Amazon during the Cycle of Rubber (1912-1945), brings reflections on the historical clash between science and religion. The research is descriptive, with a qualitative approach, to explore subjective aspects. It contains quantitative aspects by the necessity to quantify the problem and to understand the dimension of this problem, with participant observation both in the rituals of the ayahuasqueiros / hoasqueiros religious groups and in the daily life of the Paraíso Tropical community. Keywords: Ayahuasca, Community, Figurations, Interdependencies, Neighborhood.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMUITO DETALHADO, PORÉM, ASSERTIVO.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaMatos, Gláucio Campos Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/3029233831909914Ribeiro, Odenei de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065Ponciano, Nilton Paulohttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744Melo, Delta Paulahttp://lattes.cnpq.br/84103527598929552019-07-30T19:02:18Z2019-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Delta Paula. Se essa rua fosse minha: ayahuasqueiros e a comunidade Paraíso Tropical Tarumã, Manaus/AM (um estudo das relações de vizinhanças). 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-07-31T05:03:55Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-07-31T05:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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